Milkshake de café: aprenda a fazer em casa!

Blog Villa Café, Receitas

É difícil encontrar alguém que não goste de milkshake, não é mesmo? A bebida é charmosa, refrescante e cheia de personalidade, já que permite abusar da criatividade com diferentes combinações.

Você já experimentou um milkshake de café, por exemplo? Essa receita é muito saborosa, podendo ser preparada de forma simples, no conforto do seu lar. Quer saber como?  Neste post, vamos ensinar a preparar essa bebida deliciosa. É só aproveitar!

Afinal, quem inventou o milkshake?

O milkshake surgiu nos Estados Unidos por volta de 1900. Na época era utilizado como fortificante (isso mesmo), um tônico feito com uísque, leite e chocolate batido, que  era servido aos doentes para auxiliar na recuperação.

Na década de 1930, com o aumento da popularidade das lanchonetes, pontos de encontro dos adolescentes, era comum pedir sorvete como acompanhamento de bebidas batidas, e o milkshake perdeu então o teor alcoólico e começou a ganhar outros sabores, como morango e baunilha.

Mas foi a ideia do americano Roy Kroc que fez tudo mudar. Em vez de servir como acompanhamento, ele decidiu acrescentar o sorvete como ingrediente da batida, e foi essa receita que deu origem ao milkshake da forma como conhecemos.

Quais eram os ingredientes da bebida tradicional?

Com o passar dos anos, os ingredientes da bebida foram mudando. A receita tradicional era composta por leite, sorvete, uma calda e, claro, muito chantilly na decoração. Os sabores mais famosos eram chocolate, morango e caramelo.

Hoje em dia, temos uma infinidade de sabores, e o acréscimo de frutas e outros condimentos, como castanhas e confeitos. Como a tradução literal de milkshake é leite batido, e no Brasil temos as vitaminas, é o sorvete que diferencia a bebida das demais, sendo o ingrediente essencial.

Como preparar milkshake de café?

Falando em variedades, agora que você já conhece um pouco mais da história do milkshake, que tal preparar deliciosas receitas à base de café?  É bem simples e vai fazer o maior sucesso. Confira:

1. Milkshake de café

Para essa receita, você vai precisar de:

  • 3 xícaras (chá) de sorvete de creme;
  • 1 xícara (chá) de leite integral bem gelado;
  • 6 colheres (sopa) de licor de café;
  • ½ xícara (chá) de infusão de café extraforte ou expresso;
  • calda de chocolate.

Para preparar, basta bater os ingredientes (menos a calda) no liquidificador bem rapidamente. Na hora de montar, acrescente a calda nos copos antes de servir. A dica é que pode ser finalizado com morangos e grãos de café. Fica uma delícia.

2. Milkshake com café

Uma variação da receita que também vale a pena experimentar é a seguinte:

  • 200 ml de café com leite preparado com leite em pó;
  • 100 ml de leite bem gelado;
  • 4 colheres de sopa de açúcar;
  • calda de chocolate.

Na hora do preparo, utilize forminhas de gelo para colocar o café com leite frio e congele. Ao servir, bata os gelinhos no liquidificador acrescentando o leite gelado e o açúcar. Depois é só decorar o copo com a calda de chocolate, valendo até colocar chantily.

Note que, nessa receita, os cubos de gelo feitos com café são utilizados como sorvete (granitas de café). Você pode também dar mais cremosidade, ao acrescentar sorvete de creme nessa versão.

Viu como é simples preparar milkshake de café em casa? Aproveite as dicas para desenvolver suas próprias receitas e brincar com as várias possibilidades que essa mistura pode proporcionar.

Gostou do post? Então, deixe o seu comentário e compartilhe com a gente a sua opinião e, por que não?, a sua própria versão de shake com café. Vamos adorar ler. Boa diversão!