Que o cafezinho faz parte do dia a dia da maioria das residências do brasileiro, todo mundo sabe. Mas se até há pouco tempo essa paixão ficava concentrada principalmente entre as quatro paredes dos lares das famílias, hoje esse cenário mudou bastante.
Cada vez mais queridas e frequentadas, as cafeterias estão se tornando ambientes onde o café, embora ainda figure como estrela principal, se alia a soluções e possibilidades infinitas para os seus frequentadores.
E os dados relacionados ao mercado de cafeterias comprovam: de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), atualmente existem cerca de 3.500 cafés em todo o país, e os números não param de crescer.
Seja pelo crescimento no consumo dos cafés gourmet, seja pelo interesse expressivo do grande público por bebidas diferenciadas ou pelo conforto e praticidade de tomar o seu cafezinho em um local especial, é preciso ter planejamento para que o seu estabelecimento se destaque de forma saudável entre os concorrentes.
Neste post, falaremos sobre a importância de investir no seu café, como criar um bom relacionamento com a clientela e garantir um crescimento sustentável do seu negócio, acompanhando o crescimento do mercado de cafeterias. Ficou interessado no assunto? Continue acompanhando para conferir!
Mercado de cafeterias: um setor promissor
A maioria dos empreendimentos de cafeterias no nosso país é comandada por pequenos empresários, segundo a ABIC. Isso prova que o mercado de cafeterias está em expansão e exige cuidados a mais por parte de quem pretende embarcar nessa onda de negócios que registra crescimentos de 15% a 20% ao ano.
Inovar, apresentar diferenciais, estudar a concorrência e propor sempre novas opções para o seu cardápio: essas são estratégias em que todo empresário deve investir para não cair na mesmice.
Pensando nisso, a partir deste ponto, vamos mostrar outras soluções para tornar o seu estabelecimento mais atrativo, competitivo e, até mesmo, um ambiente mais agradável para a sua equipe trabalhar.
Café: o investimento principal
Você pode pensar em diferenciais, ideias inovadoras, equipamentos modernos e opções mirabolantes para atrair os seus clientes. Mas ele, o café, ainda é o personagem principal do seu negócio do mercado de cafeterias.
Por isso, garanta que a bebida oferecida no seu estabelecimento tenha qualidade: esse é o principal chamariz para clientes e é o que garantirá o retorno deles.
Com a certeza de que tem um bom fornecedor e um bom produto, é hora de pensar em novas maneiras de servir a bebida. Saia do tradicional café espresso ou coado e pense em outras possibilidades, como as cafeteiras italianas, a prensa francesa, entre outras.
Para garantir proximidade com seu público e ainda trazer uma experiência mais intimista, que tal usar coadores de pano e pequenos bules para servir o café diretamente nas mesas?
História: invista no conhecimento
O crescimento no número de pessoas, inclusive mais jovens, interessadas na cultura do café também é outro ponto que pode ser utilizado para atrair muita gente para a sua cafeteria.
Aproveite esse momento e abasteça os frequentadores do seu café com informações sobre os produtos que eles estão consumindo, como um pouco da história do grão, como ele foi cultivado, com o que ele harmoniza, etc.
Ainda nessa linha, é importante capacitar a sua equipe de funcionários para garantir que eles consigam transmitir essas informações com tranquilidade para os seus frequentadores e, claro, saibam o que eles vendem. Os baristas de sua equipe também devem passar por reciclagens e atualizações.
Realizar workshops, cursos, pequenas palestras e degustações no seu espaço também são formas de inovar na hora de fidelizar e transformar a sua cafeteria em um verdadeiro ponto de encontro para quem gosta de café.
Seu espaço: garanta um ambiente agradável
Como já dissemos, há muito tempo que as cafeterias deixaram de ser apenas um local para tomar um cafezinho e sair para outro compromisso. Hoje, os cafés devem acolher o cliente que gosta de passar um tempo lendo, trabalhando, conversando com amigos e até mesmo promovendo reuniões de negócios.
Assim, itens como decoração original, mesas, sofás, poltronas e cadeiras confortáveis, além de referências à paixão do seu estabelecimento pelo café, trarão uma atmosfera agradável e que, certamente, cativará antigos e novos clientes.
Dois mundos: o clássico e o moderno
Acredite: a sua cafeteria pode, sim, apresentar os elementos modernos que boa parte dos frequentadores de um espaço como esse busca na atualidade e, ainda, ganhar o coração de um público mais tradicional. Estamos falando da junção entre o tecnológico e o clássico.
Sendo assim, é essencial que você ofereça à sua clientela um bom serviço de internet sem fio, o famoso WiFi, que vai garantir que o seu local torne-se um ponto habitual para quem quer relaxar, mas sem se desconectar totalmente do universo virtual.
Em paralelo, criar um minibiblioteca ou disponibilizar uma estante com livros para que seus frequentadores possam se deliciar com uma boa leitura enquanto degustam os produtos do seu cardápio é uma ótima e simples alternativa.
Investimento: marketing e propaganda
O velho ditado que a propaganda é a alma do negócio não é uma falácia. Para se inserir e concorrer de forma sustentável com outras cafeterias, o seu espaço precisa aparecer ― e isso engloba diversas ações de marketing e propaganda.
Promoções, clubes de fidelidade, degustações e brindes são ferramentas tradicionais e que não caíram em desuso: continuam atingindo e captando público.
Entretanto, é preciso estar presente, também, no meio digital. Crie e cuide com capricho das suas redes sociais, do seu site e do blog da sua cafeteria. Utilize todos esses canais como ferramentas de contato, interação e captação de clientes. Responda a elogios e críticas e analise com cuidado as reclamações e sugestões que receber pelos espaços digitais.
Esteja sempre atento ao mercado de cafeterias. Acompanhe as tendências e evoluções e não hesite em arriscar, desde que com cautela e planejamento. Seguindo as dicas que demos neste post, certamente você trilhará um caminho mais firme para o sucesso do seu negócio.
Para garantir, também, que o seu maquinário prepare o melhor café da região, dê uma olhada neste outro post que preparamos com dicas dos melhores equipamentos, de acordo com o perfil da sua cafeteria!