Centro de formação de baristas: entenda o que é e como funciona

Blog Villa Café, Espaço Barista

Dizer que o mercado está mais e mais exigente pode até ser clichê, mas nem por isso deixa de ser verdade. Com a crescente popularização de nichos gastronômicos, impulsionada pela popularidade de programas de televisão e por perfis especializados nas redes sociais, o consumidor tem tido acesso cada vez maior a produtos e serviços de qualidade excepcional.

No mercado de cafés não é diferente. Por mais que seja uma bebida simples, que costuma ser preparada sem muita atenção na maioria dos lares brasileiros todos os dias, o café anda longe de ser simplório. Varietais especiais cultivados sob condições climáticas ótimas mostram ao entusiasta que essa bebida também pode oferecer sutilezas e nuances de aroma e sabor.

E para que você possa extrair o melhor sabor do café e entregar um serviço de excelência é que existe o centro de formação de baristas. Nesses espaços os futuros profissionais aprenderão tudo o que precisam para encantar seus clientes.

Se você quer saber mais sobre como esses centros funcionam e o que é possível aprender em um treinamento de barista, acompanhe-nos ao longo deste artigo!

O que é um barista e o que ele faz?

Palavra que vem se tornando cada vez mais comum no dia a dia do brasileiro, sobretudo em grandes capitais, o termo “barista” vem do italiano e significa “atendente de bar”. Ou seja: inicialmente, os chamados baristas eram os profissionais que trabalhavam do lado de lá do balcão em cafés, preparando bebidas mais ou menos simples, sanduíches e refeições rápidas para serem consumidas in loco.

Com a explosão do café na Europa, não tardou até que esse profissional se tornasse também o responsável pelo preparo da bebida, especializando-se cada vez mais em preparar o grão da melhor maneira e misturando-o com ingredientes diversos, sempre à procura da perfeição.

O que é um centro de formação de baristas?

Assim como ocorre em todas as áreas em que existe uma grande tradição e uma busca crescente por aperfeiçoamento, também no preparo do café é preciso entender os processos que, a primeira vista, podem parecer simples, mas que guardam intrincadas reações químicas e detalhes importantes.

Naturalmente, a formação do profissional barista no início da profissão se dava por meio de um treinamento informal, geralmente no próprio local de trabalho, aprendendo os modos de preparo tradicionais da casa e, ocasionalmente, trazendo alguma inovação ou mudança.

Recentemente, porém, observamos o surgimento do centro de formação de baristas, que visa acelerar e aprofundar a graduação desse profissional, dando enfoque completo na garantia da qualidade da bebida.

O que se aprende nesses centros?

Nesses espaços especializados, o futuro profissional tem contato com técnicas comprovadas de preparo e extração, além de aprender a identificar traços indicativos da qualidade do café ou de ocasionais defeitos.

Entretanto, muito mais que centrar sua visão no grão já torrado e na xícara, um barista que faça jus ao título deve também procurar conhecer as técnicas de manejo e cultivo dos grãos, identificando como cada técnica e clima influenciará no resultado da bebida servida.

Sob esse ângulo, o trabalho do barista se assemelha ao do enólogo: ambos devem acompanhar o produto de seu trabalho desde a origem até o momento do consumo, buscando por condições ideais que realcem as melhores características da bebida.

Além disso, o barista em formação também aprenderá, obviamente, as melhores técnicas de preparo, desde o simples expresso até drinks feitos a base de café, como frapês e cappuccinos.

Por fim, os melhores cursos de formação também abordam aspectos físico-químicos envolvidos no preparo do café. Longe de ser uma mera formalidade, compreender profundamente o que está envolvido na produção de uma bebida de qualidade é um aspecto fundamental para a criação de blends ou mesmo de novas composições, as quais podem vir a se tornar a assinatura da sua cafeteria.

Para quem é recomendado o curso de barista?

O público-alvo mais evidente de um centro de formação de baristas são, obviamente, as pessoas que desejam se profissionalizar para atuar diretamente no mercado, elaborando cardápios ou servindo cafés.

Uma outra parcela desse público, porém, é composta por empresários da área de alimentos e bebidas que desejam trazer um diferencial aos seus negócios, oferecendo um serviço de cafés de qualidade, preparados com a técnica correta e com atenção à procedência dos ingredientes.

Por fim, temos as pessoas leigas que são apaixonadas por café e desejam entender mais a fundo a história e as peculiaridades dessa bebida. Muitos, no entanto, acabam comprando máquinas semi profissionais e desenvolvendo seu hobby em casa.

Independentemente de qual local você se encaixa, saiba que para se formar barista não é necessário nenhum conhecimento prévio, como uma formação em Gastronomia ou experiência no ramo. Qualquer pessoa pode procurar um curso.

Como o treinamento funciona e qual a sua duração?

Os cursos de barista são ministrados geralmente em turmas pequenas, para que os alunos possam aproveitar ao máximo o conhecimento e a experiência dos professores. Os instrutores geralmente são baristas experientes e reconhecidos pela qualidade de seu trabalho e por seu apurado conhecimento técnico.

É comum que os diferentes módulos sejam ministrados por profissionais variados, garantindo assim que os alunos aprendam cada aspecto da história e da produção do café com um especialista que se dedicou àquele tema em específico.

Quanto à duração, ela pode variar de um centro de formação para outro, mas não costuma durar mais que alguns dias. Ao longo desse período o estudante terá a oportunidade de testar todas as técnicas aprendidas, contando com a supervisão cuidadosa de um instrutor.

Quais as vantagens de um curso de formação?

Ser um barista especializado ou contar com um na sua cafeteria é garantia de que tudo aquilo que for servido aos seus clientes será preparado com a melhor técnica, visando os melhores resultados.

Um profissional capacitado também ajuda a reduzir custos, uma vez que sabe operar e manter todo o maquinário da cafeteria, eliminando gastos com manutenção e prolongando a vida útil dos equipamentos.

O universo do café é muito rico, não é mesmo? Por mais simples que possa parecer, cada xícara guarda em si um mundo de sabores e é preciso muito conhecimento para extrair o melhor de cada grão. Aproveite para conhecer o centro de formação de baristas Villa Café e solicite um treinamento para você e sua equipe!