Xaropes para drinks: como usá-los em sua cafeteria

Blog Villa Café, Espaço Barista, Receitas

Se você tem um cafeteria e quer se destacar da concorrência, precisa oferecer produtos diferenciados. Além do café espresso e outras variedades tradicionais do cafezinho, como cappuccino e mocaccino, existem vários outros sabores que você pode acrescentar ao cardápio. Uma boa maneira de fazer isso é utilizando xaropes para drinks.

Eles podem ser utilizados de várias maneiras, para compor drinks alcoólicos e também os sem álcool, sejam com ou sem café. Neste texto, vamos ensinar como usar xaropes nas preparações, quais as melhores combinações e apresentar algumas receitas deliciosas. Quer saber tudo isso? Continue lendo!

O que são os xaropes para drinks?

Xaropes para drinks são bebidas concentradas, com alto teor de açúcar e, geralmente, saborizadas. Eles são utilizados principalmente para fazer coquetéis, mas em alguns casos podem até constar em receitas de comidas, como sopas ou bolos. 

Os xaropes surgiram com os árabes, que utilizavam os concentrados de açúcar para conservar as comidas no forte calor do deserto. Lá, chamavam o composto de sharab, que significa poção.

Embora sejam originários da Arábia, foi na França que eles ganharam fama e inúmeras variedades. Hoje, são produzidos xaropes com incontáveis sabores, como frutas, ervas, oleaginosas e até alguns mais inusitados: de legumes, pipoca ou sobremesas, como macarons.

Como utilizar xaropes nas preparações?

Agora que você já sabe o que são os xaropes e em quais receitas eles podem ser utilizados, deve estar se perguntando como fazer para incorporá-lo nas suas preparações. Fique tranquilo, o processo é mais fácil do que você imagina!

Para começar, é necessário lembrar que existem os xaropes caseiros e os industrializados. Para utilizar em estabelecimentos comerciais que atendem uma grande demanda de público, como cafeterias, restaurantes e casas noturnas, a nossa recomendação é utilizar as versões industriais.

Eles diminuem o custo das bebidas, trazem praticidade para o barista ou bartender e têm um período bem maior de conservação, garantindo os padrões de higiene necessários para o estabelecimento. Além do mais, não ficam devendo em sabor para os xaropes caseiros.

O processo feito na hora de utilizar xaropes para drinks deve variar conforme a receita do coquetel ou da bebida escolhida. Afinal, cada uma delas terá um processo de preparação diferente. 

Quais as melhores combinações de xarope com bebida?

Utilizando xaropes para drinks é possível fazer o coquetel que quiser e agradar a todos os paladares. Porém, se você está começando a utilizar o ingrediente e tem medo de sair explorando a sua criatividade, talvez seja melhor optar por algumas combinações clássicas e menos arriscadas.

A seguir, confira algumas dessas combinações e saiba por que elas são tão indicadas.

Chocolate quente com xarope de avelã

Se você é amante dos cremes de avelã que existem à venda no mercado, com certeza vai amar a mistura de chocolate quente com xarope de avelã. A oleaginosa costuma ser consumida com chocolate, pois acrescenta a ele um sabor levemente adocicado, com notas amendoadas. 

Café com xarope de menta

Apesar de ser uma combinação clássica, o café com xarope de menta não é uma bebida tão fácil de ser apreciada, como o chocolate quente com avelã. Ainda assim, quem gosta do refrescamento costuma amar essa mistura.

O xarope de menta trará refrescância e pode ser utilizado no preparo da bebida quente e também para fazer cafés gelados. É ideal para surpreender os convidados com um toque mais elaborado.

Milkshake com xarope

Uma boa maneira de incrementar o cardápio da sua cafeteria é servir milkshakes. A bebida gelada feita com sorvete costuma agradar muita gente, especialmente pela diversidade de sabores. Assim, ela pode ser servida ao gosto do cliente. 

Como os xaropes para drinks também são bastante versáteis, a combinação é incrível. É só exercitar a criatividade e misturar os diversos sabores de xaropes para drinks com o sorvete da sua preferência. Algumas boas combinações são: sorvete de creme com xarope de frutas vermelhas, sorvete de leite condensado com xarope de baunilha e sorvete de morango com xarope do mesmo sabor.

Todas elas resultam em milkshakes incríveis. Nesse caso, você evita o uso da cobertura para sorvete e aproveita que os xaropes incorporam muito melhor à bebida. 

Que tal aprender algumas receitas?

Com tudo que você já sabe sobre xaropes para drinks, só falta aprender algumas receitas para começar a utilizá-los em sua cafeteria. Fique tranquilo, pois nós vamos ensinar algumas para você logo abaixo.

Café com menta

Para essa receita refrescante, além do café e da menta, você terá um toque de chocolate, que deixa o sabor ainda mais incrível. Confira!

Ingredientes

  • 150 g de chocolate de cobertura;
  • 120 ml de leite integral;
  • 500 ml de café forte filtrado;
  • 4 colheres de sopa de xarope de menta;
  • chantilly.

Modo de preparo

Com o grão da sua preferência, faça o seu café e reserve. Depois, misture em uma panela o chocolate de cobertura, o xarope de menta e o leite. Deixe ferver e desligue o fogo. 

Coloque o café na xícara ou taça na qual você pretende servi-lo e lentamente incorpore a mistura de chocolate com leite e xarope de menta. Para finalizar, decore cobrindo com chantilly.

Moscow Mule

Esse charmoso drink, geralmente servido na caneca de cobre, é de preparo bastante simples e mistura os sabores de vodka e de gengibre, resultando numa combinação incrível. A nossa versão leva um chantilly de gengibre especial na receita. Aprenda a fazer!

Ingredientes

  • gelo;
  • 1 limão taiti pequeno;
  • Xarope para drink de gengibre;
  • 50 ml de vodka;
  • 50 ml de água com gás;
  • 125 ml de creme de leite fresco;
  • 1 colher de sopa de açúcar.

Modo de preparo

O primeiro passo é a escolha da caneca. Se tiver o tradicional modelo de cobre, opte por ele. Senão, pode servir em outra, desde que ela tenha capacidade de 300 ml. 

Encha a caneca de gelo. Esprema o limão sobre o gelo, acrescente 30 ml de xarope de gengibre, a vodka e a água com gás. Misture tudo com uma colher e passe para o preparo do chantilly.

Para o chantilly de gengibre, bata em uma batedeira o creme de leite fresco bem gelado, o açúcar e duas colheres de chá do xarope até que o creme comece a adquirir formato de ondas. Diminua a batedeira para a velocidade mínima e siga batendo, até que chegue ao ponto correto, ou seja, que ele fique firme e não caia da colher.

Decore a caneca com uma camada fina de chantilly de gengibre no topo da bebida e seu Moscow Mule está pronto para degustar.

Soda italiana de maçã verde

A soda italiana está se popularizando no Brasil. Com diversas possibilidades de sabores, é uma excelente opção de bebida para o verão quente do nosso país, e uma das mais tradicionais é a de maçã verde. Saiba como fazer!

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma taça de cerca de 400 ml, acrescente o xarope no fundo. Coloque 4 pedras de gelo e complete a taça com água com gás. Não mexa, pois, na soda italiana, o xarope deve ficar ao fundo para ser degustado.

Os xaropes para drinks são muito versáteis e fáceis de utilizar. Com uma grande variedade de sabores, eles podem dar uma cara nova para o cardápio da sua cafeteria, conquistando a sua clientela e se diferenciando da concorrência.

Se quiser implementar a novidade, conheça os muitos sabores de xaropes para drinks que temos disponíveis em nossa loja virtual. Entregamos para todo Brasil!