O latte art, também chamado de coffee art por algumas pessoas, é uma prática recente que consiste em transformar as bebidas à base de café em verdadeiras obras de arte. Utilizando diferentes técnicas, o barista pode fazer das xícaras uma tela em branco e realizar desenhos em sua superfície.
As técnicas utilizadas podem envolver a inserção de um fluxo de leite sobre a bebida ou até mesmo a utilização de ferramentas específicas para criar os desenhos no café. Uma das modalidades mais interessantes é o grafismo, que produz uma estética realmente interessante e muito atrativa para os clientes.
Investir em novos modelos de café é uma excelente opção para incrementar as vendas e diversificar o público de qualquer cafeteria, permitindo aos clientes uma nova experiência e a realização de incríveis fotos para as mídias sociais.
A seguir, veja alguns efeitos do latte art para os negócios. Boa leitura!
O que é preciso para realizar o latte art em uma cafeteria?
As ferramentas necessárias dependerão da técnica utilizada para a realização da arte nos cafés. Há, de modo geral, três modalidades: o free pour (ou pouring), o grafismo (também conhecido como sketching) e o stencil art.
No primeiro caso, são utilizadas jarras específicas para distribuir o leite ou o creme na superfície do café e realizar os desenhos, que são obtidos com o auxílio do próprio objeto. No segundo, por sua vez, são usados palitos (semelhantes às canetas), espátulas e outros itens.
Já o stencil art utiliza canela ou cacau em pó para os desenhos. Eles são feitos com stencils, ou seja, pequenos moldes que permitem a realização da arte.
Essa técnica ajuda a melhorar as vendas de um negócio?
A resposta para essa pergunta é: sim! A venda de cafés é um negócio extremamente lucrativo, especialmente no Brasil, país cujos habitantes não dispensam um bom e velho cafezinho todos os dias. No entanto, inovar e trazer estratégias diferentes é fundamental como um diferencial competitivo.
Nesses casos, o latte art e o grafismo atraem clientes de todas as idades e interesses, mas especialmente um público mais jovem, antenado e que adora utilizar as redes sociais.
Além disso, esse tipo de estratégia é particularmente benéfica por atuar como uma ferramenta de marketing boca a boca. Nesse contexto, os próprios clientes falam sobre o estabelecimento para outros, aumentando a captação e fidelização da clientela.
A utilização de maquinário é recomendada nesses casos?
Embora não seja necessário o uso de um maquinário para a realização do latte art, investir em máquinas que desenham no café é uma boa pedida para que os processos sejam feitos com mais eficácia, inovação e velocidade.
Elas funcionam como uma espécie de impressora que reproduz, com a utilização de corantes livres de sabor e completamente seguros para o consumo, a imagem escolhida.
Gostou de conhecer mais sobre o latte art e o grafismo? Como podemos ver, investir nessa técnica é uma grande estratégia de negócios. No entanto, buscar por opções de lojas confiáveis para a compra das ferramentas necessárias é crucial para garantir a qualidade do produto para a sua clientela.
A Villa Café é uma loja referência no mercado. Nela, você pode encontrar os melhores produtos para trazer mais qualidade e sabor para o dia a dia de sua cafeteria e torná-la um sucesso ainda maior! Dê uma olhadinha em nossa loja virtual e até a próxima!