Como a altitude influencia na qualidade do grão de café?

Blog Villa Café, Curiosidades

Moedores, métodos de torrefação, técnicas de plantio: todos esses fatores influenciam na qualidade de um grão de café. O mesmo vale para as condições geográficas de clima, solo e vento no local onde ele foi plantado. Tudo isso exerce uma considerável interferência no sabor e no aroma que o grão atingirá quando estiver pronto e em forma líquida.

Curiosamente, a altitude se mostra como um fator quase determinante nesse sentido. Se você deseja saber mais sobre o tema e encontrar informações ricas sobre o assunto, leia este post até o fim!

Por que o grão de café varia de acordo com a altitude?

Antes de chegar à xícara do consumidor, o tradicional cafezinho passa por inúmeros processos, não é mesmo? São alterações que acontecem da plantação à colheita, da produção à arte de servir bem a bebida.

A altitude do terreno – também chamado terroir – onde a planta é cultivada contribui para que existam diferentes tipos de café espalhados pelo mundo. Portanto, cafeicultores e produtores exploram essas modificações com o intuito de fornecer um produto de maior qualidade.

Isso acontece porque, a cada 100 metros de altitude, aproximadamente, a temperatura cai algo em torno de 0,7°C. A quantidade de chuvas, por sua vez, aumenta de forma proporcional à elevação. Tais mudanças climáticas contribuem para as variadas diferenças no resultado final.

Os melhores grãos de café são produzidos em regiões altas?

Pode-se afirmar que os grãos de café mais resistentes, saborosos e aromáticos são produzidos em regiões mais elevadas. Uma versão gourmet da bebida, por exemplo, provavelmente foi produzida em um local alto.

O que explica essa constatação é que, quanto maior a altitude, maior a concentração de certos minerais no grão. Esses componentes, que se desenvolvem em climas mais amenos e úmidos, alteram por completo as propriedades avaliadas em uma análise gastronômica do cafezinho, como sabor, aroma e acidez.

Portanto, é possível dizer que os melhores cafés do Brasil são oriundos de lugares com altitude média entre 1.100 a 1.300 metros. Essa tese escrita por Romeu Gair, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), ajuda a entender o efeito com maior profundidade.

Como a altitude influencia o sabor?

A essa altura, você deve estar se perguntando como isso se traduz na prática, certo? De maneira geral, os grãos originados de lugares com elevações mais baixas não têm um sabor marcado. Ou seja, são excessivamente suaves.

Os produzidos em regiões com até 1.000 metros de altitude, tendem a apresentar uma doçura que ainda não é marcante. Já se a altitude média for 1.200 metros, os resultados são bem mais interessantes, com possibilidade de apresentar notas cítricas, de chocolate, noz ou baunilha.

Com base nisso, surgem os melhores cafés do mundo, que são exóticos e têm características únicas. Eles variam entre a presença de tons florais, frutados ou até mesmo picantes.

Em virtude disso, quem trabalha com a bebida precisa entender a influência exercida por todos os aspectos presentes no cultivo de sua matéria-prima: o grão de café. Conhecer as diferenças entre as espécies, entender os elementos do terroir e utilizar os equipamentos corretos são as melhores formas de atingir o sucesso nesse meio.

Se você gostou deste texto, curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade sobre o segmento!