Quais são os 7 cuidados para manter o café fresco na cafeteria?

Blog Villa Café

Existem vários fatores envolvidos no sucesso de qualquer empreendimento, mas um dos mais importantes é, com certeza, a qualidade do produto ou serviço ofertado. No caso das cafeterias, servir um café de qualidade superior é fundamental para atrair e fidelizar clientes. Porém, com a disputa atual do mercado, agradar o consumidor do primeiro ao último gole pode ser uma tarefa difícil, não é mesmo?

O primeiro passo para oferecer bebidas com sabor e aroma incomparáveis é comprar ingredientes de qualidade para o preparo do cardápio servido na cafeteria. Entretanto, de nada adianta investir em bons fornecedores e produtos gourmet se não forem tomados os cuidados necessários para manter o café fresco.

Quer aprender a conservar por mais tempo a matéria-prima mais importante do seu estabelecimento? Descubra os segredos para ter sempre café fresco para seus clientes:

1. Opte pelo café em grãos

Comprar café de boa procedência é uma exigência básica para qualquer estabelecimento do ramo da alimentação. Escolher um bom fornecedor envolve não apenas preço e condições de pagamento, mas principalmente a qualidade de seu produto.

Afinal, se o ingrediente é a base de todas as bebidas servidas na cafeteria, nada melhor do que investir em um café fresco e de ótima qualidade.

Os grãos de café preservam suas características por mais tempo porque demoram mais para oxidar — o pó tem uma superfície de contato com o ar muito maior e, portanto, oxida mais rapidamente.

Na hora de comprar, é preciso avaliar a forma como os grãos são cultivados, colhidos e processados. Em geral, os micro lotes de espécies premiadas são boas escolhas para cafeterias e restaurantes cujos clientes buscam experiências diferentes. Se o custo do microlote estiver alto para o seu mercado, opte por cafés gourmet “comerciais”, certificados, que vão garantir a qualidade e o padrão com uma boa margem de lucro.

2. Compre em pequenas quantidades

Em estabelecimentos comerciais, boa parte dos insumos utilizados no preparo dos alimentos e bebidas servidos são comprados em grandes quantidades.

Seja por uma questão de logística, preço ou comodidade, comprar um estoque razoável de produtos de uso constante pode ser uma boa estratégia de gestão para outros itens, mas, no caso do café, esse é um grande erro.

Mesmo que a cafeteria tenha um espaço adequado para o armazenamento, dificilmente o café se manterá fresco por muito tempo. Por isso, a melhor maneira de garantir as características do grão é comprar em pequenas quantidades com maior frequência.

Isso pode ser feito considerando a média de consumo semanal e mensal e fazendo um planejamento com seu fornecedor, para evitar problemas de abastecimento devido a imprevistos. Caso seja de seu interesse, o Villa Café possui descontos para clientes que fazer planejamento de compra antecipada, com remessas fracionadas.

3. Escolha a torra mais fresca

A torra é uma etapa importante no processamento dos grãos: quando bem feita, ela destaca as melhores características do café, preservando seus óleos aromáticos e balanceando sua composição.

É por isso que cada tipo de café pede uma torrefação diferente para atingir o melhor resultado possível. Sabor, aroma, corpo, acidez, tudo depende desse estágio. Depois de torrado, o café deve ser separado e embalado, e é capaz de ser conservado por mais tempo.

Porém, isso não significa que ele deve ser guardado indefinidamente. Quanto mais recente a torra, maior a chance de um café fresco e saboroso.

Os cafés gourmet do Villa Café são torrados semanalmente, conforme a demanda e, por isso, o cliente sempre recebe café fresco e no auge das suas propriedades sensoriais.

4. Use um bom recipiente para o armazenamento

As embalagens de café são produzidas de forma a preservar todas as suas características. Sem contato com o ar e envolvido em material apropriado, o grão de café permanece protegido do processo de oxidação e pode ser transportado por grandes distâncias.

Porém, depois de aberta, a embalagem se torna inadequada para a conservação do produto (mesmo que tenha válvula ou lacre de fechamento) e ele deve ser transferido para outro recipiente.

Os grãos de café devem ser guardados em recipientes de vidro, cerâmica ou latas metálicas — sempre com fechamento hermético. A vedação é fundamental para manter o produto fresco e em boas condições até o momento do seu preparo. Além disso, o pote deve ser escuro e opaco para evitar o contato com a luz.

5. Conserve o café em local fresco

Além de um recipiente apropriado, é necessário ter um espaço adequado para o armazenamento do café em sua cafeteria ou estabelecimento comercial. Muitas pessoas acreditam que o melhor lugar para guardá-lo é na geladeira. Porém, basta um local arejado, escuro e livre de umidade, como um armário ou despensa.

Embalagens devem ficar à distância de fontes de calor, como fogões, forno e micro-ondas, e protegidas da luz solar. Além disso, os grãos ou pó de café devem ser armazenados longe de produtos com odores fortes e materiais de limpeza, que podem comprometer sua qualidade.

6. Faça a moagem dos grãos na hora

Moer os grãos na hora do preparo é um cuidado essencial para ter sempre um café fresco e saboroso. Cada método exige uma granulometria diferente ,e em uma cafeteria, a moagem deve ser precisa para obter o ponto ideal de extração e uma bebida com corpo, acidez e aroma equilibrados.

Vale lembrar que o tipo de moagem determina a melhor forma de preparo para cada grão:

  • extrafina: para o café turco, de sabor forte e marcante;
  • fina: para o café filtrado em papel, pano ou Pressca.
  • média: para o espresso, de sabor suave e aroma intenso;
  • grossa: para prensa francesa, italiana ou cafeteira moka.

7. Prepare da maneira correta

Cometer erros na preparação pode transformar um café fresco em uma bebida sem sabor ou amarga, comprometendo a experiência dos clientes e prejudicando sua cafeteria.

Uma recomendação importante para garantir a melhor qualidade em cada xícara é utilizar a água na temperatura adequada — se estiver fervendo, ela pode queimar o pó.

Seguir as dicas de preparo para cada método, utilizar as quantidades corretas de cada ingrediente e servir imediatamente são outros fatores que contribuem para a qualidade da bebida.

Ainda que tenham boa durabilidade, os grãos e o pó de café são produtos orgânicos e perecíveis e, portanto, demandam cuidados para que se conservem por mais tempo.

Se em casa é fundamental tomar algumas precauções para manter o café fresco, em uma cafeteria isso é ainda mais importante, já que a qualidade das bebidas servidas depende do frescor de seus ingredientes.

Além do sabor e aroma, que dependem diretamente das condições de armazenamento, o café fresco conserva também suas propriedades nutricionais e seus benefícios para a saúde, como prevenção de câncer e diabetes, melhora das funções cognitivas e aumento da longevidade.

Gostou das nossas dicas? Curta nossa página no Facebook para não perder nenhum conteúdo!