Tradição: conheça os 6 coffee shops mais antigos do mundo

Blog Villa Café, Curiosidades

A paixão por café, como você sabe, é algo que percorre todos os cantos do mundo. A infinidade de sabores possíveis e a forma como o café está atrelado à trajetória de diversos povos e países faz com que essa bebida sempre esteja associada a momentos, personalidades e fatos importantes que contam a história da nossa sociedade.

Apesar de os primeiros registros do café terem aparecido no século IX, na Etiópia, nem sempre o consumo foi algo difundido ou acessível a todos, algo que começou a mudar com o surgimento das primeiras cafeterias.

Hoje, aqui no blog, vamos conhecer um pouco da história dos coffee shops mais antigos do mundo e como eles guardam em suas paredes muito do charme, história, costumes e evoluções. Se você ama café, prepare-se para conhecer alguns dos pontos que não podem faltar no roteiro da sua próxima viagem!

Um passeio pelos coffee shops mais antigos do mundo

As primeiras cafeterias do mundo ainda nem levavam esse nome quando surgiram, lá no fim do século XV. Batizadas de Kaveh Kanes, elas surgiram na Arábia Saudita e eram um espaço onde podia-se passar uma tarde inteira conversando, ouvindo música e, claro tomando café.

Com o tempo, segundo conta a história, a bebida começou a ser apreciada em algumas regiões próximas, como a Síria e Constantinopla (atualmente, Istambul). Logo, viajou pelo Oriente e, depois, pelo Ocidente.

Quando o café começou a chegar à Europa, os coffee shops viraram pontos de encontro tradicionais e começaram a se espalhar. É lá, inclusive, que estão alguns dos que sobreviveram ao tempo e continuam a servir bons cafés e contar a história da bebida para todos os visitantes. Vamos conhecer alguns deles.

1. Café Le Procope, Paris (1686)

Esse é, definitivamente, um dos coffee shops mais antigos do mundo. Para muitos, ele é, sem dúvidas, o mais velho da Europa. Aberto em 1686, recebeu em suas cadeiras e sofás alguns dos principais nomes da história mundial, como Benjamin Franklin, Voltaire e Thomas Jefferson.

Um dos seus principais atrativos é que ele mudou muito pouco de sua decoração desde a sua abertura. Muitas peças daquela época, como belíssimos candelabros, continuam expostos no ambiente, assim como obras de arte clássica que seguem penduradas nas paredes do local, que é bastante imponente.

Hoje, reconhecido com um dos melhores restaurantes de Paris, o Procope começou sua trajetória como um simples café.

Para visitar: 13, Rue de l’Ancienne Comédie, Paris, França

Fonte da imagem

2. Caffè Florian, Veneza (1720)

Quem já foi a Veneza sabe que o Caffè Florian é um dos marcos da cidade e que não pode faltar em um tour. Por fora, o local tem uma fachada que parece desgastada e velha — claro, sinal evidente do tempo, já que ele foi fundado em 1720.

Por dentro, no entanto, o Florian é, hoje, um dos mais movimentados restaurantes da cidade, com pratos inclusive muito inovadores e que quase parecem não condizer com a sua idade.

Muito antes dos renomados pratos servidos atualmente, o café, lá no século XVIII, era um dos poucos que aceitava ter mulheres em suas instalações. Além disso, chegou a receber nomes como Charles Dickens, Proust e Lord Byron, que adoravam beber o espresso servido no local.

Hoje, além da comida, o Florian é praticamente uma galeria de arte, com peças e valiosas e antigas obras.

Para visitar: Piazza San Marco, 57, Veneza, Itália

Fonte da imagem

3. Caffè Greco, Roma (1760)

O Caffè Greco, em Roma, é um dos poucos locais da nossa lista que permanece com a sua principal característica até hoje: ser apenas um coffee shop. Ao contrário de alguns, ele não se transformou em um restaurante ou em galeria de arte.

O Greco é o café mais antigo de Roma e abriu suas portas ao público em 1760. Do lado de fora, apenas uma fachada comum entre as centenas que permeiam as calçadas da cidade. Lá dentro, no entanto, quem é apaixonado por café é transportado para o século XVIII, já que muito pouco mudou. Todas as características arquitetônicas e de decoração continuam lá.

Por esse café, passaram nomes importantes da Europa, como Keats, Lord Byron, Wagner, Lizst e Mendelssohn. Para muitos desses, o local era uma segunda casa.

Para visitar: Via dei Condotti, 86, Roma, Itália

4. Café Lamas, Rio de Janeiro (1874)

Apesar de o Brasil ter uma história com a bebida e de ser o maior produtor de café do mundo, muitos dos nossos antigos cafés não resistiram ao tempo. Com 143 anos completados em 2017, o Café Lamas, no Rio de Janeiro, é considerado um dos mais antigos cafés e restaurantes do nosso país. Durante sua história, recebeu intelectuais como Ruy Barbosa, Monteiro Lobato, Olavo Bilac e Machado de Assis. Apesar de, hoje, ser conhecido mais pelos seus pratos para o almoço, o local é bastante popular pelo seu café da manhã, que tem sempre lotação esgotada desde as primeiras horas da manhã.

Para visitar: R. Marquês de Abrantes, 18, Flamengo, Rio de Janeiro

Fonte da imagem

5. Café Central, Viena (1876)

Imagine conhecer um local que foi frequentado por Freud, Trotsky, Lenin e muitas outras figuras importantes da história mundial? Pois o Café Central, em Viena, é um desses espaços. A cidade austríaca carrega essa tradição e abriga até hoje esse tradicional café, localizado em um belo edifício na cidade.

Fundado em 1876, o Café Central hoje já oferece um cardápio de almoço e jantar, sem deixar de possuir um menu de cafés bastante variado. O local é uma experiência interessante para experimentar bons pratos e curtir uma boa localização.

Esse local chegou a ficar fechado por alguns anos depois da Segunda Guerra Mundial e reabriu as suas portas em 1975 no mesmo prédio, mas não no mesmo espaço dentro do edifício.

Para visitar: Herrengasse 14, Viena, Áustria

 

Fonte da Imagem

6. Algerian Coffee Stores, Londres (1887)

No coração do Soho, em Londres, está um dos mais tradicionais coffee shops do mundo. O Algerian Coffee Stores é bastante conhecido pelos seus espressos fortes e pela variedade de grãos que oferece aos seus frequentadores há 130 anos.

O Algerian, além de servir café, é bastante requisitado pela sua incrível gama de equipamentos para fabricação, torra, moagem e máquinas para a coagem do seu café.

Para visitar: 52 Old Compton St, Soho, Londres, Inglaterra

Fonte da Imagem

Agora que você já conhece um pouco da história dos coffee shops mais antigos do mundo, é hora de preparar as malas! Enquanto isso, siga as nossas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram) e não perca nenhum conteúdo, curiosidade e notícia sobre o universo do café!