Saiba como fazer o cappuccino perfeito em casa

Blog Villa Café, Receitas

Um bom cappuccino pode ser tão gostoso quanto um tradicional passado na hora ou um espresso. Além de ser uma ótima receita para começar bem o dia, também pode ser uma forma de agradar quem não gosta de café preto.

O que muita gente não sabe é que dá pra fazer a bebida sem a necessidade de uma máquina profissional. Por isso, neste post vamos ensinar a você como fazer cappuccino em casa. 

O passo a passo não é difícil e garante um café bem saboroso, como os saídos das cafeteiras. Acompanhe! 

Como fazer cappuccino em casa?

A receita que vamos passar é para você fazer em casa, de forma prática e rápida, o seu próprio cappuccino. Como já ensinamos em nosso blog, a receita tradicional de cappuccino é com 3 partes iguais de café, leite e espuma de leite. Veja como fazer:

Ingredientes

  • 1/3 (50ml) de xícara de café filtrado ou 25 ml de espresso;
  • 1/3 (50ml) de xícara de leite fervido, aromatizado com canela (1 colher de café) e chocolate em pó (1 colher de sopa);
  • 1/3 (50ml) de xícara de leite vaporizado;

Modo de preparo

Com o grão de café de sua preferência, faça o seu espresso. Em uma xícara, acrescente o café, depois o leite aromatizado e, por fim, o leite vaporizado, que você pode preparar em casa com um aerador de leite ou seguindo esta receita

O preparo é bastante simples. O segredo do cappuccino caseiro está no leite vaporizado, que é responsável por deixá-lo mais cremoso.

Como incrementar o seu cappuccino?

Agora que você já sabe como fazer cappuccino, confira algumas formas de incrementá-lo:

Nuvem de cappuccino

Nuvens nada mais são do que claras em neve saborizadas, que podem ser colocadas em cima da bebida para ajudar a decorar e também a melhorar o sabor. O melhor é que o preparo não é muito complicado. 

Você só vai precisar de pó para cappuccino, claras de ovo, leite, açúcar, amido de milho, essência de amêndoa e, claro, um pouquinho de dedicação. O resultado compensa!  

Chocolate

Um toque de chocolate também traz um sabor diferenciado e surpreendente para o seu cappuccino. Para isso, basta escolher um chocolate ao leite ou meio amargo (conforme a sua preferência) e misturá-lo ao pó antes de acrescentar a água fervente. Mexa bem até que o chocolate seja incorporado à bebida.

Optar por pedaços bem pequenos ou mesmo raspas de chocolate facilita esse processo. Você também pode colocar um ou dois quadradinhos de chocolate inteiros sobre a bebida, de forma decorativa, para degustar junto a ela.

Chantilly e canela

Uma das formas mais tradicionais de incrementar o cappuccino é colocar sobre a bebida uma cobertura de chantilly. Nesse caso, escolha servir em uma daquelas taças de café alongadas, específicas para cappuccino.

Você pode comprar o chantilly pronto ou fazer em casa, como preferir. Depois, é só dispor em cima da bebida, aproveitando para decorar a taça. Salpique canela em pó por cima e pronto! 

Açúcar baunilhado

Essa última preparação é para quem gosta de baunilha. O cappuccino baunilhado tem um toque especial, que foge um pouco daquele sabor clássico da bebida.

Para conseguir esse gosto, basta adoçar o seu cappuccino com açúcar baunilhado, que você pode comprar ou fazer em casa. Terá um sabor bem diferenciado!

Todas essas receitas podem ser feitas com a preparação de cappuccino caseira ou com o pó comprado pronto, que garante mais praticidade, um sabor irresistível e é ideal para aqueles momentos em que você está com pressa, mas não abre mão de degustar uma boa bebida. 

Quer saber como fazer cappuccino em casa de forma ainda mais rápida e garantir um bom sabor? Conheça a linha de produtos do Villa Café, preparados com muito carinho por quem entende e para quem ama café!