café de verdade

O que é um café de verdade?

Blog Villa Café, Indústria

Definir um café de verdade é simples: é quando o pacote que você adquire, seja de café em grãos ou em pó, tenha apenas café, café sem defeitos, que não seja queimado e que seja produzido com estratégias de sustentabilidade ambiental e humana. 

CAFÉ DE VERDADE É CAFÉ PURO

O café em pó, por ser moído, pode dar espaço à má fé  de produtores e marcas de caráter duvidoso.

Afinal, quando vira pó, tudo tem o mesmo aspecto.

Já foi bem mais comum no mercado a prática de moer outras coisas com o grão de café: palha de milho, graveto, pó de tijolo, borra de café velho, etc.

Para vender a preços muito baixos, algumas marcas ofereciam pó de café adulterado.

Ou seja, a famosa fraude.

Para você, consumidor, a melhor forma de identificar um café puro é procurar na embalagem o selo de pureza, como esse aí do lado. Esse selo comunica que o café vendido passou por um complexo processo de verificação de “corpos estranhos” no pó e garante que não exista nada além de café. Caso não exista esse selo na sua embalagem, fuja.

 

 CAFÉ DE VERDADE É CAFÉ SEM DEFEITOS

Imagine você no sacolão, na frente das maçãs. Você olha, pega, apalpa as frutas para saber qual vai escolher. As verdes você deixa de lado, assim como as maçãs podres. Ou seja, você tem o controle total do que leva para a casa.

No caso do café não é assim: a embalagem já chega com os grãos selecionados pelo produtor. E é comum algumas marcas colocarem em seu blend grãos verdes, podres ou maduros demais.

E aí eu te pergunto: como você ficaria  se soubesse que o pó de café que você compra no supermercado provavelmente está cheio de café verde? Ou podre?

Café de verdade é feito com grãos bons, bem cuidados e colhidos na hora certa.

A Abic, a Associação Brasileira de Café, também tem um rígido controle para definir se há defeitos em cada marca. A forma do consumidor saber é verificar se na embalagem de café tem o símbolo de qualidade Gourmet, que é esse ao lado.

Existem outros selos de qualidade: Tradicional e o Superior.  O selo Tradicional comunica que nessa marca de café, existem até 20% de grãos defeituosos. E o selo Superior comunica que existem até 10% de grãos defeituosos na marca.

CAFÉ DE VERDADE NÃO É QUEIMADO

Todo grão de café passa por um processo de torra que deve ser feito com extremo cuidado. É essa torra que vai realçar as características do sabor, aroma e acidez.

Porém, dependendo do nível de torra, os grãos podem ser queimados. Esse, normalmente, é o ponto de torra dos grãos dos produtos apresentados nas prateleiras dos supermercado como café extra forte.

Talvez seja uma questão de gosto. Você prefere o amargor do café extra forte. Tudo bem, é uma escolha. Nossa função aqui é dar informações para você ter total consciência dessa escolha.

E a grande questão é: o café, quando queimado, mascara ou perde todas as suas características: perde sabor, doçura, aroma, nutrientes.

Ou seja: você bebe um café, mas com os seus nutrientes todos prejudicados pela torra. Isso é café de verdade?

 

CAFÉ DE VERDADE É CAFÉ SUSTENTÁVEL

Por trás de uma xícara de café tem muita história.

Como esse café foi cuidado? A fazenda onde foi plantado e colhido tem metodologias de preservação do meio-ambiente? Há programas de redução de uso de recursos naturais e agentes poluidores? A marca dessa café valoriza os produtores, os trabalhadores do campo, tanto social quanto economicamente?

Se essas não são preocupações de uma marca de café, então ela não te oferece café de verdade. Porque, além de não olhar para o futuro, ela te oferece grãos resultantes de más práticas de colheitas

Como identificar um um café sustentável:

Existe também um selo que comunica para o consumidor se a marca ou a fazenda adotam práticas sustentáveis. É esse ao lado.

Através dela, o consumidor tem a garantia que o grão de café utilizado pela marca tem a rastreabilidade assegurada desde a planta até a xícara, produzidos com critérios de Sustentabilidade e de Qualidade.

Procure e compre um café que te respeita como consumidor. Para adquirir um café de verdade, clica aqui.