5 cuidados com a limpeza da máquina de café

Blog Villa Café, Máquinas de Café

Para quem ama café, não há eletrodoméstico mais importante, pelo menos na cozinha, do que uma cafeteira elétrica.

Ao contrário daqueles tantos outros que são utilizados algumas vezes e logo acabam parados acumulando poeira, as máquinas de café são realmente um produto utilizado com frequência no cotidiano dos lares. A praticidade e a rapidez para poder tomar um café na hora que quiser faz com que muita gente se sinta inspirado a investir nesses equipamentos.

Entretanto, a falta de cuidados básicos com as máquinas pode acabar fazendo com que sua vida útil seja diminuída e o pior: que o café tenha seu aroma e sabor prejudicados!

Aprenda, neste post, alguns cuidados importantes com a limpeza da sua máquina de café que vão evitar todos estes inconvenientes.

Máquina de café: dicas e cuidados especiais

Não é difícil cuidar da higiene e limpeza da sua máquina de café. Alguns cuidados básicos vão evitar alterações que podem acabar com o seu café de qualidade e danificar os componentes internos e externos do seu equipamento.

Confira, agora, dicas que podem ser utilizadas para você que tem uma máquina de café em casa, no escritório ou até mesmo para donos de cafeterias.

1. Faça uma boa primeira limpeza

Muitos fabricantes recomendam que assim que você retira sua máquina de café da caixa, uma primeira higiene deve ser realizada. Não importa se a máquina for de pó ou cápsula, vale a dica de passar, pelo menos três vezes, água quente pelos compartimentos internos.

É como se você fosse fazer um café, mas sem colocar o pó. Não reutilize a água entre as três limpezas.

2. Adote uma técnica de higiene diária

Se você quer realmente primar pela higiene de sua máquina de café, uma técnica simples de higiene diária pode servir para você. Quando você for esvaziar a máquina ao final do dia, deixe passar água quente pelos compartimentos internos.

Se for uma máquina de espresso, utilize um pouco de líquido de limpeza no braço da cafeteira e também enxague na água quente. Além disso, separe uma pequena escova de limpeza para eliminar qualquer resíduo que possa ficar retido nos componentes da máquina.

3. Realize a descalcificação regularmente

Uma das manutenções e limpezas mais importantes de uma máquina de café é chamada de descalcificação. Em termos simples, a quantidade de água que passa pelos dutos do aparelho acaba, com o tempo, deixando alguns resíduos de calcário.

Esses restos podem provocar problemas no fluxo de líquidos, riscos de partículas sólidas se soltarem e acabarem no café e até mesmo a perda de temperatura na caldeira.

Normalmente, nos manuais de instrução das máquinas, os fabricantes ensinam o passo a passo de como realizar este procedimento e algumas das empresas fornecem até mesmo líquidos de higienização próprios para isso.

Se você não quiser fazer a descalcificação ou não souber dos produtos necessários, entre em contato com o Villa Café. A empresa possui serviços de limpeza e manutenção preventiva, e você não precisará ter esse trabalho. A descalcificação da sua máquina de café deve ser feita a cada dois meses ou, em média, a cada 500 cafés passados.

Não caia na sugestão de pessoas que indicam utilizar ácido cítrico ou vinagre, pois isso vai reduzir a vida útil da sua máquina. É recomendável usar os produtos específicos para este fim, que são os tabletes de descalcificação e as pastilhas de limpeza.

4. Descarte a borra de café diariamente

Uma etapa importante da limpeza da sua máquina é o descarte adequado da borra de café. O ideal, segundo especialistas, é fazer a retirada desse material diariamente.

Caso o material seja esquecido dentro do equipamento, ele pode ser uma atração para fungos e mofo. Assim, principalmente antes de viajar, realize a limpeza da borra e de eventuais cápsulas utilizadas em sua máquina.

A borra retirada pode, entretanto, ter muitas utilidades práticas no seu dia a dia. Confira algumas delas:

  • pode ser utilizada para desentupir pias;
  • elimina odores da sua geladeira, ralos e até de sua mão;
  • é eficaz como fertilizante para plantas;
  • é um ótimo esfoliante para a pele;
  • espanta animais indesejados, como formigas, do seu jardim.

5. Tenha cuidado com cada peça

O modo como a sua máquina funciona pode revelar que ela precisa de cuidados especiais em determinada peça. Demora para aquecer, dutos entupidos, produção de muito vapor e dificuldade de vazão de líquidos pode indicar a necessidade de uma limpeza específica.

Não deixe de dar atenção a detalhes como a parte debaixo da máquina, ao compartimento de borra de café e às partes emborrachadas que podem acumular restos de pó e sujeiras.

Agora que você já está por dentro do mais importante na hora de limpar a sua máquina de café, confira o nosso post com os motivos para você adquirir uma máquina de espresso em cápsulas!

Temos assistência técnica exclusiva para sua máquina de café. Se quiser saber mais entre em contato conosco e fale com um especialista!
Nos ligue (31) 2537-7777 ou nos mande uma mensagem (31) 99250-2221