4 dicas para extrair sempre o melhor café da sua máquina de espresso

Blog Villa Café, Máquinas de Café

Não é mais necessário ir a um lugar especializado, tampouco ser um barista talentoso para tomar deliciosos cafés. Atualmente, as máquinas de cafés estão a um preço e tecnologia acessíveis para os apaixonados por essa bebida tão tradicional no Brasil.

Você pode optar por tomar aquele cafezinho tradicional ou utilizar todas as potencialidades da sua máquina de espresso para obter praticamente uma obra de arte em sua xícara.

Entre outros fatores que influenciam na qualidade do café, há 4 pontos cruciais para obter o melhor café possível na sua casa. São os famosos “4 Ms”, como os italianos ensinam: miscela (matéria-prima), macina (máquina), macinadosatore (moinho) (macinadosatore), manutenção e a mão de quem faz. Entenda melhor, neste post, cada um deles:

1. Invista em uma matéria-prima de qualidade (la Miscela)

Pode parecer um pouco óbvio, porém é importante deixar claro que a qualidade do café está diretamente ligada ao grão que é utilizado durante o preparo.

A matéria-prima não precisa necessariamente estar entre os melhores cafés do mundo, porém é importante certificar-se dos atributos do produto. Claro que a tecnologia pode amenizar os efeitos de um grão de baixa qualidade, entretanto, a miscela, ou seja, o blend, é um atributo fundamental para o produto final.

Para isso, é preciso sugerir blends que são misturas refinadas de qualidades distintas de café e que podem render um produto final único. Agora, se a sua máquina é de cápsulas, esteja atento aos sabores que cada uma dessas cápsulas podem oferecer.

2. Tenha uma Máquina de espresso adequada para sua demanda (la Macchina)

Tal qual o grão, a máquina utilizada no preparo do café também deve ser de qualidade. As domésticas, geralmente, são automáticas, com pré-configurações padronizadas. Já os baristas utilizam as máquinas profissionais, que são operadas manualmente por aqueles que conhecem muito bem o funcionamento.

Essas máquinas variam de acordo com a marca e finalidade e produzem cafés distintos. Portanto, é preciso estar atento às especificações.

Outro fator crucial é a manutenção da máquina. É imprescindível que seja feita uma limpeza periódica em todos os compartimentos do seu maquinário. O acúmulo de resíduos pode obstruir alguns dutos do aparelho, além comprometer o funcionamento da máquina, e isso pode afetar o sabor final do seu café.

3. Moinho: essencial para o café de qualidade (il Macinadosatore) 

Assim os italianos chamam os famosos moinhos acoplados às máquinas de espresso. Esse fator é importante para que você encontre o grau de moagem do seu café. Os baristas recomendam um tempo de 30 segundos de saída do café para obter entre 40 e 50 ml de café consistente e uniforme.

Para chegar ao ponto perfeito, é preciso testar os graus de moagem de sua máquina para chegar ao ideal.

Lembre-se sempre de moer apenas o necessário para cada xícara de café espresso e que os grãos devem ser armazenados de maneira adequada, para garantir a validade e qualidade do produto.

Se você tem uma máquina de cápsulas ou de sachês, ou se compra o café moído, essa fase não será importante para você!

4. Aprenda a colocar a “mão na massa” (la Mano)

Assim como tudo que é feito na cozinha, a mão de quem prepara bebida é muito importante. Em uma máquina de espresso automática o fator humano é obviamente minimizado, mas para aqueles que desejam fazer cafés em cafeteiras profissionais, é necessário uma mínima noção de como fazê-lo.

Geralmente, os cafés expressos são feitos a 90ºC e servidos entre 40 e 50 ml. Além disso, eles são torrados na hora e submetidos a uma pressão de 9 bar, que confere a cremosidade, a consistência e a deliciosa espuminha do seu café.

Essas são configurações básicas de um a máquina de café de como preparar um espresso de qualidade que, obviamente, podem ser aprofundadas de acordo com a sua preferência.

Quer ficar por dentro do universo do café, seus aromas e seus sabores? Assine nossa newsletter!