Equipamentos para cafeteria: quais são os indispensáveis?

Blog Villa Café, Espaço Barista, Mercado de Cafés

Quem nunca sonhou produzir e fazer seu próprio café especial? Para isso, alguns equipamentos para cafeteria são essenciais — ainda mais se você pensa em aprimorar seu empreendimento no setor. Com a ajuda da tecnologia, o resultado final dos produtos que você comercializa tende a ser cada vez melhor.

Quer saber quais deles são indispensáveis e qual seria a melhor forma de aproveitá-los a fim de agradar o consumidor? Leia este texto até o fim para encontrar respostas para essas perguntas e outras informações relevantes sobre o tema!

Quais são os equipamentos para cafeteria indispensáveis?

Abrir uma cafeteria de sucesso não é uma tarefa tão simples assim. Contudo, com planejamento empresarial e bons aparatos tecnológicos, é possível desenvolver um trabalho de excelência.

Veja, abaixo, quais deles são os mais importantes e as funções de cada um.

Máquinas de café – clique aqui e escolha a sua

Esse item é o mais relevante da lista e, por isso, deve ser um investimento muito bem calculado. Primeiramente, é preciso entender que existe muita variação entre as máquinas de café — elas dificilmente combinam os mesmos recursos. Sendo assim, é mais do que válido compreender como se dividem suas subcategorias.

Cápsulas

Essa categoria é reconhecida pela agilidade e pela praticidade. Afinal, ela utiliza cápsulas para produzir o espresso e outras bebidas — como chá mate, café gourmet e cappuccino, dependendo da marca fabricante. Por serem modernas, elas apresentam um design bastante arrojado. Os motivos para comprá-las, aliás, são diversos.

Superautomáticas

São aparelhos que, com um simples toque, executam diversas funções — como moer, compactar, extrair e preencher a xícara com precisão. Elas geralmente são voltadas para a produção de espressos, macchiatos, cappuccino, mocha e meia de leite. A facilidade de limpeza também é um atrativo costumeiro desse gênero.

Profissionais

Embora demandem um maior investimento, elas fazem jus ao nome e entregam funções imprescindíveis para quem lida com uma alta demanda de café e produtos que o combinem com o leite.

Para isso, elas reúnem muitas funcionalidades, que vão desde o trato ideal do grão de café até a fervura. Dessa forma, oferecem um preparo mais elaborado para extrair o melhor dos grãos, mas sem perder a praticidade das outras categorias.

Moedores – clique aqui e veja nossa oferta

Os moedores de café podem fazer muita diferença na preparação daquilo que será servido. De forma resumida, é possível dizer que existem três tipos mais comuns desse utensílio. São eles:

Digitais

É o que há de mais contemporâneo em relação aos moedores. Esses produtos evitam o desperdício de café por contar com um processo de moagem contínua e micrométrica. Isso também ajuda a manter um padrão nas bebidas.

Automáticos

Estão disponíveis no mercado em diversos tamanhos, com ou sem funcionalidades adicionais. São capazes de realizar a moedura com extrema rapidez e uniformidade, assim como a dosagem.

Manuais

Apesar de toda a tradição que carregam, não são indicados para quem deseja trabalhar com uma cafeteria. Eles têm uma utilização mais caseira e não conseguem oferecer um padrão de qualidade — a falta de praticidade também é um fator negativo.

Outros equipamentos

Lava-louças industrial

Com um nome bastante sugestivo, essa máquina otimiza por completo uma atividade essencial para o bom funcionamento da loja. Imagine, por exemplo, o quão caótico seria se você atrasasse os pedidos porque não há louça suficiente para servi-los?

Além disso, os funcionários não precisam perder tanto tempo com essa função tão corriqueira. Assim, eles ficam disponíveis para realizar outras funções. Seu estabelecimento ganha em produtividade e em praticidade.

Computador

Ele auxilia no registro de vendas, no balanço contábil, no atendimento ao cliente e em várias outras tarefas, deixando tudo mais ágil e automatizado. É praticamente impossível atender de modo ágil sem contar com um computador.

Blender – Liquidificador industrial

Para comercializar sucos naturais e milk-shakes será necessário contar com um freezer — além de bons espremedores, liquidificadores, um mixer ou um blender. Esses aparelhos são muito úteis para preparar variadas bebidas, como frappé e seus derivados.

 

Chocolateira

Uma chocolateira para fazer chocolate quente também pode ser uma boa escolha, já que café e chocolate formam um combinação clássica. Considere, portanto, a aquisição de uma dessas.

Aparatos alimentícios

Quem não gosta de saborear um delicioso acompanhamento com o cafezinho, não é mesmo? A partir do momento em que você se propõe a servir produtos alimentícios que fogem um pouco do escopo do café, é preciso preocupar-se com os utensílios necessários para servir e preparar.

Como você irá servi-los? Os pratos e talheres combinam com a identidade visual da cafeteria? Onde eles ficarão expostos para que os clientes possam visualizá-los? Você terá um cardápio com todas as opções que vão além das bebidas com cafeína?

Caso opte por vender salgados, é interessante pensar na aquisição de uma estufa apropriada. Assim, eles permanecerão quentes. Um micro-ondas também pode ser bastante útil para esquentá-los caso o cliente peça.

Porta-guardanapos, bem como suportes para molhos, açúcares e adoçantes também são de grande importância. Se você deseja vender doces, uma vitrine refrigerada é fundamental para conservá-los e chamar a atenção dos consumidores.

Além disso, a partir do momento em que você decide preparar alimentos na própria cafeteria, um forno — seja convencional, seja elétrico — vem bem a calhar. Com ele, você poderá assar o tradicional pão de queijo, um dos acompanhamentos mais clássicos para o café.

Existem, aliás, modelos projetados exclusivamente para o preparo dessa iguaria. Pensar nessas questões também é importante no sentido de desenvolver estratégias para aumentar as suas vendas, já que elas estão diretamente ligadas àquilo que você venderá ou não.

Existem outros equipamentos necessários?

Embora esses itens listados acima sejam os mais importantes, é vantajoso pensar em coisas que vão além do café e em produtos diferenciados. Isso ajuda a criar um diferencial competitivo em relação à concorrência e a fazer com que seu empreendimento se destaque, cativando a clientela.

Pensar em bons equipamentos para cafeteria é o mesmo que planejar a rentabilidade e o sucesso de seu negócio. Quem preza pela qualidade na produção tem maiores chances de entregar um produto final mais qualificado para aqueles que consomem.

Se você gostou deste texto, aproveite para ler este post sobre comprar ou alugar uma máquina de café profissional!