Café etíope: a importância da bebida na cultura da Etiópia e do mundo

Blog Villa Café, Curiosidades

A tradição é um componente mais do que relevante na produção de alimentos e bebidas. Afinal, é a partir dela que receitas e métodos de produção persistem ao longo dos anos, fazendo com que as pessoas continuem tendo acesso a incríveis experiências gastronômicas.

Neste sentido, é possível considerar o café etíope como um desses sabores cheios de história. Foi graças ao seu antigo surgimento, que se deu no século X a.C. na Etiópia, segundo especulações de pesquisadores, que o consumo começou a ganhar adeptos ao redor do globo.

Se você deseja conhecer mais sobre esse tema e entender qual é a importância cultural do café etíope no mundo, continue lendo o post!

Qual é a importância do café etíope em seu país de origem?

Não seria nenhum exagero afirmar que ele é um traço marcante para a cultura nacional, servindo, inclusive, como uma espécie de identificador da Etiópia perante o mundo. Assim como o Brasil geralmente é lembrado por suas praias, por exemplo. Tudo isso por conta da tradição e do laço histórico entre o local e o líquido amargo.

Economia

De acordo com uma reportagem feita pelo Estadão, ele é o principal commodity etíope. O fruto Coffe arabica, popularmente conhecido no Brasil como café arábica, representa mais da metade dessas exportações. O mais curioso disso tudo é que essa mesma espécie simboliza cerca de 70% do consumo mundial.

Ou seja, nenhuma outra atividade econômica, nem mesmo o petróleo e seus derivados, rende tanto aos cofres etíopes. Algo em torno de 3,8 milhões de sacos são produzidos por ano: eles abastecem o mercado interno e também o externo.

O que é a “Cerimônia do Café”?

Quem visita a Etiópia inevitavelmente se depara com essa riquíssima atração cultural. A cerimônia, que pode ser vista tanto na capital quanto nos interiores do país, tem como principal objetivo destacar as origens da bebida, enaltecendo-a perante turistas vindos de todos os locais do planeta.

A experiência consiste em todo o processo de preparo de um dos melhores cafés do mundo: os grãos são lavados e torrados na hora, tarefa feita manualmente, na frente dos visitantes. Depois, ele é moído em um pilão, preparado e servido em uma garrafa de argila chamada de jebena. Todas essas etapas acontecem no rés do chão.

Vale a pena ler este relato detalhado do Vagamundagem para saber mais a respeito desse evento cerimonial.

Quais são as características do café etíope?

Como será, então, o sabor dessa antiga maravilha? Embora exista uma grande variação de sabores e aromas na vasta produção cafeeira da Etiópia, é possível dizer que, de um modo geral, ele tem tons florais e frutados. Isso faz com o sabor seja leve e extremamente agradável para o paladar.

O Harrar e o Sidamo são algumas das variedades que mais fazem sucesso mundialmente e harmonizam bem com entradas e sobremesas.

O café etíope é um patrimônio não só de seu país, mas também do mundo como um todo, tamanha a presença que ele tem em todos os continentes.

Se você gostou do texto e ficou curioso sobre essas histórias, deixe seu comentário no post!