9 livros sobre café que todo apreciador deve ler

Blog Villa Café, Curiosidades

O café é muito mais do que uma bebida cotidiana. É cultura, história, paixão, negócios e um ingrediente rico que pode ser utilizado de muitas formas diferentes. Para explorar todos esses aspectos e dar conta da importância desse grão, catálogos de livrarias e sebos disponibilizam diversos livros sobre café repletos de informações, curiosidades e receitas.

Essas obras trazem pesquisas históricas e dados científicos, guias de como prepará-lo e análises da sua importância para nossa vida social.

Para você não se perder em meio a tantas opções, selecionamos alguns dos livros mais relevantes sobre café, de acordo com o tipo de informação desejada. Confira abaixo algumas indicações e prepare a sua lista:

1. História do Café ― Ana Luiza Martins

Para se aprofundar no universo do café, uma boa opção é começar descobrindo a sua história. O livro narra a trajetória do grão desde sua origem e descoberta no Oriente, conta como ele se espalhou pelo mundo, a chegada ao Brasil e a importância que ele teve na história e na economia do País.

Além disso, investiga o seu papel na cultura e na sociedade, mostrando como a bebida se tornou símbolo de convívio social e motivo para encontros, debates e momentos de pausa e descanso.

A autora Ana Luiza Martins é historiadora com especialização em patrimônio cultural e história do café e escreve de forma agradável e bem-humorada, proporcionando uma leitura prazerosa e aconchegante como uma caneca de café com leite.

2. Brasil: do Café à Indústria ― Roberto Catelli Jr.

Nessa obra da Editora Brasiliense, o foco é a história do café e a sua importância para o avanço econômico do Brasil. Em apenas 70 páginas, o historiador e educador Roberto Catelli Jr. analisa o papel do grão no nosso passado e como ele impulsionou a industrialização e a modernização ― tudo isso em um texto fácil e envolvente.

3. Café com Design: a arte de beber café ― Miriam Gurgel e Eliana Relvas

Indicado para quem gosta do café como experiência sensorial completa ou como momento de prazer, esse livro aborda os locais onde ele costuma ser servido. Unindo as visões da arquiteta Miriam Gurgel e da barista Eliana Relvas, ele explora arquitetura, decoração e design das cafeterias e o papel social que elas têm como local de encontro, conversas, debates e trabalho.

A obra dedica um capítulo à história das cafeterias e sua evolução, das coffee houses tradicionais às grandes redes. Além disso, contém receitas, dicas de harmonizações com combinações clássicas e exóticas e informações sobre equipamentos e métodos de preparo.

4. Café ― Carlos A. Andreotti

Quem procura receitas com café pode se surpreender com esse livro. Parte da coleção Chefs da Gastronomia da editora Melhoramentos, o volume reúne mais de 100 sugestões criadas por 30 grandes chefs. Em suas páginas, o café é ingrediente de honra em drinques, doces, massas, pães, risotos, peixes e carnes.

Além das receitas, a edição traz um pouco de história, dicas de preparo e degustação assinadas pela especialista Isabela Raposeiras, uma crônica do escritor Luis Fernando Veríssimo e uma análise do mercado atual de café.

Quando foi lançado, “Café” ganhou o Prêmio Jabuti de literatura na categoria Gastronomia.

5. Sou Barista ― Concetta Marcelina e Cristiana Couto

Esse livro é uma ótima opção para quem deseja saber mais sobre o trabalho de barista. Bastante completo e didático, é uma leitura interessante para quem deseja iniciar nesse universo ou já tem conhecimento na área, mas está buscando se aprimorar.

Em quase 200 páginas, as autoras falam sobre a origem da profissão de barista e explicam algumas das suas técnicas mais importantes. Traça também um panorama do mercado no Brasil e aborda a produção do grão, do plantio até o beneficiamento e a classificação.

6. O Sonho do Café ― Andrea Illy

Para quem busca uma história de trabalho e muito sucesso para se inspirar, esse “O Sonho do Café” traz o relato do empresário italiano Andrea Illy, herdeiro e atual presidente do mundialmente conhecido café Illy.

Aqui ele narra a trajetória de sua família e sua empresa com paixão, emoção e profissionalismo. Em tom pessoal, mescla lembranças e ensinamentos de sua carreira e reforça a importância da busca pela excelência e inovação.

7. O Livro do Café ― Anette Moldvaer

Trata-se de uma boa opção para quem deseja um guia completo em um único volume. Em suas páginas, o livro percorre a história do café, apresenta suas principais espécies e características e discorre sobre os maiores produtores do mundo.

Em seguida, traz informações sobre preparo, equipamentos e métodos, e reúne mais de 100 receitas variadas.

8. Café: um Guia do Apreciador ― Francisco Alberto Pino e Celso Luis Rodrigues Vegro

Boa leitura para iniciantes ou apreciadores profissionais de café com um olhar mais técnico, esse livro é fonte de uma grande variedade de informações sobre o assunto. Em suas páginas, apresenta estudos médicos sobre a bebida, relembra hábitos milenares de consumo e traz ainda informações sobre o cafeeiro e dicas sobre como escolher e comprar os melhores grãos.

Os autores são pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola e apresentam as informações de forma simples e direta, fazendo da obra uma ótima fonte de consulta.

9. Perfume de Sonho ― Sebastião Salgado

Quando estiver cansado de ler, pegue esse livro para apreciar as belas imagens do consagrado fotógrafo Sebastião Salgado. Com uma câmera e seu olhar pessoal, ele registrou a produção de café ao redor do mundo, passando por países como Brasil, China, Índia, Colômbia e Etiópia.

Em suas fotos, Salgado revela o trabalho árduo de pessoas comuns nos cafezais ― anônimos de diferentes raças, gêneros e religiões que lutam diariamente para que o mundo possa saborear essa bebida.

Com essas sugestões de livros sobre café, você pode começar a fazer sua própria lista de acordo com interesses pessoais e montar uma biblioteca particular. Agora é só escolher o ponto de partida, pegar a sua xícara, escolher um canto tranquilo e começar a leitura.

Quer acompanhar mais informações e curiosidades sobre o assunto? Siga-nos no Instagram, Facebook e Twitter!