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Não é novidade dizer que o mercado está cada vez mais exigente e que devemos nos esforçar para garantir a satisfação dos clientes. Mas, mesmo sendo esse um conselho básico, leve-o em consideração, pois é justamente o investimento em boas práticas de atendimento que nos faz alcançar a qualidade almejada para as nossas cafeterias.
Como você sabe, servir café é uma arte, e o curso de barista ensina todos os princípios, desde como reconhecer um bom café, como prepará-lo e, principalmente, como servi-lo de acordo com as técnicas da gastronomia e preparar deliciosas receitas.
Se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens dessa formação profissional, conheça, a seguir, 8 bons motivos para investir nela:
1. Servir um bom café
Já faz algum tempo que servir café deixou de ser uma ocupação por vezes informal para ser uma alternativa de carreira estável. Hoje, o barista tem visibilidade e projeção no universo gastronômico e conquista cada vez mais espaço e respeito.
No Brasil, a profissão tem aproximadamente 15 anos, sendo os profissionais do café os símbolos de sucesso de uma casa — afinal, esses especialistas são responsáveis pelo preparo das bebidas e pela criação de novas receitas e combinações dos ingredientes, garantindo uma alta qualidade e diversidade de sabores.
2. Aumentar as vendas da casa
Durante a formação, o barista aprende e desenvolve técnicas, fazendo um estudo aprofundado sobre o cultivo do café e os tipos de grãos e variações existentes e como extrair o melhor de cada um deles.
Agora, pense que todo esse conhecimento sobre café pode ser transmitido em conversas animadas dos baristas com os clientes que forem degustar bebidas exclusivas na sua cafeteria. A consequência desse trabalho é uma melhora no atendimento e, certamente, um considerável impulso nas vendas.
3. Oferecer o espresso perfeito
O coração de uma cafeteria é o café espresso, normalmente o mais solicitado. O nome deriva de “pressão”, e não de “rapidez” (expresso), como muitos costumam confundir. E o café espresso é aquele preparado de um jeito único e tradicional.
Em um curso de barista, o aprendiz conhece as condições ideais de preparação, as medidas e a temperatura perfeitas para extrair os óleos, os açúcares e o sabor do café, mantendo toda a cremosidade.
Na dúvida, é possível até realizar um teste simples: quando você coloca açúcar no café espresso, o creme deve retê-lo por alguns segundos na superfície. Depois que o açúcar for absorvido, o creme deve voltar a cobrir a superfície da xícara.
4. Obter mais sofisticação e credibilidade
Como já citado, os bons cursos abrangem diversas áreas de conhecimento: eles devem ensinar sobre conceitos históricos e técnicas necessárias para o melhor aproveitamento dos produtos.
O barista, então, pode explicar aos clientes sobre as origens do café servido e a forma correta de preparo, conferindo mais credibilidade e um toque de sofisticação para o estabelecimento.
É a rica base de um curso de barista que permite que o profissional trabalhe não somente com cafeterias, mas com diferentes tipos de empreendimentos, como restaurantes gourmet e consultorias de empresas, e ainda possa ministrar cursos.
5. Desenvolver um ótimo relacionamento interpessoal
Normalmente, o barista profissional exibe uma boa apresentação, já que interage diretamente com o público. Além disso, sua atividade demanda bom humor, equilíbrio emocional e uma postura proativa para atender a diversos tipos de clientes.
Não devemos esquecer, também, que ele é o responsável pela higiene do local, devendo se preocupar com a manipulação correta dos alimentos que serão servidos, para evitar o risco de contaminações e/ou intoxicações alimentares. E como todos esses pontos são básicos no curso, investir nessa capacitação é indispensável.
6. Conhecer tendências e inovações
Durante a sua formação, o barista tem contato com diferentes metodologias e aprende também a utilizar as melhores máquinas de café do mercado. Por isso, poderá ajudar com as inovações do negócio, sugerir melhorias de maquinários e contribuir para um aproveitamento completo dos equipamentos já existentes.
7. Dominar técnicas especiais
O curso ainda permite a especialização em algumas técnicas, e uma delas é a famosa latte art (ou coffee art), perfeita para encantar os consumidores com cafés especiais. Ao dominar esse e outros métodos de preparo únicos, o barista adiciona mais um diferencial para o negócio.
Essa técnica também permite a participação em concursos e festivais gastronômicos. Ou seja, um bom barista pode levar o nome da sua cafeteria para diversos lugares do Brasil e também do exterior.
8. Reduzir o turnover
Por último, vale ressaltar que uma equipe bem preparada reduz o risco de turnover, o verdadeiro pesadelo das cafeterias. Afinal, você não quer ter que treinar sua equipe o tempo todo por conta de trocas constantes de colaboradores, não é mesmo?
Ao investir nos funcionários, você faz com que eles se sintam valorizados, e isso os estimula a querer trabalhar em sua cafeteria por muito mais tempo.
Sempre existem novas formas de aprimorar o atendimento para que as casas de café conquistem cada vez mais clientes. O curso de barista, como vimos, é um ótimo investimento para firmar o negócio e criar novas oportunidades.
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