Cold brew: tire suas dúvidas sobre o café passado a frio

Blog Villa Café, Espaço Barista

Se você ama café provavelmente quer experimentar as diversas variações da bebida. Do tradicional café espresso, passando pelo cappuccino, até as opções de café gelado, é difícil escolher aquela que mais agrada ao seu paladar. Entretanto, com as altas temperaturas do nosso país tropical, uma bebida fria cai bem, não é? Por isso, neste post vamos falar sobre o cold brew, uma das melhores variações de café gelado.

Vamos te explicar o que é, onde surgiu e como você pode preparar o seu café cold brew em casa. Continue acompanhando para saber mais sobre o assunto!

O que é cold brew coffee e qual a sua origem?

Mais do que saber que o cold brew é um café gelado, que geralmente é bebido com gelo, é preciso saber que ele é extraído a frio — isso significa dizer que não tem contato com água quente durante seu processo de preparação, como ocorre com o café tradicional.

Embora tenha se popularizado recentemente, a origem do cold brew é bastante antiga e data do século XVII. Segundo consta, surgiu na Holanda durante a guerra, pela necessidade de transportar café em um concentrado já preparado. Posteriormente, essa redução era preparada com água fervente, para obter o café tradicional.

Foi somente na França, por volta de 1837, que o cold brew passou a ser servido como conhecemos hoje, gelado e adoçado. A partir desse momento a ideia se espalhou e logo se tornou sucesso na Europa e nos Estados Unidos. Mas foi na década de 1960 que realmente se popularizou, tornando-se famoso no Japão.

Hoje, o café já é bastante apreciado no mundo todo, inclusive no Brasil, graças às altas temperaturas que enfrentamos por aqui. Ele pode ser facilmente encontrado para consumo em cafeterias especializadas.

Quais as diferenças do cold brew coffee para outros tipos de café?

Agora que você já conhece a história do cold brew coffee, deve estar se perguntando quais as diferenças, além da temperatura, entre ele e outros tipos de café. Elas são muitas, já que a forma como o grão é preparado faz toda a diferença no sabor da bebida. Conheça as principais!

Forma de preparo

A principal diferença entre o café cold brew e os outros tipos mais tradicionais é sua forma de preparo. O cold brew é extraído a frio, sem água quente.

Como a água fria não possui o mesmo poder de extração da água quente, o processo de preparação do cold brew coffee é bem mais lento. Ele precisa ficar em contato com a água por pelo menos 12h. Em alguns casos, esse contato pode durar até 18h.

Depois desse processo, ele pode ser servido de várias formas. Puro, com gelo, com água tônica, com leite, com limão ou até mesmo em coquetéis alcoólicos.

Sabor menos ácido e mais adocicado

O processo de preparação do café cold brew faz com que o seu sabor seja diferente. Embora seja uma bebida forte e de alta concentração, é bem menos amarga do que o café tradicional, já que o longo contato com a água faz com que alguns óleos e ácidos sejam deixados para trás na hora da extração.

As estimativas são de que o cold brew coffee seja até 70% menos ácido do que os cafés extraídos com água quente.

Menos cafeína

Além de tudo, o cold brew coffee também tem menos cafeína. Passando por esse processo de extração a frio, o café terá cerca de 30% menos da substância. Na prática, significa que consumindo esse tipo de café você poderá tomar uma quantidade maior da bebida sem prejuízos para a saúde.

Como preparar um café cold brew em casa?

Depois de saber mais sobre o sabor do cold brew e alguns benefícios desse tipo de café, como a quantidade reduzida de cafeína, você deve estar com vontade de degustá-lo. Por isso, vamos te ensinar em um passo a passo como preparar o seu em casa. Acompanhe!

 A escolha do café

O primeiro aspecto que você precisa ter atenção ao preparar o seu cold brew é a escolha do café que utilizará. Para ter o resultado esperado, nunca utilize café em pó. Escolha sempre um grão de moagem mais grossa, para que o seu café não fique amargo, descaracterizando o cold brew.

Ingredientes

  • 4 xícaras de água (fria ou em temperatura ambiente);
  • 1 xícara de café de moagem grossa;
  • filtro de papel ou de pano, de trama fina.

Modo de preparo

  1. Escalde o filtro que você utilizará para coar o café.
  2. Em um recipiente, acrescente o café e a água, mexendo até misturar bem os ingredientes. Cubra o recipiente e deixe a mistura descansando por pelo menos 12h. Se preferir, esse processo pode durar até 18h. O descanso pode ocorrer em temperatura ambiente ou em um refrigerador.
  3. Após esse período de infusão, transfira a mistura para outro recipiente, passando-o pelo coador de sua preferência. Faça esse processo de forma lenta, cuidando para que o líquido não transborde e o filtro (caso você esteja utilizando um de papel) não rasgue. O cuidado nesse momento é bem importante, especialmente para que não restem resíduos no seu café.

Sugestões de consumo

Seu cold brew coffee, que com essa receita você faz de forma fácil e rápida em casa, deve sempre ser servido gelado. Ele pode ser consumido puro ou utilizado para outras preparações, como receitas ou drinks.

Se preferir, você também pode incrementar a bebida, servindo com água tônica, limão ou de outra forma que apeteça o seu paladar.

Esperamos que esse post tenha te ajudado a conhecer um pouco mais sobre o cold brew coffee e que com a nossa receita você possa prepará-lo em casa, quando estiver com vontade de degustar uma bebida refrescante com o grão.

Além do cold brew cofee, outra sugestão interessante para você que ama café e quer consumi-lo de maneiras diferentes é fazer drinks e sobremesas, preparos que sempre ficam muito gostosos com a bebida. Confira neste outro post 3 deliciosas receitas que têm como ingrediente o licor de café. Você vai adorar!