O que é um barista? 7 dicas para se dar bem na profissão

Blog Villa Café, Curiosidades

A paixão por café pode, para muitas pessoas, inspirar a busca por mais conhecimento. Afinal, é natural querer saber mais sobre uma bebida apreciada no mundo inteiro, que consegue se reinventar ao longo de gerações.

Descobrir o sabor incomparável dos cafés gourmet, entender a importância da torra e da moagem para o preparo de um bom café e até mesmo se arriscar em receitas nas quais esse é o ingrediente principal pode abrir um novo mundo para os coffee lovers.

Mas algumas pessoas levam essa busca a outro nível, transformando uma paixão em uma nova profissão. Você sabe o que é um barista? O que faz esse profissional moderno, cada vez mais indispensável em cafeterias e restaurantes em todo o mundo? Afinal, barista é só alguém que prepara café?

Para descobrir as respostas para essas perguntas e entender de uma vez por todas o que é um barista, continue a leitura!

O que faz um barista?

Barista é o nome dado ao profissional responsável por preparar o café e operar as máquinas em cafeterias e estabelecimentos especializados.

O barista deve ter um conhecimento amplo a respeito de sua matéria-prima e das técnicas de preparo das bebidas à base de café, sempre buscando oferecer ao cliente uma experiência sensorial única.

O sabor, o aroma e até mesmo o visual de um café preparado por um barista devem ter qualidade excepcional, e a única maneira de conseguir isso é selecionando o melhor grão, na moagem ideal para cada tipo de preparo, de acordo com o gosto de cada cliente.

O que é preciso para dominar a profissão?

Para se dar bem como barista, você precisa:

1. Ser apaixonado por café

Afinal, até obter um resultado perfeito no preparo, você precisará experimentar muitas xícaras de café!

2. Ter um paladar apurado

Conhecer na ponta da língua as nuances de cada tipo de grão é essencial para preparar o café perfeito.

3. Entender tudo sobre a bebida

Do cultivo do grão até a xícara, o café passa por diversos processos que influenciam sua qualidade, seu sabor e seu aroma. O barista deve conhecer todos os tipos de torra, moagem e formas de preparo da bebida.

4. Saber manusear os equipamentos

Selecionar e moer os grãos, alimentar a máquina de espresso, operar a prensa francesa, usar corretamente o vaporizador e decorar bebidas quentes e frias são tarefas básicas do barista.

5. Fazer um curso especializado de barista

De nada adianta ser apaixonado pelo mundo do café sem ter conhecimento e qualificação para exercer a profissão. Existem cursos específicos para desvendar os segredos da bebida e obter a formação necessária para trabalhar como barista.

6. Ser simpático e criativo

Lidar com o público pode ser um desafio, mas é essencial para ter sucesso na profissão. Responder perguntas de clientes, recomendar bebidas e tratar a todos com simpatia e cordialidade faz parte da função.

7. Surpreender o paladar do cliente

Antecipar os desejos dos clientes e oferecer sempre um café perfeito é garantia de sucesso na profissão. Conhecer as novidades e tendências do mercado e se arriscar em receitas ousadas também aumenta as chances de satisfação dos clientes.

O mercado de trabalho para baristas qualificados e realmente apaixonados por café está em constante ascensão. Para se destacar entre a concorrência e conquistar uma boa posição, não basta preparar um espresso perfeito — é preciso ter domínio completo dos equipamentos, se manter sempre atualizado e satisfazer o paladar exigente dos amantes da bebida.

Agora que você já sabe o que é um barista, queremos saber: você se interessou pela profissão? Gostaria de conhecer mais sobre a história do café, aprender a preparar cafés especiais com maestria e, quem sabe, trabalhar nessa área? O primeiro passo é agendar seu treinamento!