Quais são as tendências do mercado de café para o ano de 2019?

Blog Villa Café, Mercado de Cafés

O mercado de café, de forma geral, segue em crescimento, como tem ocorrido nos últimos anos. Entretanto, esse impulso está relacionado a algumas tendências específicas que prometem movimentar o setor no ano de 2019.

Se você tem uma cafeteria ou outro negócio nesse segmento, precisa estar atento a isso. Afinal, se não se atualiza,r ficará para trás e será ultrapassado pela concorrência. Acompanhe o texto e conheça as principais tendências do mercado de café para 2019.

Crescimento do mercado de cápsulas

Logo que as bebidas em cápsula surgiram, chamaram atenção de muita gente. Cafés, cappuccinos, frappuccinos e até mesmo chás e refrigerantes começaram a ser oferecidos nessa forma. 

Entretanto, por ser novidade, o produto ainda era caro e inacessível. Essa realidade mudou e consolida o crescimento do mercado de cápsulas de café como uma forte tendência para 2019. 

A mais recente pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) projeta que o mercado de cápsulas dobrará de tamanho até o próximo ano. Se atualmente as cápsulas são responsáveis por apenas 0,6% do café consumido no país, a estimativa é que até 2019 essa porcentagem seja de 1,1%, um crescimento expressivo.

Isso corresponde a mais ou menos 2,2 bilhões de reais. Você não quer deixar de conquistar uma fatia desse montante, não é mesmo? Então, invista nessa tendência. 

Maior interesse dos jovens por café

A mesma pesquisa aponta outra tendência que vai alavancar ainda mais os números do setor: o aumento do consumo da bebida entre os jovens de faixa etária entre 16 e 25 anos. 

Ou seja, está havendo uma renovação do público, impulsionada especialmente pelas inovações apresentadas recentemente no setor, como cafeterias cheias de conceito, a explosão dos cafés especiai e até mesmo das cápsulas.

Dessa forma, é possível observar que o crescimento desse consumo se dá especialmente nas grandes metrópoles, onde o acesso a esses produtos é mais fácil. 

Café gourmet e premium

Essa é uma tendência que tem impulsionado o crescimento do mercado de café nos últimos anos e que tende a continuar em alta.

Assim como acontece com grande parte dos produtos do segmento alimentício, uma grande parte dos consumidores está buscando por ingredientes premium e gourmets. 

Com o café não é diferente. Os clientes estão prezando cada vez mais pela qualidade, mesmo que isso signifique ter que pagar um pouco mais. Portanto, invista em produtos de classe A, como o Reserva Villa Café, premiado como o melhor café do estado de Minas Gerais, e em um cardápio que ofereça possibilidades para quem quiser algo mais requintado.

Vale apostar em cafés diferentes, grãos de alta qualidade e também em pratos preparados com o ingrediente, especialmente sobremesas. Além de chamar atenção do público e conquistar novos clientes, com ações deste tipo, você ainda aumenta o ticket médio.

Café gelado

Especialmente em um país tropical como o Brasil, o café gelado deve ser uma opção nas cafeterias. Ele já faz sucesso no exterior, principalmente nos Estados Unidos e em países da Europa, mas começou a aparecer com mais força por aqui no começo de 2018. 

A grande aposta é o café gelado cold brew, que é preparado utilizando a técnica de extração a frio. Esse processo dá origem a um café bem suave e com menos acidez. Com ele, é possível preparar várias bebidas incríveis que vão agregar muito valor ao seu cardápio.

Além dele, também existem outras variações de café gelado, como Frozen e Frappé. Então, são muitas possibilidades para quem ama a bebida e quer degustar variações mais frias nos períodos de muito calor. 

Está preparado para implantar as tendências do mercado de café para 2019 em sua loja? Se a resposta for não, ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo e se atualizar. Em um mercado tão concorrido, é necessário buscar inovações para agradar e fidelizar o seu cliente. 

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