O que é o café Bourbon Amarelo e qual o seu diferencial em relação ao Bourbon Vermelho?

Blog Villa Café, Indústria

Embora o Brasil tenha um largo histórico como um dos maiores produtores de café do mundo e uma cultura de consumo diário de café, ainda não é algo comum vermos pessoas que se interessam bela bebida a ponto de procurarem conhecer de fato o que vai em suas xícaras.

Aqueles, porém, que resolvem mergulhar no mundo dos cafés de forma consciente, logo descobrem uma variedade de sabores e aromas — que comumente só se espera dos vinhos — presentes em grãos especiais, cultivados e processados com precisão artística. Um deles, o Bourbon Amarelo, tem conquistado fãs no Brasil e no mundo com seu perfil de sabor único.

Você quer conhecer um pouco mais sobre essa variedade de café, o que ela tem a oferecer e como ela se diferencia de outros cafés especiais? Acompanhe-nos ao longo deste artigo.

Os grãos Bourbon Amarelo e Bourbon Vermelho

O Bourbon Amarelo é uma variedade do tipo Arábica que foi examinada pela primeira vez em 1930 no Brasil, no estado de São Paulo.  Seu surgimento veio de uma mutação natural a partir do Bourbon Vermelho, encontrado pela primeira vez em 1708 na Ilha de Bourbon, hoje Réunion. Esta pequena ilha de colonização francesa ao leste de Madagascar é tida como o berço do Bourbon Vermelho.

Há também pesquisadores que dizem que o Bourbon Amarelo surgiu do cruzamento do Bourbon Vermelho com o Amarelo de Botucatu.

De forma geral, podemos dizer que o café Arábica se diferencia do Robusta por possuir aroma e doçura mais intensos, com maiores variedades de acidez e corpo, além de 50% menos cafeína, em média. Por isso, os cafés gourmets são de variedades do tipo Arábica, enquanto o café Robusta costuma ser usado para bebidas comerciais.

O Bourbon Amarelo no Brasil

Na última metade do século XX, o Boubon Amarelo foi sendo substituído aos poucos nas lavouras por variedades mais modernas, sobretudo por apresentar baixa produtividade e alta suscetibilidade a pragas e doenças. Mas o avanço nas técnicas de manejo e nutrição foliar têm devolvido a alta produtividade ao Bourbon Amarelo.

Nos últimos anos, ainda, com o crescimento do mercado de cafés especiais, ele tem experimentado um rápido ganho de popularidade ao redor do mundo, por trazer características muito desejadas à bebida final, e ser o cultivar com a doçura mais marcante no mundo.

Hoje, o varietal é produzido na região de Mogiana e em Minas Gerais, em altitudes entre 1.000 e 1.400 metros acima do nível do mar.

Por que pouca gente fala do Bourbon Vermelho? Qual a vantagem do Bourbon Amarelo?

Os grãos da variedade Bourbon estão colocados entre os melhores do mundo para a produção de cafés especiais. Isso porque dão origem a bebidas suaves, de baixa acidez e corpo médio, com acentuada doçura e notas achocolatadas, que chegam a lembrar cereais torrados e avelãs. Por isso, esse café oferece excelentes harmonizações com chocolates.

Embora esses traços sejam partilhados tanto pelo Bourbon Amarelo quanto pelo Vermelho, análises sensoriais conduzidas em ambientes controlados mostram que o varietal Amarelo apresenta maior concentração de compostos que conferem doçura e menor quantidade de ácido oxálico, o que configura uma bebida mais suave.

Segundo pesquisa realizada pela Fundação ProCafé, na qual foram analisados quatro genótipos de café do tipo Bourbon cultivados em Minas Gerais e em São Paulo, os genótipos Bourbon Amarelo IAC J9 e Bourbon Amarelo SSP são os mais indicados para produção de cafés especiais.

Os pesquisadores entendem que a concentração de ácido oxálico e de sacarose configura um excelente indicador da qualidade dos cafés especiais. Cafés de qualidade seriam, segundo eles, ricos em sacarose e pobres em ácido oxálico. Como vimos, esses parâmetros são melhor relacionados no varietal Bourbon Amarelo que no Vermelho.

Além disso, os ácidos lático, acético, málico e cítrico não causaram variações de perfil de sabor e aroma nas amostras estudadas, de onde se conclui que sua presença não altera a qualidade do café.

Essas características, é claro, podem ser acentuadas ou amenizadas a depender do terroir, das técnicas de cultivo e do método de secagem dos grãos.

Gostou de conhecer o Bourbon Amarelo? Vale a pena procurar por essa variedade e experimentar um dos melhores cafés do mundo, produzido aqui mesmo no Brasil.

E se você gosta de cafés especiais, aproveite para aprender como harmonizar cafés com queijos finos.