O que observar no momento de comprar café online no Brasil?

Blog Villa Café, Mercado de Cafés

Um café de qualidade tem características marcantes, como aroma, doçura, acidez, corpo e amargor na medida certa. Como nem sempre é possível experimentar ou sentir o cheiro do produto — como acontece ao optar por comprar café online —, é importante saber avaliar alguns critérios.

O tipo de solo, o clima, a variedade, a procedência, o método de cultivo, o tipo de blend, o ponto de torra, o frescor, a moagem e a forma de preparação resultam em diversas qualidades para a bebida. Por isso, é preciso estar atento ao rótulo e às particularidades do café.

Pensando nisso, preparamos este post para você saber quais fatores observar antes de comprar café. Confira!

Procure opções diferentes e fuja das marcas tradicionais

Marcas tradicionais podem não passar por um rigoroso processo de qualidade e apresentar características inferiores. Por isso, a primeira dica é optar por lojas que trabalham com produtos de produtores que garantam maior frescor e um padrão de qualidade mais elevado. Se você comprar em revendedores, poderá receber cafés com torra não muito fresca.

Esse ponto é fundamental porque o processo de torrefação é um dos passos mais importantes durante a fabricação do café. Ela é estabelecida pelo tempo em que os grãos ficam expostos em cada temperatura. Antes de comprar café online, conheça os pontos de torra mais comuns:

  • torra clara: acentua a acidez e o aroma e suaviza o sabor, amenizando o amargor e o corpo;
  • torra média: traz equilíbrio para várias características como aroma, acidez e amargor;
  • torra escura: produz um café menos ácido, menos encorpado e mais amargo. É preciso ter cuidado, pois esse ponto pode queimar o grão e, consequentemente, acentuar o amargor e praticamente eliminar a acidez.

Esse processo interfere no sabor, no aroma, na acidez, no corpo e na finalização da bebida. Ou seja, praticamente todas as características podem ser trabalhadas ao longo da torra. O mesmo tipo de café terá atributos distintos conforme o ponto de torra usado e o quão frescos os grãos estão.

Busque combos e promoções

Combos e promoções são ótimas oportunidades para saborear cafés de qualidade e adquirir mais de uma unidade do seu produto favorito. Além disso, é possível experimentar novas bebidas e descobrir novos sabores — tudo com economia e com a possibilidade de ganhar brindes.

Investir em kits promocionais também é uma boa escolha. Alguns apresentam diferentes opções de cafés especialmente selecionados para que você não se arrependa da compra. O kit Reserva, por exemplo, vem com quatro pacotes de café Reserva com 250 gramas cada: um Melhor de Minas, um Santa Origem, um Vice campeão Cafés da Bahia e um Catuaí.

Visite o site da empresa

Antes de finalizar a compra, conheça bem o site da empresa. Verifique os certificados de segurança e confirme se as transações são seguras. Não deixe de visitar também o blog e veja se eles realmente entendem de café.

Oferecer conteúdo de qualidade é fundamental para mostrar domínio do assunto e respeito ao cliente. Por isso, leia alguns artigos oferecidos pelas lojas e baixe os e-books que achar interessante. Assim, você também entende o que esperar dos produtos que eles oferecem.

Considerar alguns detalhes ao comprar café online é fundamental para saborear uma bebida de qualidade e com características únicas. Mas lembre-se de que cada pessoa tem o seu gosto particular e preferência por determinados sabores. Por isso, o ideal é experimentar e definir o melhor café para o seu paladar.

Gostou das nossas dicas? Quer adquirir cafés de alta qualidade em um e-commerce confiável? Então conheça a nossa loja!