cafes-especiais-6-dicas-de-baristas-para-comprar-e-fazer-seu-cafe.jpeg

Cafés especiais: 6 dicas de baristas para comprar e fazer seu café!

Máquinas de Café

Os baristas são profissionais especializados no preparo do café. Essas pessoas são capacitadas para preparar uma bebida de alta qualidade, sendo que, para isso, dedicam boa parte do seu tempo para conhecer os grãos e toda a cadeia produtiva.

Neste post, listamos 6 segredos que os baristas usam para preparar cafés especiais. Continue lendo e veja como simples detalhes podem fazer com que a sua cafeteria se destaque no mercado:

1. Observe o rótulo

Quando você for comprar o café, observe o rótulo com atenção. Primeiramente, escolha uma embalagem com grãos 100% arábica, das categorias gourmet ou especial, certificada pela Associação Brasileira da Indústria de Cafés (ABIC).

A organização emite 2 selos importantes:

  • Programa de Qualidade do Café (PQC), que pode ser gourmet (muito bom), superior (intermediário) ou tradicional (comum);
  • e Programa Cafés Sustentáveis do Brasil (PCS), que identifica as marcas que torram cafés de fazendas respeitando a natureza.

Caso o café não seja certificado pela ABIC, desconfie, pois nem todo café 100% arábica é gourmet. Além disso, o café de origem única tem garantia a mais de padrão de qualidade.

Além disso, fique de olho em outras informações:

  • o nome do fabricante;
  • a origem;
  • o peso;
  • e as datas de produção e de validade — elas devem estar impressas de forma permanente, pois o adesivo é proibido pela legislação.

2. Use monodoses ou moa os grãos na hora

Para seguir esta dica, você tem 2 opções: comprar um café em sachê ou em cápsula — que não deixam o café ter contato com o oxigênio — ou investir em uma máquina que faça a moagem para você. Explicamos o porquê: as substâncias responsáveis pelo sabor e pelo aroma do café oxidam 20 minutos após a moagem.

Caso não seja possível realizar nenhuma dessas 2 opções, após abrir o pacote de café, vede-o muito bem e conserve-o longe da luz e em temperatura ambiente.

3. Coe o pó com água mineral

Você sabia que a água da torneira, mesmo depois de fervida, contém altos índices de cloro? E essa substância prejudica boa parte dos óleos do café. Por isso, na hora de coar o pó, é indicado usar água mineral. Dessa maneira você fica livre do problema e obtém um café muito mais saboroso.

4. Não ferva a água

Se você vive em uma cidade ao nível do mar, não é necessário ferver a água para coar o café. Por outro lado, se você mora em um município de maior altitude (Brasília, São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo), pode ferver a água.

Lembre-se de que ferver a água não é alcançar a ebulição — isto é, chegar aos 100 °C —, mas sim formar pequenas bolhas de ar — o que acontece entre os 90 °C e os 95 °C. Dessa maneira, a água perde o oxigênio que reage com o pó do café e que reduz a qualidade da bebida a ser servida.

Fique muito atento a esse segredo, pois altas temperaturas deixam o café ácido e com gosto de queimado; já a água fria não extrai todo o sabor.

5. Explore outros métodos de extração

Os métodos de extração te permitem encontrar novos aromas e texturas em cafés especiais, ou seja, você encontra vários resultados em um mesmo pacote! Recentemente, falamos sobre 9 diferentes métodos de extração, com muitos detalhes e fotos. Abaixo, você pode ver um resumo dos principais:

5.1. Aeropress

Assim como em uma seringa, o ar empurra a água até o pó. O resultado? Uma bebida com uma textura diferenciada e com aromas e sabores complexos.

5.2. Chemex

Muito usado nos Estados Unidos, o Chemex é um método que envolve uma jarra de vidro com um coador de papel. Essa técnica produz cafés muito aromáticos.

5.3. Hario

Com esse coador japonês, é possível controlar o movimento uniforme da água. Assim, os sabores e os aromas da bebida ficam muito ricos.

5.4. Ibirik

Em uma pequena panela, o café é adicionado — sem filtragem nem nada. É comum incluir especiarias para dar um toque diferenciado à bebida.

5.5. Sifão

O aparelho parece complexo e combina os processos de infusão e de filtragem. A água do globo inferior ferve, sobe para o globo superior — onde encontra o café — e desce novamente, em formato de bebida já preparada.

6. Sirva a bebida imediatamente

Por fim, a nossa última dica. De nada adianta seguir todos esses passos e armazenar a bebida em uma garrafa ou qualquer outro recipiente térmico. Na verdade, o café deve ser servido imediatamente depois do seu preparo.

No máximo, reserve um tempo para a latte art, os desenhos que ornam a xícara. Para acelerar o processo, é indicado usar leite fresco tipo A, que deve estar frio e ser aquecido imediatamente antes de começar a fazer o desenho.

Você gostou deste post com segredos de baristas e dicas para preparar cafés especiais? Então curta a nossa página no Facebook. Assim você vai poder acompanhar as nossas atualizações a partir do seu feed de notícias!