Quais os tipos de moedores de café? Como escolher o melhor?

Blog Villa Café, Máquinas de Café

O consumo do tradicional cafezinho é capaz de proporcionar verdadeiros prazeres sensoriais e gustativos. Ademais, é possível dizer que para extrair os melhores sabores e aromas da bebida, a melhor opção é escolher grãos que podem ser moídos na hora.

Para isso, é importante conhecer os principais tipos de moedores de café, a maneira como eles funcionam e em quais situações são indicados. Sendo assim, resolvemos apresentar no post os moedores mais relevantes e o que você deve analisar para comprar o melhor produto.

Se você tem interesse no assunto, continue com a leitura e saiba mais!

Afinal, quais são os tipos de moedores de café?

Existem inúmeros modelos de moedores de café no mercado, desde os mais simples e de pequeno porte, até os mais elaborados e de uso comercial. Entretanto, o importante é que você saiba que existem, basicamente, 3 tipos principais.

1. Moedores manuais

Normalmente utilizados de forma mais caseira e encontrados em tamanho pequeno, os moedores manuais apresentam uma manivela que deve ser movimentada, de maneira manual, de modo que os grãos de café sejam moídos.

O procedimento de moagem é consistente e dura cerca de 3 minutos. Esse período é considerado demorado e, por isso, pode influenciar nos aromas e nos sabores do produto final moído.

2. Moedores automáticos

Capazes de realizar moagens e dosagens uniformes e precisas, os moedores automáticos garantem a extração de um café exclusivo. Além disso, realizam o procedimento com mais rapidez e evitam o desperdício. Existem 3 estilos principais:

  1. pequeno porte: geralmente, com lâminas que lembram a hélice do liquidificador, são ideais para ter em casa, escritórios e — até mesmo — para levar em viagens;
  2. médio porte: podem conter lâminas mais simples, como as que remetem a hélice do liquidificador, ou lâminas mais elaboradas, como a do estilo “flat”, que são duas lâminas lisas. Esse tipo de placa é ideal para moagens mais rápidas, precisas e para ter em microempresas, casas, escritórios e em alguns estabelecimentos comerciais, visto que são mais sofisticados, minimizam o calor na moagem e protegem os óleos do grão;
  3. grande porte: considerados profissionais. Eles são controlados por baristas, encontrados em ambientes gastronômicos (padarias, cafés e restaurantes) e apresentam lâminas cônicas, que precisam ser reguladas de acordo com a umidade e a temperatura do local. Suportam grandes quantidades a ser moído e raramente sobreaquecem.

3. Moedores digitais

Os moinhos digitais são aqueles que moem a quantidade exata de café devido a um controle de moagem contínua micrométrica, evitando o desperdício e mantendo o padrão da bebida. Além disso, eles são disponíveis em eletrônica digital, com um sistema prático de regulagem e de fácil limpeza e manutenção.

O que analisar ao escolher um moedor?

É elementar analisar alguns detalhes ao escolher o moedor, uma vez que existem marcas no mercado que nem sempre oferecem produtos de qualidades. São eles:

  • as lâminas, que devem ser cônicas ou planas, visto que promovem uma moagem mais fina e garantem a preparação de um café espresso, por exemplo, com mais qualidade;
  • o dosador, que deve ser um recipiente cilíndrico para receber os grãos torrados e já moídos. Além disso, precisa permitir somente a saída de uma certa quantidade de café para o preparo;
  • a capacidade de ajuste do item, que preferencialmente deve ter um número ilimitado de configurações, ou seja, permite sintonizar a melhor moagem com o tipo de café que será preparado.

Agora que você já conhece os principais tipos de moedores de café e sabe como escolher a melhor opção, já pode adquirir o seu modelo. Lembre-se de que a bebida feita com os grãos de café moídos na hora é muito mais aromática e saborosa. Aproveite!

Gostou do nosso artigo? Então veja as diferenças entre a cafeteira italiana, a prensa francesa e a pressca. Até mais!