Mitos e Verdades sobre o consumo de cafeína

12 Mitos e Verdades sobre o consumo de cafeína

Blog Villa Café, Café e Saúde

O café é a segunda bebida mais consumida no país, e nem poderia ser diferente, já que o Brasil é o maior produtor e exportador mundial desse grão — por ano, são mais de 43 milhões de sacas! O costume de iniciar o dia ou encerrar uma refeição com essa bebida forte e encorpada não é exclusivo dos brasileiros, e convidar os amigos para um cafezinho é praticamente uma tradição.

Mas existem diversas histórias envolvendo o consumo da cafeína, principal substância do café que também está presente em chás e refrigerantes do tipo “cola”.

Que tal descobrir os mitos e verdades sobre esse assunto tão polêmico? Confira:

1 – A cafeína só está presente no café?

A cafeína é um composto químico presente em diversas plantas, e portanto encontrado em vários alimentos e bebidas: no café expresso ou coado, no chá mate, no chá preto, em refrigerantes do tipo “cola”, em achocolatados e chocolates em geral, em bebidas energéticas e até em medicamentos.

2 – A cafeína traz benefícios à saúde?

Existem diversos estudos que comprovam que a cafeína, quando consumida em doses adequadas, pode ter um efeito positivo no organismo e contribuir para a saúde.

Um estudo do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, por exemplo, associou o consumo de café à diminuição da mortalidade, mesmo em casos de diabetes, derrames, infecções e doenças cardiorrespiratórias.

O café e a cafeína também podem prevenir doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer e auxiliar no tratamento de Alzheimer e Mal de Parkinson.

3 – Bebidas descafeinadas não contém cafeína?

Testes recentes comprovaram que diversas versões de bebidas que se diziam “descafeinadas” possuíam, sim, quantidades pequenas de cafeína — porém com um teor significantemente menor que a versão tradicional.

4 – A cafeína pode causar prejuízos à saúde?

Quando consumida em altas doses, a cafeína realmente pode trazer consequências à saúde, como arritmia, aumento do estresse, tremores no corpo, ansiedade, irritabilidade e até mesmo diarreia.

Cada pessoa tem uma tolerância diferente à cafeína, por isso é impossível precisar a quantidade máxima que pode ser consumida por dia.

No entanto, o consumo em torno de 500 mg (cerca de 4 xícaras grandes de café) já pode trazer malefícios à saúde.

5 – O consumo de cafeína pode causar câncer ou problemas cardíacos?

Não existem estudos que comprovem a relação direta entre o consumo de cafeína e o desenvolvimento de câncer ou de problemas cardíacos.

Porém, o consumo dessa substância em excesso pode elevar os níveis de pressão arterial, tornando o organismo mais vulnerável a problemas no sistema cardiovascular.

Em doses moderadas, a cafeína não causa problemas de saúde.

Com relação ao desenvolvimento de tumores (câncer), existem outros fatores que, associados ao consumo de cafeína, podem aumentar ligeiramente os riscos, como tabagismo, alimentação inadequada, sedentarismo e estresse.

6 – Existem contraindicações para o consumo da cafeína?

A cafeína é uma substância estimulante metabolizada no fígado e rapidamente distribuída por todos os tecidos por meio da corrente sanguínea.

Por isso, pessoas que sofrem de estresse, apresentam problemas psiquiátricos ou distúrbios gástricos, portadores de osteoporose e gestantes devem consumir cafeína com moderação.

7 – O café tem altas quantidades de cafeína?

O grão de café tem em sua composição uma quantidade de cafeína que varia entre 0,8% a 2,5%.

O teor de cafeína no café ou no chá mate, por exemplo, depende da região onde foram plantados, de como foram processados e da quantidade de água que foi utilizada no preparo da bebida.

100 ml de chá mate (industrializado) pode conter até 25 miligramas de cafeína, a mesma quantidade presente em 100 ml de chimarrão, por exemplo.

Um café coado bem fraquinho pode variar entre 25 a 30 miligramas de cafeína em 100 ml, mas pode chegar a 100 miligramas se for preparado no estilo brasileiro, bem forte e encorpado.

8 – A cafeína emagrece?

A cafeína realmente tem um efeito termogênico no organismo, ou seja, o consumo dessa substância pode acelerar o metabolismo e contribuir para a queima de calorias.

Porém, o emagrecimento só acontece quando o consumo da cafeína estiver associado a bons hábitos de saúde, como prática de atividades físicas e alimentação balanceada.

9 – A cafeína tem efeito analgésico?

Muitos medicamentos de combate à dor (especialmente dor de cabeça) tem em sua composição a cafeína, em doses moderadas.

Essa substância pode inibir a ação de uma enzima presente nos processos dolorosos do organismo, aliviando a sensação de dor.

Uma xícara de café bem forte teria o mesmo efeito se for consumida logo no início da enxaqueca — por ter características vasoconstritoras, ela evita a dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça, aliviando ou eliminando a dor.

10 – Crianças não podem consumir cafeína?

A crença de que crianças não poderiam beber café, por conter cafeína em sua composição, já caiu por terra há algum tempo.

A cafeína não traz consequências negativas às crianças, que podem tomar uma pequena quantidade de café com leite no café da manhã, por exemplo.

Além disso, a cafeína está presente em outros alimentos e produtos alimentícios que fazem parte da alimentação das crianças, como chocolates, refrigerantes e chás industrializados.

Como sempre, a moderação é a chave para evitar agitação excessiva ou irritação — consequências do consumo excessivo.

11 – Cafeína pode trazer benefícios a estudantes ou atletas?

A cafeína é amplamente conhecida por sua capacidade de estimular a atividade mental e o desenvolvimento físico e por isso o consumo em doses moderadas é indicado a atletas e estudantes.

A cafeína pode ajudar a aumentar a concentração, a memória, a velocidade de raciocínio e a habilidade para resolver tarefas complexas e abstratas, podendo melhorar a atividade mental e elevar os níveis de energia.

Não é à toa que estudantes recorrem ao café antes de uma sessão de estudos!

Já os praticantes de esportes ou atividades físicas percebem um aumento da resistência, melhora na percepção da dor e diminuição da fadiga pós-treino quando consomem pequenas doses de cafeína.

A queima de gordura também é intensificada pela cafeína, efeito bastante apreciado por atletas e esportistas.

12 – Cafeína pode causar desidratação?

É comprovado que a cafeína tem um efeito levemente diurético, mas quando consumida na forma de café ou chá, a própria água presente nas bebidas é suficiente para neutralizar esse efeito.

Os mitos e verdades envolvendo o consumo de cafeína podem gerar muitas dúvidas entre os apreciadores de café e outras bebidas cafeinadas.

Que tal compartilhar nosso post nas redes sociais e mostrar para os seus amigos que você entende tudo sobre isso?