Moedor de café: saiba quais os tipos e como escolher!

Blog Villa Café, Espaço Barista, Máquinas de Café

A melhor forma de obter um café incrível na sua casa ou cafeteria é comprando os grãos e fazendo a moagem na hora que pretende consumir. Assim, você garante aquele cafezinho sempre fresco e com as características preservadas. Mas se pensa que o processo é complicado, pode ficar tranquilo! Tudo o que você vai precisar é de um moedor de café.

Existem diversos tipos de moedores, desde os mais simples — para uso doméstico — até os mais sofisticados, que são perfeitos para cafeterias e estabelecimentos comerciais. Neste artigo, nós vamos explicar as principais diferenças entre cada um deles e ajudar você a escolher aquele que melhor atende a sua necessidade. Acompanhe!

Moedor de café para uso doméstico

Como o próprio nome já diz, esse moedor de café é indicado para uso caseiro. É ideal para quem ama tanto a bebida que não quer abrir mão da qualidade dela quando for consumi-la em casa.

Na hora de adquirir um moedor de café caseiro, existem algumas características que você precisa observar, para se certificar de comprar o melhor aparelho. A primeira delas é o tamanho. Afinal, na sua casa você não vai moer grandes quantidades do grão de uma só vez, por isso não é necessário que o produto seja muito grande.

Também é importante saber que os moedores de café caseiros podem ser elétricos ou manuais. Os movidos a eletricidade são mais práticos, já que você não tem nenhum trabalho para operá-lo.

Uma boa sugestão de moedor de café para ter em casa é o Coffee & Spice, da Tramontina. Pequeno e leve, ele pode ser facilmente transportado. Além disso, é fácil de operar e produzido com materiais que proporcionam extrema qualidade e durabilidade, garantindo a vida útil longa do produto.

Moedor de café para pequenas cafeterias

Se você possui uma pequena cafeteria ou quer um moedor de café mais sofisticado para usar em casa, os moedores de tamanho e complexidade intermediários são perfeitos. Nesse caso, não existem opções manuais, apenas as elétricas.

A principal diferença entre esse moedor de café e os caseiros é a quantidade de grãos que ele comporta e a possibilidade de produzir diferentes tipos de moagem — desde as mais finas até as mais grossas. Assim, você consegue a matéria-prima para produzir muitos tipos diferentes de bebidas com café, o que é fundamental em uma cafeteria.

O moedor de café Tramontina Express é uma ótima opção. Com 60 níveis de moagem, a máquina possui um painel inteligente, que informa a quantidade de doses a serem moídas e o tempo que o processo leva. Dessa forma, você consegue configurá-la para moer somente a quantidade de grãos necessária para aquele momento, evitando desperdício. Ela também é muito prática e fácil de limpar.

Moedor de café para uso profissional

Chegou o momento de falarmos das máquinas profissionais, que são ideais para quem precisa moer uma quantidade muito grande de grãos de uma só vez — para suprir a demanda de uma cafeteria movimentada, por exemplo.

Esses moedores possuem alta tecnologia, mas seu manejo é um pouco mais complicado. Por isso, indica-se que sejam operados somente por baristas, que são capacitados para fazer as configurações necessárias na máquina. Afinal, elas podem ser reguladas, inclusive, conforme as condições climáticas do dia. Incrível, não é?

Marcas reconhecidas no mercado

Independentemente do tipo de moedor que escolher, lembre-se de optar por uma marca que seja reconhecida no mercado. Afinal, isso garante que você vai adquirir um produto com muita tecnologia e de alta qualidade — características essenciais para extrair o melhor dos grãos de café!

Comprar um moedor de café é um investimento que vai melhorar muito a sua experiência no consumo da bebida, seja em casa ou na sua cafeteria. Ele, com certeza, vai elevar muito a qualidade do seu café, ajudando você a conquistar mais clientes ou a ter uma experiência gastronômica ainda mais incrível.

Quer testar? Então, conheça o moedor de café Tramontina Express. Ele tem 60 níveis de moagem e é muito versátil. Vale a pena!