Aprenda como comprar cápsulas de café para sua casa

Blog Villa Café, Máquinas de Café

As máquinas domésticas de café espresso em cápsulas chegaram há pouco tempo no Brasil e, com rapidez, ganharam o status de objeto de desejo e invadiram as casas dos apreciadores da bebida.

Não foi à toa. Essas máquinas, vendidas a preços acessíveis, tornaram possível para qualquer pessoa preparar cafés especiais em questão de minutos, levando novos aromas e experiências para seus lares. Por isso, para quem gosta dessa bebida, comprar cápsulas de café se tornou uma rotina.

Hoje, os mercados das principais cidades brasileiras e diversas lojas online oferecem uma grande variedade de fabricantes e tipos de cápsulas de café, dos mais suaves aos mais encorpados, das próprias marcas das cafeteiras às cápsulas do tipo compatíveis.

Mas em alguns casos, essa grande quantidade de alternativas pode deixar o consumidor confuso e sem saber qual é a melhor opção para ele. Para ajudar você a comprar cápsulas de café, vamos dar algumas dicas sobre variedades e sabores disponíveis no mercado brasileiro e formas de escolher o produto que mais vai combinar com o seu paladar.

Os tipos de cápsulas

Existe, no mercado nacional, um número ainda limitado de fabricantes de máquinas domésticas de café espresso em cápsulas. Esses gigantes disputam as prateleiras oferecendo tecnologias semelhantes e pequenas diferenças em funcionamento e design.

Já o leque de marcas e tipos de cápsulas é muito mais amplo e cada vez mais diverso. Além das cápsulas das próprias marcas fabricantes das cafeteiras, existe hoje uma grande variedade de cápsulas compatíveis — ou seja, alternativas que não são da empresa produtora da máquina, mas que têm encaixe perfeito na máquina e que podem ser usadas sem qualquer problema ou perda de qualidade.

Outra novidade são as cápsulas biodegradáveis, sobre as quais falaremos mais adiante.

Os sabores

A quantidade de sabores disponíveis hoje no mercado de cápsulas de café espresso pode deixar o consumidor atordoado. São centenas de variações, com nomes às vezes complicados, que não deixam claras para todas as pessoas as características das bebidas que elas vão consumir.

Mais do que apenas oscilar entre um espresso mais intenso e um mais suave, as cápsulas trazem cafés com toques de chocolate, caramelo, baunilha, avelã, notas de frutas, cafés com leite ou cappuccinos, e existem até cápsulas específicas para preparar café gelado.

Para escolher o produto que combina mais com seu gosto pessoal, valem algumas regras básicas. Para saber o café é mais forte ou mais fraco, a maioria das marcas traz, na embalagem, um indicador de intensidade — quanto maior a intensidade, mais forte será a bebida. Outra dica simples é lembrar que, com ingredientes como chocolate ou caramelo como destaque, a bebida final terá um sabor mais adocicado.

Outra informação que pode vir nas embalagens é a do tipo de torra. De modo simplificado, a torra média indicada um café equilibrado, a torra clara produz uma bebida com acidez mais acentuada e sabor mais suave e a torra escura apresenta um resultado mais amargo.

As cápsulas do tipo Lungo devem ser usadas para preparar o café longo, para quem gosta de uma maior quantidade, e podem também ter sabor mais intenso ou suave.

A partir dessas informações, você pode começar a comprar cápsulas de café com um pouco mais de segurança e escolher o tipo que mais agrada seu paladar.

As linhas especiais

Em supermercados ou lojas especializadas, a quantidade e qualidade das cápsulas disponíveis é cada vez maior. Ao lado dos sabores mais tradicionais e populares, mais fáceis de encontrar, agora são também oferecidas linhas especiais, com cafés premium, blends exclusivos ou produtos provenientes de países específicos, com suas características particulares.

Na dúvida, na hora de comprar cápsulas de café, você pode optar por uma cápsula mais tradicional para o dia a dia, aquela rotineira. Mas pode também incrementar seu carrinho com uma quantidade menor de blend especial ou um sabor diferente e reservar essas cápsulas, normalmente de valor mais alto, para aquele momento em que você quer uma experiência surpreendente.

A qualidade do café

O Brasil já possui marcas de café em cápsula e, em um universo tão vasto, sem dúvida a qualidade também é variável. Para descobrir se a cápsula que você adquiriu traz um bom café, é preciso avaliar algumas características da bebida que foi preparada.

Uma crema densa e de cor uniforme é um dos indicativos de um café de qualidade, e, no sabor, procure por uma leve acidez e notas lácteas e de chocolate. Por outro lado, uma crema rala e que se desfaz rapidamente, resíduos de micropó no fundo da xícara, amargor excessivo e gosto de capim são sinais de que não se trata de um bom café.

O problema ambiental

As cápsulas de café, apesar de toda a praticidade e as possibilidades de sabor e qualidade que levam para dentro de nossas casas, têm sido criticadas por um aspecto: o que será de todas essas cápsulas, feitas de plástico e alumínio, depois que elas forem usadas? Em um mundo preocupado com a quantidade de lixo que as pessoas produzem e o impacto ambiental que isso provoca, essa questão não pode ser ignorada.

Para evitar que a popularização desse produto se torne um prejuízo para a natureza, algumas alternativas foram apresentadas. Há fabricantes que oferecem a possibilidade de reciclar as cápsulas, mas, para isso, o cliente precisa devolvê-las às lojas. Outra opção é dar preferência a inovadoras cápsulas biodegradáveis, que se decompõem rapidamente no meio ambiente, fazendo com que o seu prazer não se transforme em um problema sério para as gerações futuras.

As cápsulas de café espresso da Villa Café, por exemplo, se decompõem no ambiente em até 180 dias.

Com essas informações, a partir de agora a experiência de comprar cápsulas de café vai se tornar mais fácil e prazerosa. Pesquise as opções disponíveis para a sua máquina, preste atenção às informações de intensidade, torra e outras características e vá às compras. Mas deixe também um espaço para provar novidades de tempos em tempos e, quem sabe, você poderá descobrir um novo favorito.

Já conhece os sabores e as vantagens das cápsulas Villa Café? Confira em nosso site!