benefício do café contra um tipo de câncer

Cientistas descobrem mais um benefício do café contra um tipo de câncer. Saiba qual!

Blog Villa Café, Café e Saúde

Eram quase mil pacientes diagnosticados com câncer de cólon no estágio 3, ou seja, o tumor ainda não havia se espalhado para outras partes do corpo, mas já havia se infiltrado em tecidos vizinhos e orgãos próximos.

Todos esses pacientes estavam sendo tratados com quimioterapia e cirurgia.

Durante 1999 e 2001, cientistas entregaram um detalhado questionário para cada um desses pacientes, onde eles respondiam questões sobre alimentação e estilo de vida durante e seis meses após o tratamento de quimioterapia.

O resultado surpreendeu. Descobriu-se que os pacientes consumidores diários de café tinham menos chance de morrer ou do tumor retornar.

Falando em números, aqueles que bebiam 4 ou mais xícaras tinham uma probabilidade 52% menor de más notícias do que os que  não gostavam de café.

E os que bebiam de 2 a 3 xícaras, tinha 31% menos de chance de falecimento ou retorno do câncer.

Ainda não se sabe qual é a relação direta, mas uma das hipóteses dá os méritos à cafeína: o elemento presente nas xícaras de café aumentaria a sensibilidade do corpo à ação da insulina e, por isso, seria preciso taxas menores do hormônio no corpo.

Isso reduziria as inflamações, que são fatores de risco para a diabetes e para o câncer.

O QUE É O CÓLON?

O cólon é um orgão que ocupa grande parte do intestino grosso.

Ele continua o processo de digestão: recebe o alimento já digerido, absorve água e alguns nutrientes.

RECOMENDAÇÕES PARA A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE CÓLON

  • Os exames de rastreamento e vigilância do câncer de cólon devem começar, em geral, a partir dos 50 anos.
  • Em grupos com risco mais alto – incidência do câncer de cólon ou de doenças inflamatórias intestinais na família – devem começar os exames a partir dos 40 anos ou 10 anos antes da idade que o mais jovem da família tinha ao receber o diagnóstico
  • Existem vários tipos de exame. Casos de baixo risco, podem escolher fazer o exame de sangue oculto, a retossigmoideoscopia (um exame semelhante à colonoscopia, mas que avalia um segmento menor), ou a própria colonoscopia. Em casos de alto risco, a colonoscopia é o exame de ordem.
  • Se a primeira colonoscopia for nomal, a próxima deve ser realizada dez anos mais tarde. Se o exame escolhido for a retossigmoideoscopia, ela deve ser feita de cinco em cinco anos. E se for restrito apenas ao sangue oculto, ele deve ser feito anualmente.
  • A decisão de fazer os exames mais invasivos após os 75 anos deve ser feita de forma individual. Porque, dependendo do contexto, os riscos podem ser maiores que os benefícios.

 NOSSAS DICAS

  • Beba muita água
  • Movimente seu corpo, no seu limite.
  • Beba sempre café de qualidade!
  • Tenha um médico, um clínico geral que te conheça profundamente.
  • E busque sempre ser feliz!