Saiba mais sobre os cafés especiais da Bahia!

Blog Villa Café, Indústria, Mercado de Cafés

Na história do Brasil, a Bahia sempre desempenhou um papel de destaque, tanto pelas grandes influências culturais que até hoje marcam lindamente nossa música, nossa culinária e mesmo nosso idioma, como também pelo impacto econômico que o maior estado da região Nordeste tem sobre o desenvolvimento nacional.

Desde antropólogos como Câmara Cascudo até romancistas como Jorge Amado, não nos faltam relatos sobre a força da cultura baiana. Em meio à imensa influência que a Bahia exerce sobre a formação da identidade nacional, um traço em particular se destaca para os amantes das boas xícaras: a produção de cafés especiais da Bahia.

Se você quer saber mais sobre o importante papel desse estado no cenário nacional dessa bebida e como seus produtores têm se unido a outros tantos em todo o Brasil para elevar nossa indústria a outro patamar, acompanhe-nos ao longo deste artigo e saiba mais sobre a Bahia e seus maravilhosos cafés!

A antiga relação da Bahia com o café

Hoje em dia, quando se fala em café de qualidade, grande parte do público volta sua mente para os produtores de Minas Gerais e do interior de São Paulo. E não é pra menos, afinal foi nesses dois estados que se implementou a famosa política do café com leite, que durante décadas representou a força motriz da economia nacional.

Entretanto, se investigarmos a história do grão no Brasil, logo constatamos que foi o Nordeste o local de entrada do café neste país. Ainda em 1727, o então governador do Maranhão e Grão Pará enviava um sargento à Guiana Francesa com o intuito específico de trazer uma muda do arbusto para solo tupiniquim.

Encontrando solo fértil e clima amigável, o café rapidamente se espalhou por Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas, tornando-se produto base na economia brasileira e dando origem a uma indústria fundada exclusivamente com recursos nacionais.

Na Bahia, o cultivo do café teve seu primeiro crescimento na década de 1970, sendo o principal responsável pelo desenvolvimento econômico de diversos municípios no interior do estado. Existem, atualmente, três regiões produtoras principais: Planalto e Oeste (ambas com café tipo arábica) e Litorânea (com café tipo robusta).

A Bahia hoje é o quarto maior produtor do país, com destaque maior especial para a produção de cafés especiais do tipo arábica. É o caso das versões produzidas por Antônio César Neri, que conheceremos a seguir.

O café de Antônio César Neri

O senhor Antônio César Neri vem, nos últimos anos, colhendo os louros de anos de dedicação e aprimoramento técnico no plantio, colheita e secagem dos grãos que cultiva na Fazenda Primavera, no município de Barra da Choça, interior baiano.

Você pode conferir este maravilhoso cafe aqui em nossa loja

Barra da Choça fica a 27 km de Vitória da Conquista e a 524 km da capital baiana. Em 2010, segundo levantamento do IBGE, a cidade tinha pouco mais de 34 mil habitantes e fica localizada a uma altitude média de 900 metros em relação ao nível do mar, sujeito às médias anuais de temperatura de 22°C.

É nesse terroir que César Neri cultiva as variedades Catuaí Vermelho e Amarelo, ambas 100% arábica, utilizando colheita manual seletiva e secagem em terreiro coberto. Todos esses elementos, como veremos, desempenham um importante papel no resultado final na xícara.

A importância da altitude

Produtores especializados exploram todas as variações possíveis em suas técnicas e no terreno utilizado para o plantio a fim de encontrarem a melhor combinação, que renderá uma xícara cheia de aroma e sabor.

A altitude em que o arbusto é plantado também exerce um papel fundamental nessa equação, alterando não apenas a temperatura média do local, mas também a incidência de chuvas e até mesmo a concentração de minerais no solo.

Assim, cafés como o cultivado por César Neri, acima de 900 metros de altitude, ganham uma concentração muito maior de compostos aromáticos e de sabor que aqueles cultivados a altitudes mais próximas do nível do mar, apresentando doçura mais pronunciada, notas cítricas, de baunilha ou mesmo achocolatadas.

Qualidade em todas as etapas

Além do importante papel desempenhado pelo terreno em si, a técnica de colheita manual seletiva empregada na Fazenda Primavera permite que apenas os grãos maduros (chamados de grãos cerejas) sejam colhidos, o que garante que 100% dos que são utilizados no preparo da bebida estavam no auge do seu sabor e aroma.

A secagem, realizada em terreiro de cimento coberto, segue as tradições mais antigas de produção artesanal, possibilitando que os grãos sequem de forma natural, pela incidência dos raios solares, sem que se apresse o processo.

A opção por técnicas mais artesanais de colheita e secagem faz com que a produção do senhor Antônio César Neri seja, de fato, menor, sobretudo se comparada à grande indústria do setor. Entretanto, são justamente essas técnicas que garantem a qualidade ímpar do seu produto, que vem sendo reconhecido em feiras e concursos em todo o Brasil.

Os cafés especiais para compra online

Apesar de o mercado brasileiro de cafés especiais se encontrar em um momento de franca expansão, ainda é difícil encontrar esse tipo de produto nas prateleiras da maioria dos supermercados.

Se você mora em uma grande capital, talvez ainda consiga encontrar um ou outro produtor em uma cafeteria especializada, mas, ainda assim, estará refém da demanda e dos preços praticados pelo local.

Entretanto, hoje já é possível encontrar alguns dos melhores produtores em lojas online, de forma cômoda e segura, com apenas um clique. É o caso da loja online da Villa Café, onde você encontra grandes manufatores e lotes premiados de todo o Brasil entregues diretamente na sua casa, com preço e qualidade sem igual.

A Bahia é realmente um oásis para os fãs dessa bebida, e depois de conhecer os cafés Antônio César Neri, não há dúvidas de que esse é um dos melhores produtores do Brasil.

E se você quer conhecer mais cafés especiais da Bahia ou de outras grandes regiões cafeicultoras brasileiras, não deixe de conferir a loja online da Villa Café. Lá você encontrará, além de grãos selecionados, sachês, equipamentos e utensílios para extrair uma experiência incrível em cada xícara!