O que são microlotes de café e por que são tão excepcionais?

Blog Villa Café, Espaço Barista, Indústria

Os cafés da categoria especial já permitem que o consumidor aprecie aromas e sabores diferenciados. Os microlotes de café, por sua vez, levam a experiência gustativa a novos estágios. Suas porções são limitadas e superexclusivas, apresentando procedências singulares e proporcionando verdadeiros deleites para quem ama a bebida.

Para isso, é necessário que esses tipos de café tenham algumas peculiaridades em sua produção, ou nas análises sensoriais, que os diferenciem dos demais. Além desses pontos, os grãos têm uma colheita própria e, por tudo isso, o tamanho dos lotes produzidos não é muito grande.

Quer saber por que os microlotes de café são tão cobiçados? Então, continue a leitura desse post!

O que são microlotes de café?

O conceito de microlote surgiu quando produtores que trabalhavam com os cafés de categoria especial perceberam que os frutos nascidos em algumas regiões de suas terras tinham características que se destacavam dos demais.

O aspecto atraente, o nível excepcional de maturação e a maior concentração de açúcares foram os pontos que levaram os produtores a crer que esses grãos eram capazes de desenvolver uma enorme complexidade de sabores e aromas.

Mas, para enquadrar o café na categoria de microlote, é importante que esse caráter especial seja confirmado. Para isso, são usadas análises sensoriais, realizadas em uma quantidade muito pequena de grãos.

Quais são as características e particularidades dos microlotes?

Não existe uma receita pronta para produzir um microlote. Entretanto, alguns critérios devem ser analisados para que o café seja classificado dessa forma — entre eles, a pureza e a uniformidade.

O primeiro critério significa que os grãos não contêm nenhum elemento estranho, como galhos, pedras ou torrões de terra. Eles também não podem ter sofrido nenhum tipo de fermentação indesejável.

Já o segundo parâmetro, nos dá a ideia de que os grãos que fazem parte desse lote têm praticamente as mesmas características, estabelecidas especialmente pelo ponto de maturação no momento da colheita.

A análise sensorial do café considera a metodologia da Associação Americana de Cafés Especiais, que define os padrões de limpeza, doçura, corpo e acidez da bebida. Após a análise, o café é pontuado de acordo com cada um desses itens.

O Reserva Villa Café Melhor de Minas, por exemplo, é cultivado em altitudes superiores a 1.300 metros e seus grãos são colhidos manualmente e de forma seletiva, o que garante qualidade e deixa a bebida homogênea e saborosa. Este Microlote foi vencedor do IX Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais!

O ponto de torra claro para médio acentua suas nuances características e destaca suas notas cítricas, que harmonizam perfeitamente com a doçura natural do café. Esse microlote também pode ser encontrado em um maravilhoso kit Reserva, com outros cafés de várias regiões! É um presente inesquecível! 

Quais são os cuidados necessários com a colheita?

A origem dos microlotes de café está na terra, embora a natureza não expresse toda a qualidade desses grãos sozinha, já que boa parte das suas particularidades está no trabalho humano.

Quando os frutos são colhidos em seu estágio perfeitamente maduro, os açúcares majoritários estão completamente formados. Por isso, um dos processos mais utilizados é a colheita manual dos grãos que estão no ponto máximo da maturação e a lenta secagem ao sol. Assim, é possível obter uma bebida mais doce e encorpada.

Os microlotes de café estão ganhando cada vez mais destaque no mercado. Em leilões, sua alta qualidade e exclusividade faz com que as sacas atinjam preços mais elevados que os dos demais grãos — ponto que só atesta o padrão excepcional desses produtos. Assim, o consumidor tem o privilégio de conhecer e consumir uma bebida única.

Gostou das informações que trouxemos nesse post? Quer conhecer e saborear microlotes de cafés premiados? Então, acesse a nossa loja virtual e confira os nossos produtos!