Conheça nosso serviço de aluguel de máquinas de café em Belo Horizonte-MG

Blog Villa Café, Espaço Barista, Máquinas de Café

Historicamente, todo a região Sudeste e Sul do Brasil sempre esteve muito envolvida no cultivo e no comércio do café. Por causa disso, desenvolveu-se, na região, uma forte cultura de consumo dessa bebida, inclusive cultivares de grãos especiais.

Nessa região, o estado de Minas Gerias, em especial a capital Belo Horizonte, se destacam pela união perfeita entre uma cultura de consumo de cafés desenvolvida ao longo dos séculos, por ter alto potencial para o cultivo de cepas de grãos especiais e premium e uma das capitais brasileiras de maior efervescência cultural.

Se você vive na capital mineira e quer poder apreciar uma bebida de alta qualidade a qualquer momento do dia, seja na sua casa ou no escritório, certamente ter uma máquina de café de qualidade é fundamental.

Entretanto, sempre que pensamos em ter um equipamento como esse surge a pergunta: será melhor comprar ou alugar? Para ajudar você a tomar a melhor decisão, preparamos este material exclusivo com tudo o que você precisa saber sobre aluguel de máquinas de café em Belo Horizonte. Confira!

As primeiras máquinas de café e o aluguel de equipamentos

Apesar de toda a nossa tradição cafeicultora, as primeiras máquinas de café expresso começaram a chegar ao Brasil no final da década de 1997, importadas da Europa e dos Estados Unidos.

Por serem equipamentos importados, elas sempre apresentaram custos elevados, o que impossibilitava a compra por aficionados ou mesmo escritórios que desejassem oferecer a seus funcionários e clientes um café de qualidade.

Foi justamente para atender a um público que estava sedento de cafés de qualidade superior mas não podia arcar com os altos preços desse tipo de equipamento que surgiram as empresas especializadas em alugar máquinas.

Ao contratar um serviço como esse, você paga um valor fixo mensal e tem acesso a uma série de benefícios e comodidades, as quais veremos a seguir.

Vantagens de alugar uma máquina

Abaixo, analisamos algumas das principais vantagens em se alugar uma máquina de café expresso em vez de comprá-la.

Investimento que cabe no bolso

Máquinas de café expresso não costumam ser baratas, sobretudo aquelas que de fato entregam a qualidade que você merece. Um dispositivo assim, portanto, ainda que seja parcelado, compromete uma grande parte do seu orçamento pessoal.

Se falamos de empresas, então, o efeito pode ser ainda maior, uma vez que todas as compras precisam ser feitas de forma objetiva e racional.

Manutenção sem custos

Não é só o equipamento que apresenta um custo elevado — sua manutenção também pode ser bastante custosa e complicada, sobretudo se você não quer dedicar tempo e esforço para dominar todos os aspectos de manter uma máquina de café expresso.

Peças que emperram, vazamentos e outros defeitos menores podem acontecer, sobretudo em máquinas que são usadas sempre e constantemente, como no caso de equipamentos alugados para empresas.

Ao optar por alugar seu equipamento, você conta com manutenção especializada, programada para acontecer com a frequência ideal para que a sua máquina apresente sempre o melhor desempenho.

Troca em caso de defeito

Você já passou pela experiência de comprar um produto e vê-lo quebrar assim que acabar a garantia? Ao escolher alugar uma máquina de café, em vez de comprar uma, você não precisa se preocupar com consertos ou com garantias expirando. Sempre que ela apresentar qualquer problema, basta entrar em contato com a empresa locatária e um técnico recolherá o dispositivo e deixará uma nova no lugar.

Atualização constante

O mercado desse grão é um dos mais agitados do mundo, e está em constante evolução. Desde máquinas que trabalham exclusivamente com os moídos até as super modernas que tiram cafés perfeitos a partir de cápsulas e sachês biodegradáveis, a tecnologia a serviço de uma boa xícara não pára de surpreender.

Ao comprar uma máquina, você fica preso com ela por muitos anos e, por melhor que seja seu equipamento, não vai demorar muito até que ele esteja defasado, usando tecnologias ultrapassadas e quase obsoletas.

Contratando um serviço de aluguel de máquinas de café expresso, por outro lado, você tem à sua disposição os equipamentos mais modernos do mercado, sempre atualizados com as mais novas tecnologias e inovações desenvolvidas para elevar ao máximo a qualidade da sua bebida.

Escolhendo a máquina ideal

Agora que você já entende as vantagens de ter uma máquina de café alugada em casa ou na sua empresa, é hora de saber como escolher o modelo ideal para atender a sua demanda. Para isso, veremos o modelo mais recomendado para cada situação.

Casa

Em casa, onde a demanda é baixa, o mais recomendado são as máquinas de cápsulas. Esse tipo de máquina ganhou muita popularidade nos últimos anos, e hoje já é possível encontrar cápsulas em praticamente qualquer supermercado, a preços cada vez mais acessíveis e com razoável variedade de sabores.

Sua grande vantagem está na praticidade: basta inserir a cápsula, apertar um botão e dentro de alguns segundos seu café estará pronto. Sem treinamentos, sem equipamentos adicionais (como moinhos) e sem a necessidade de qualquer tipo de ajuste.

Por outro lado, consumidores mais atentos e que conheçam bastante de café dirão que o produto final na xícara não entrega tanta qualidade.

Escritórios

Aqui a demanda já é bem maior, e você também quer ser capaz de oferecer uma bebida de qualidade para seus clientes e parceiros. Por isso, a máquina mais recomendada é a superautomática, que apresenta moinho integrado, triturando os grãos, compactando o pó e tirando o café, tudo ao apertar de um botão.

O inconveniente desses equipamentos é a necessidade de limpeza e manutenção constantes e atentas, inclusive de seus componentes internos.

Grandes empresas

Com capacidade superior, as Vending Machines são mais recomendadas para empresas com grandes quadros de colaboradorss e alta rotatividade de clientes. Como o nome sugere, a máquina pode até realizar venda, recebendo valores em moedas, cédulas ou cartão de crédito. Mas se você quiser liberar gratuitamente o café e o chá, cobrando apenas pelo cappuccino e chocolate, também é possível!

Há Vending Machines com até 16 opções de bebidas e o Villa Café ainda fornece máquinas de snacks, com salgadinhos, doces, água e refrigerantes para agradar todo tipo de público!

Cafeterias e Restaurantes

Aqui não tem jeito: qualidade é tudo. E nenhum equipamento entrega um café de qualidade como uma máquina profissional.

Entretanto, manuseá-la não é fácil. Desde o tempo correto de extração até a quantidade correta de café, passando pela manutenção detalhada — tudo nessa máquina requer experiência e cuidado.

E aí, viu só como esse tipo de serviço pode ser a solução ideal para você? E se você quer saber mais sobre o aluguel de máquinas de café em Belo Horizonte e como você pode ter o melhor equipamento pelo menor custo, não deixe de conferir nosso artigo sobre escolha e aluguel de máquinas!