Marketing para cafeterias: 5 estratégias para divulgar sua loja

Blog Villa Café, Mercado de Cafés

As cafeterias, especialmente estabelecimentos com uma pegada mais gourmet, estão se multiplicando Brasil afora. Pesquisas indicam um crescimento constante desse mercado, que movimenta mais dinheiro ano após ano. Para se diferenciar da concorrência que só cresce, é necessário investir em estratégias de marketing para cafeterias.

Essa medida terá um impacto muito positivo no seu negócio, já que auxilia no fortalecimento e divulgação da sua marca, e consequentemente fará com que você venda mais, atraindo mais o seu público.

Porém, como fazer tudo isso? Nós ajudamos a desvendar esse mistério: continue lendo e descubra 7 estratégias de marketing para cafeterias e divulgue a sua loja!

1. Invista no ponto de venda

O ponto de venda é essencial para a sua cafeteria. Por mais que em um primeiro momento você não veja a relação, ter um espaço físico bonito e agradável pode ser muito útil para a sua divulgação. 

Primeiro, é fundamental fazer um bom investimento na fachada, afinal, ela que estará exposta para quem passa na rua e pode ou não decidir entrar na sua cafeteria. Então, uma fachada bem feita pode ser decisiva para conquistar esse cliente. 

Depois disso, o espaço interno também deve ser aconchegante, já que ele tem relação direta com a fidelização do cliente. Se as pessoas não se sentirem acolhidas na sua cafeteria, elas não voltarão.

E, por fim, é importante utilizar também a calçada de forma estratégica, se for possível. Vale colocar alguma placa anunciando as promoções do dia ou até mesmo com alguma mensagem interessante, que impacte quem está transitando por ali.

O Villa Café possui um departamento de Marketing focado em ajudar os clientes a desenvolver a comunicação na sua loja. Se você precisa de ajuda, entre em contato conosco com as medidas da sua loja, que teremos o maior prazer em sugerir mudanças. 

2. Distribua cartões fidelidade

Uma boa estratégia de marketing para cafeterias é apostar nos cartões fidelidade. Essa estratégia não será útil somente para divulgar o seu estabelecimento, mas também para fazer com que o seu cliente retorne — afinal, esse é o grande objetivo.

Existem várias maneiras de fazer um programa de fidelidade. Você pode oferecer um café grátis a cada 10 comprados ou então dar descontos conforme a pontuação do cliente, por exemplo. Para acumular pontos, basta consumir.

Ainda é possível variar o formato do cartão. Ele pode ser magnético, como os de banco; pode ser de papel, para que você carimbe ou assinale cada café comprado; ou ainda pode ser virtual, com o controle realizado apenas pelo CPF do cliente.

Para criar os seus, você pode procurar uma agência ou gráfica da sua cidade ou contratar o serviço na internet, em sites que oferecem essa possibilidade.

3. Invista em marketing digital

Se todo mundo está conectado, como já falamos, é óbvio que você precisa investir em marketing digital, não é? Hoje as pessoas utilizam internet para quase tudo e muitas estratégias de comunicação e publicidade podem florescer nesse ambiente.

Redes sociais

A mais óbvia de todas é apostar na utilização das redes sociais. Se você ainda não tem uma fanpage no Facebook ou um perfil no Instagram, providencie logo. Caso já tenha, vale a pena estudar algumas estratégias que podem potencializar a sua presença nessas redes.

Uma boa dica é apostar primeiramente em fotos bonitas do seu cardápio. São elas que chamam mais atenção em meio a tanto conteúdo que existe hoje nessas redes. Elas são importantes também para criar desejo no seu público. Boas fotos farão com que as pessoas tenham vontade de consumir o seu produto.

É importante também gerar conteúdo de qualidade, garantir uma periodicidade nas publicações e interagir com quem marca presença nas suas redes sociais!

Blog

Se você pensa que blog é passado, está muito enganado. Essa ferramenta de comunicação digital está super em alta e é cada vez mais utilizada pelas empresas que querem ter uma boa presença digital.

O objetivo é entender bem o seu cliente e saber quais tipos de conteúdo ele quer consumir. Com base nisso, desenvolva posts para o seu blog que possam satisfazer as dúvidas deles, tornando-se um espaço de referência sobre o assunto.

Além disso, o blog também contribui muito para melhorar o seu posicionamento no Google. Assim, quando as pessoas fizerem a busca por cafeterias, encontrarão o seu site primeiro do que o da concorrência.

4. Crie um produto com refil

Que tal inovar e se diferenciar completamente da concorrência? Criar um produto também pode ser uma estratégia de marketing para cafeterias, desde que você saiba bem como fazer.

Bastante utilizado por redes de fast food, esse é um fator que diferencia uma marca da outra: a possibilidade de refil. Porém, como seu cliente dificilmente consumirá muito café em uma mesma ocasião, é necessário adaptar a estratégia.

Assim, surgem os pacotes de refil mensal. Por um valor determinado, o cliente tem direito a consumir tantos cafés no mês. Você pode alterar ou flexibilizar essa ideia conforme a realidade do seu estabelecimento, incluindo ou não cappuccinos e outros tipos de bebida nos pacotes.

Além de ser um diferencial, essa estratégia fideliza o seu cliente, que continuará frequentando o seu estabelecimento pela comodidade e os benefícios desse tipo de ação.

5. Faça degustações dos produtos

Quando você trabalha com comida, uma excelente maneira de atrair público para o seu negócio é oferecer degustações gratuitas desses produtos. Afinal, todo mundo ama comer, ainda mais sem gastar de nada. Então, essa é uma excelente estratégia de marketing para cafeterias. 

Então, cada vez que for incluir um produto novo no cardápio, faça um dia de degustação. As trocas de estação também são um bom momento para esse tipo de ação. Nesse caso, aproveite o verão para impulsionar a venda de bebidas geladas, tipo cold brew, e, no inverno, as quentes, como cafés gourmets e cappuccinos.

É importante mencionar que algumas das estratégias aqui citadas podem ser implementadas sem grandes custos ou muito trabalho. E, mesmo as que precisam de mais esforço para implementação, apresentam um excelente custo-benefício, já que trazem bastante retorno no que se refere à divulgação da sua loja.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre marketing para cafeterias, que tal aprender com quem mais entende do assunto? Descubra em outro artigo do nosso blog quais as principais lições do marketing da Starbucks.