Comprar cafés especiais: o que é preciso saber antes?

Blog Villa Café, Espaço Barista, Indústria

Todo grande amante de café está sempre em busca de um produto diferenciado, daquele grão que nunca será esquecido e que proporcionará uma experiência gastronômica incrível. Mas afinal, o que é preciso saber antes de comprar cafés especiais assim?

Preparamos este texto para te ajudar na missão de encontrar o café perfeito! Nós vamos explicar o que são cafés especiais e quais fatores você deve levar em conta antes de adquirir esses produtos. Quer saber mais? Então continue acompanhando!

O que são cafés especiais

Primeiramente, é preciso ter clareza sobre as diferenças dos cafés especiais para os tradicionais. Por isso, vamos explicar detalhadamente quais características o produto precisa ter para ser enquadrado nessa categoria.

É importante começar mencionando que, para essa classificação, usa-se, no mundo todo, a Metodologia de Avaliação Sensorial da Specialty Coffee Association (SCA). Se o objetivo é ser considerado especial, um café precisa marcar pelo menos 80 pontos, conforme os seguintes critérios:

  • Fragrância/Aroma;
  • Uniformidade;
  • Ausência de defeitos;
  • Doçura;
  • Sabor;
  • Acidez;
  • Corpo;
  • Finalização;
  • Harmonia;
  • Conceito final (a impressão do avaliador sobre o café).

Para atingir tal pontuação, o café precisa ter uma alta qualidade, sendo praticamente perfeito. Por isso, recebe atenção durante todo o seu processo de produção, desde o plantio até a moagem, a torra e o transporte. Tudo precisa seguir os padrões estabelecidos!

Além disso, enquadram-se nessa categoria também os cafés orgânicos e o fair trade, ou seja, os que incorporam em seu processo de produção a responsabilidade social e ambiental. Assim, um café especial deve contar uma história, conectada a quem o produz e prezando pela sustentabilidade de toda a cadeia produtiva.

Todos esses cuidados refletem na bebida, que carrega aromas e sabores muito mais valiosos para você degustar. Então, abandone o supermercado e comece a comprar cafés especiais em lojas online ou casas especializadas no grão!

Dicas para comprar cafés especiais

Agora que você já sabe o que são os cafés especiais, chegou o momento de entender quais fatores devem ser observados na hora de adquirir esse produto. Confira algumas dicas que vão ajudar você a fazer a escolha certa!

Analise a procedência

Para ter certeza de que um café é realmente especial, você deve analisar a sua procedência. Então, quando for realizar a compra, preste muita atenção na embalagem a fim de se certificar de que o produto tem origem em uma região cuja produção cafeeira é reconhecida pela sua qualidade.

Existem locais fora do Brasil que têm grãos de muita qualidade, como o Equador, mas nem é preciso ir tão longe para encontrar cafés especiais. Em nosso país, alguns estados e regiões produtoras são capazes de ofertar grãos com o mesmo padrão.

Dentre as regiões brasileiras que se destacam estão a Bahia e o Espírito Santo. Porém, a grande estrela da produção cafeeira no Brasil é Minas Gerais. Lá se cultivam os melhores cafés do país, que abastecem o mercado local e também são exportados.

Portanto, sempre que possível, priorize o café produzido em uma dessas regiões. Você sentirá a diferença no sabor da bebida!

Pense na qualidade

O fator primordial para um café ser considerado especial é a sua qualidade, como os critérios da SCA determinam. Mas como saber que um café chegou nessa qualidade? Primeiro, certifique-se de que os grãos utilizados na produção são 100% arábica. Afinal, eles exigem muito mais cuidados durante o cultivo e por isso têm mais qualidade.

Já cafés mais tradicionais costumam utilizar blends de grãos arábica e robusta. Esse último tem crescimento mais rápido e não exige tantos cuidados. Por isso, é mais barato e mais utilizado em cafés comuns. Então, se você quer um café de qualidade, equilibrado, com riqueza de aromas e sabores, certifique-se de escolher um 100% arábica.

Busque o selo ABIC

Embora não seja uma imposição da legislação brasileira, o selo da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) é uma importante fonte de pesquisa para quem deseja comprar cafés especiais.

A associação desenvolveu uma escala que vai de 4,5 a 10, distinguindo os cafés entre tradicional, superior e gourmet. Embora a nomenclatura “especial” não seja utilizada, podemos considerar os gourmets como um sinônimo, nesse caso.

Afinal, eles são feitos com grãos 100% arábica, assim como os especiais, resultando em uma bebida de alta complexidade e sabores imponentes.

Fique atento ao dia da torra

Você sabia que a partir do dia que é torrado o café mantém as suas características por no máximo 1 mês? Depois disso, por melhor que seja o processo de produção e envase, o café começa a oxidar e perde aromas e sabores.

Então, quando for comprar cafés especiais, procure saber qual foi o dia da torra e dê preferência para aqueles que foram torrados mais recentemente, pois eles ainda mantêm a sua qualidade!

Prefira torras mais claras

Torras mais escuras geralmente são feitas para esconder defeitos do café. Além disso, elas acabam resultado em um sabor mais amargo, que esconde outras notas e características da bebida. Então, quando for adquirir o produto, opte por grãos de torra clara ou média.

Descubra qual a fazenda produtora

Nossa última dica é procurar pela fazenda produtora do café na embalagem do produto. Esse é um passo importante, pois você poderá pesquisar a respeito daquela fazenda e a reputação dos seus produtos.

Além disso, nenhum fornecedor vai querer atrelar a sua imagem a um produto ruim, não é? Portanto, ter o nome da fazenda produtora na embalagem já é um indicativo a mais com relação à qualidade do café.

Depois de todos esses cuidados na hora de comprar o café, é importante também saber como preparar a bebida em casa. Utilize as prensas e coadores corretos e esteja atento também à temperatura da água com a qual você vai fazer o seu cafezinho. Assim, você preserva a qualidade do seu ingrediente!

Se você não quer errar na hora de comprar cafés especiais, opte pelo Reserva, o nosso café gourmet! O processo de produção é controlado e bastante criterioso, resultando em uma bebida homogênea e saborosa. Com origens nobres, esses cafés possuem sabores e aromas bastante diferenciados, garantindo uma experiência de degustação incrível.

Quer comprar esses cafés especiais? Visite a nossa loja virtual e garanta já o seu Reserva!