Descubra os segredos para fazer um delicioso café coado em casa!

Blog Villa Café, Receitas

O universo do café é repleto de variações para agradar aos paladares mais exigentes. Ainda assim, muitos coffee lovers em todo o mundo concordam: nada substitui o prazer de um bom café coado preparado em casa, como antigamente.

Porém, apesar de sua simplicidade, o preparo do café exige alguns cuidados para que a bebida ofereça sabor e aroma incomparáveis.

Confira alguns segredos para preparar o melhor café coado que você já provou!

Escolha o café ideal

Uma boa xícara de café começa já na escolha do pó: o sabor varia em função do tipo de grão (robusta ou arábica), da torra (clara, média ou escura), da espessura da moagem e até mesmo da região onde ele é cultivado.

Todas essas informações estão presentes na embalagem, junto aos dados do fabricante. Para preparar um bom café coado, o ideal é optar pela moagem fina.

Atenção: veja as certificações do café que está comprando: a ABIC gerencia os programas de qualidade e sustentabilidade com abrangência nacional. Os cafés são certificados como:

  • Gourmet: a mais alta qualidade, cafés 100% arábica de origem controlada e que utiliza matéria-prima diferenciada, tipo exportação.
  • Superior: bons cafés, que podem ou não ser 100% arábica, mas não atingem patamar de qualidade gourmet.
  • Tradicional: cafés cujo foco não é qualidade e sim preço. Utilizam as matérias-primas mais baratas. 

Se o café não apresentar selo nenhum, desconfie. Uma empresa que não informa o que está dentro daquele pacote, deve estar tentando esconder algo. 

Acerte na proporção

Usar uma quantidade maior de pó para deixar o café coado mais forte é um dos grandes erros na hora do preparo. O que determina o sabor mais intenso da bebida são os tipos de grão e de torra utilizados.

Por isso, na hora de preparar o café, é importante seguir as instruções da embalagem. A quantidade varia entre 70 a 80 gramas de pó de café (cerca de 10 colheres de sopa) para cada litro de água.

O pó deve ser colocado no coador de maneira uniforme e sem compactá-lo, para que a água escoe corretamente, garantindo o máximo aproveitamento dos ingredientes.

Utilize água filtrada ou mineral

A água tem papel fundamental no sabor do café coado. Por isso, não é recomendado utilizar água da torneira em seu preparo: o alto teor de cloro presente em sua composição pode alterar as características da bebida e prejudicar seu sabor e aroma.

A temperatura da água também faz toda a diferença no resultado final. Ao contrário do que muitos podem pensar, a água não deve ser fervida: a temperatura ideal é de cerca de 90ºC, um pouco antes de atingir o ponto de fervura.

Seja paciente na filtragem

Um cuidado essencial no preparo do café coado é molhar o filtro — seja de papel, seja de pano — com água quente antes mesmo de colocar o pó de café.

Esse passo pouco conhecido serve para eliminar aromas indesejados, remover resíduos de sabor do papel ou tecido e aquecer o filtro. A água coada nesse primeiro momento deve ser desprezada, e só então o pó de café pode ser colocado no filtro.

A água deve ser despejada lentamente, em movimentos circulares, para que todo o pó se umedeça por igual. O café deve ser coado sem mexer.

Modere nos complementos

Um café coado de qualidade não deve ser adoçado, para que seja possível apreciar características do grão como sabor, aroma e acidez. Porém, algumas pessoas preferem uma bebida mais doce, adicionando açúcar (branco ou mascavo) ou adoçante ao café já pronto.

Outros complementos que podem ser combinados com o café coado para surpreender o paladar são as especiarias, como canela, cardamomo e noz-moscada, e ingredientes como chocolate, leite de coco e até laranja.

Depois de pronto, o café coado deve ser apreciado imediatamente ou em até 30 minutos, enquanto suas propriedades se mantêm inalteradas. Para conservá-lo por mais tempo, é possível utilizar uma garrafa térmica de boa qualidade, que preserva seu sabor por algumas horas.

E você, tem algum segredo ou truque na hora de fazer um bom café coado? Conheça nossas opções de produtos, que vão valorizar ainda mais a hora do café: dos grãos ao , você encontra tudo para preparar seu café coado em casa!