Coador de pano ou de papel: qual é a melhor opção para fazer café?

Blog Villa Café, Espaço Barista

Quando criança, passava as férias na fazenda de meus avós. Acordava com aquele cheirinho vindo da cozinha, era o café passado no coador de pano. Que delícia! Doces lembranças! O tempo passou e hoje o café da manhã deixou de ser uma celebração ao dia que está começando para ser feito às pressas e tomado mais rápido ainda.

Seguindo alguns cuidados, mesmo sem ter muito tempo, você consegue preparar um bom café em casa. Vale lembrar que a qualidade dos grãos, assim como a escolha do filtro, interferem no sabor final.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café, 97% dos consumidores costumam tomar a bebida coada em filtros de pano ou papel. Afinal, qual é a melhor opção? Confira a seguir como escolher seu coador de café.

Vantagens e desvantagens do uso do coador de pano

O coador de pano continua sendo o preferido por muitos brasileiros, principalmente no interior do país. É fabricado com tecido 100% algodão e, quando for usar pela primeira vez, lave-o e deixe curtir em um recipiente com borra de café. Esse processo elimina a goma do tecido e outros resíduos que possam interferir no sabor. Além disso, o coador de pano não retém todos os óleos essenciais, conferindo ao café um sabor mais agradável.

Após a utilização, os coadores de pano devem ser lavados exclusivamente com água, nada de sabão ou alvejantes. Guarde-os bem seco no armário ou em um recipiente com água dentro da geladeira. Esses procedimentos evitam a proliferação de bactérias. Entretanto, mesmo higienizado, o coador deve ser substituído periodicamente.

Pontos positivos

  • reutilizável;
  • econômico;
  • fácil de usar.

Pontos negativos

  • acúmulo de resíduos;
  • difícil manter a limpeza;
  • deverá ser lavado após o uso.

Vantagens e desvantagens do uso do coador de papel

O coador de papel foi criado em 1908 por uma dona de casa alemã chamada Melitta Bentz. Contudo, foi somente a partir de 1932 que o filtro de papel tomou as formas e as características que temos até hoje. Prático, tem trama mais fechada que o coador de pano e a retenção é maior na filtragem, resultando em um café mais forte e amargo.

A utilização deste método resulta em uma bebida mais brilhante e menos encorpada. Vale ressaltar que o coador de papel deve ter o mesmo tamanho que o porta-filtro.

Pontos positivos

  • descartável;
  • higiênico;
  • fácil de usar.

Pontos negativos

  • pode deixar gosto de papel;
  • não é econômico;
  • perde um pouco dos óleos essenciais.

Como preparar um bom café

Independentemente se estiver usando o coador de papel ou de pano, a preparação de um bom café é praticamente a mesma. Tudo começa pela escolha de um bom café e, para isso, você pode procurar os certificados da ABIC na embalagem. A água não pode ferver e o coador deverá ser molhado com água quente antes de colocar o pó. Isso evita que o gosto, tanto do tecido como do papel, interfira no sabor.

O pó é colocado sem pressionar, em seguida a água deve ser despejada sem muita pressa. Despejar um pouco, apenas para molhar o pó e em seguida, lentamente e em movimentos circulares, o restante da água. Ah! Não mexa com uma colher ou qualquer outro utensílio. O café fica em infusão por cerca de dois a três minutos.

Afinal, qual é o melhor, o coador de pano ou o de papel? Essa escolha vai muito do seu gosto e preferência, no entanto, o coador de papel é considerado como mais higiênico, já que é descartável e você não correrá o risco de proliferar bactérias. Em contrapartida, o de pano, quando bem higienizado e armazenado, não proporciona nenhum risco.

Logo, a percepção das notas, dos aromas e dos antioxidantes naturais é intensificada na filtragem no coador de pano. E você? Já fez café utilizando o coador de pano ou de papel? Qual é o seu preferido?

Compartilhe nas redes sociais suas dicas e sugestões para os outros apaixonados por café que visitam nosso blog!