Saiba como escolher o melhor curso de barista em BH

Blog Villa Café, Espaço Barista, Mercado de Cafés

Uma das regiões de maior importância histórica para o cenário do café dentro e fora do Brasil, Minas Gerais se destaca, ainda hoje, pela qualidade inigualável de seus produtores e também pela crescente demanda de baristas que saibam tirar o melhor de cada um desses grãos.

Assim, cada vez mais pessoas têm procurado um curso de barista em BH, ansiosos por ingressarem nesse mercado em franca expansão ou mesmo querendo renovar conceitos e atualizar as habilidades de suas equipes.

Se você já está inserido no mundo profissional do café ou quer dar seus primeiros passos, saber escolher um bom curso de barista é fundamental. Acompanhe-nos ao longo deste artigo e descubra quais os critérios mais importantes a se levar em conta na hora de escolher uma formação.

O que esperar de um curso de barista

Antes de entrarmos propriamente no que se deve esperar de um curso de barista ou em que aspectos o curso que você escolher deve atender, é importante entendermos bem o que é e o que não é um barista.

Chamamos barista o profissional especialista em cafés, mais especificamente em preparar cafés e bebidas à base de café, como cappuccinos, cafés latte etc. É comum que as pessoas confundam o barista com o bartender, que é o profissional especializado em preparar drinks alcoólicos, não necessariamente usando o café como componente.

Assim, se você prestar atenção, verá que ainda é muito comum, sobretudo em padarias, confeitarias e locais não especializados, ser a pessoa que prepara o café a mesma que faz sanduíches, serve sobremesas e talvez até atenda as mesas. Embora não haja nada de errado com nenhuma dessas atividades (sendo, inclusive, muito necessárias para que a experiência do cliente seja impecável), elas não são próprias do barista.

Ao barista cabe, por definição, montar a carta de cafés da casa, supervisionar os processos de preparo, garantir a qualidade das bebidas e escolher grãos, torra, produtores e demais detalhes referentes ao café em si.

Assim, deve-se esperar de um bom curso de barista que haja um treinamento nas melhores técnicas de preparo de cada drink, sobretudo dos clássicos, como Irish Coffee, cappuccino e Moccha, por exemplo.

Também é importante que se abordem aspectos teóricos do ofício, cobrindo história do café, sua importância econômica e seu impacto na saúde. Esses conhecimentos possibilitarão que o barista continue evoluindo mesmo após o curso e o diferenciarão de um simples executor de receitas.

O que observar ao escolher o curso para você

Ao escolher o melhor curso de barista em BH ou em qualquer outra cidade, é importante que você procure por alguns pontos que indicarão a qualidade do curso ofertado. Abaixo, abordamos alguns desses pontos.

Credibilidade

Obviamente, o primeiro ponto a ser investigado é a credibilidade da instituição que está ofertando o curso de formação de barista. Informe-se sobre quesitos como tempo de atuação no mercado, respaldo da instituição diante de empresários e profissionais do ramo do café e a robustez dos conteúdos ofertados.

Muitas pessoas acabam optando por uma escola mais barata, mas que não é conhecida no mercado, o que acaba dificultando seu ingresso na área. Ao escolher uma empresa de respaldo, que conta com o apoio de empresários e produtores, fica muito mais fácil dar início à sua carreira.

Profundidade dos conteúdos

Outro aspecto da maior importância é o nível de aprofundamento nos conteúdos que o curso oferece. Como vimos, para ser um barista de fato, não basta que você saiba como tirar um expresso corretamente, é preciso também entender por que cada uma das etapas na extração da bebida existe e qual a sua importância.

É importante também conhecer aspectos que vão além da xícara, como técnicas de produção, variedades de destaque no mercado, harmonização entre cafés e pratos ou sobremesas e mesmo como o café interfere no corpo humano, com benefícios e riscos de seu consumo frequente.

Por isso, um bom curso de barista não se resume a ensinar receitas, mas também prepara o profissional para conhecer tudo o que envolve o café, tornando-o apto a interagir com clientes e fazer escolhas acertadas na gestão da cafeteria.

Aspectos práticos

Entretanto, não podemos deixar a prática de lado. Afinal, o dia a dia do barista envolve a preparação de muitos cafés, além da supervisão e manutenção de sua estação de trabalho.

Assim, um bom curso de barista equilibra conhecimentos teóricos com aulas práticas, que prepararão o aluno para atuar diretamente no mercado, dominando técnicas básicas do preparo de bebidas à base de café, como extração do café, regulação da moagem do grão, vaporização de leite etc.

Aqui, vale mencionarmos o latte art, técnica que vem ganhando muito destaque nos últimos anos. O latte art nada mais é que desenhos feitos ao se misturar o café com o leite vaporizado, utilizando uma técnica apurada e muita destreza manual. 

Hoje, cafeterias no Brasil e no mundo têm investido em baristas que dominem o latte art, usando os desenhos no café para alavancarem seus perfis nas redes sociais e atraírem clientes curiosos.

Carta de bebidas

Atente também para as bebidas que o curso ensinará você a fazer. Embora os clássicos tenham lugar garantido em qualquer cafeteria, existem também drinks modernos surgindo a todo momento, e, assim como ocorre na coquetelaria, é importante que você esteja por dentro das novidades, conseguindo agradar desde os clientes mais conservadores até aqueles mais ousados.

Corpo docente e ex-alunos

Por fim, informe-se sobre o corpo docente da escola, ou seja: quem são os professores que vão ministrar as aulas. Procure saber da experiência profissional prévia deles, onde estudaram e trabalharam, a quanto tempo atuam no mercado, quais cursos fizeram etc.

Procure também por relatos de profissionais que já fizeram o curso pelo qual você está interessado. Se possível, pergunte a eles o que acharam do curso e qual o impacto que a formação teve em suas carreiras. Assim, você poderá ter uma perspectiva mais completa e real do que a formação pode ofertar.

E então, gostou das nossas dicas? Agora você pode escolher um curso de barista em BH que atenda às suas necessidades e que vai recompensar vastamente o investimento feito.

Se você quer saber mais sobre formação de baristas e conferir alguns dos cursos mais bem-conceituados do mercado, confira nossa seleção de treinamentos, com cursos, workshops e até mesmo visitas a produtores de destaque no cenário nacional. Você com certeza encontrará muita coisa boa por lá!