7 fatores que alteram o sabor do café e que você pode controlar

Blog Villa Café, Espaço Barista

Que o café é uma das bebidas preferidas do brasileiro, certamente você já sabe. O que você talvez não saiba é que o processo de preparo de um bom café não é tão simples quanto parece e começa no plantio do grão. Fatores como esse fogem ao nosso controle, mas existem algumas coisas que você pode fazer para garantir o melhor sabor do café.

Seja em casa, seja em uma cafeteria, os 7 fatores presentes em nossa lista merecem cuidado e podem ser aplicados por você na hora de preparar aquele cafezinho. Continue acompanhando para saber! 

1. O filtro utilizado 

A escolha do filtro que será utilizado na preparação do café é muito importante para garantir o sabor da bebida. Somente no que se refere ao filtro, são diversos os fatores aos quais você deve estar atento.

O primeiro deles é o tipo de filtro. Existem vários tipos de filtros, dentre os quais os mais comuns são os de papel, de pano e de metal. Nesse caso, nossa principal dica é que você escolha o filtro adequado para o tipo de moagem escolhida. A moagem do café usual, vendido em pó, é ideal para o filtro de papel ou pano.

Caso você prefira comprar seu café em grãos, recomendamos que regule a granulometria e o tipo de moedor escolhido de acordo com o filtro, para que o tempo de contato do café com a água seja o ideal. 

É importante também estar atento à limpeza do filtro. Para higienizá-los, o ideal é preparar uma solução de vinagre ou ácido cítrico com água quente, despejar no depósito de líquido da máquina e deixar ela funcionando, como se estivesse passando café. Esse processo garante a limpeza, que influencia diretamente o sabor do café. 

2. Tempo de uso de um coador de pano

Caso a sua escolha seja a de utilizar um coador de pano para passar café, é muito importante garantir que ele esteja sempre higienizado adequadamente, para evitar acúmulo de resíduos que podem resultar inclusive em fungos e bactérias. Mas, além da questão de higiene, o tempo de uso do coador e sua conservação adequada também interferem no sabor do café.

É fundamental que o seu coador de pano seja trocado pelo menos uma vez por mês, para garantir que ainda esteja cumprindo sua função adequadamente. Para higienizá-lo, utilize apenas água corrente, sem nenhum tipo de sabão ou detergente.

E lembre-se: para evitar qualquer interferência no sabor do café, o coador precisa ser escaldado antes da sua primeira utilização. Para isso, basta fazer uma mistura de café e água fervente e despejar sobre o coador normalmente. Descarte a bebida, higienize o coador e guarde-o na geladeira.

3. Qualidade da água

A qualidade da água também é fator fundamental na preparação de um café. Sobre isso, vale atentar a pelo menos dois aspectos que são bastante importantes. 

Filtragem

Quanto à filtragem da água, recomenda-se que seja utilizada água mineral para o preparo do café. Isso porque a água mineral é livre da adição de cloro e flúor, que impactam negativamente o sabor do café. 

Temperatura

A temperatura da água que será utilizada no preparo da bebida também é bastante importante. A temperatura ideal para colocar o líquido em contato com o pó de café deve ser em torno de 90ºC, próximo ao ponto de fervura.

Se a temperatura for menor, o café será sub extraído e não liberará todo o sabor e aroma que liberaria caso a água estivesse na temperatura ideal. Em caso de temperatura superior, o café será super extraído e liberará não somente os sabores desejados, mas também os indesejados, como amargor exagerado.

4. Armazenamento do café

As condições de armazenamento do café também impactam a qualidade da bebida que chegará à sua xícara. A armazenagem inadequada pode estragar os grãos.

Portanto, se encarregue de guardar corretamente o seu café. As condições ideais são: um ambiente escuro, sem umidade e sem contato com oxigênio. Depois que abrir a embalagem, o ideal é colocar o café em um pote escuro e bem fechado.

Armazenar o café na geladeira pode ser uma boa alternativa, já que sua duração aumenta. Fora da refrigeração o café fica em boas condições durante cerca de 15 dias. Na geladeira, pode durar até 30 dias. Nesse caso, o café também deve ser armazenado em um pote escuro e bem fechado. Depois que retirá-lo, o café só deve ser preparado quando estiver em temperatura ambiente. 

5. Temperatura da xícara

Talvez você não imagine, mas até a temperatura da xícara interfere no sabor do café. Ficou chocado com a informação? Nós vamos te explicar a razão desse fenômeno. 

Ele é mais simples do que você pensa e pode ser explicado pela física, já que trata da troca de calor entre dois corpos distintos. Se a bebida quente entrar em contato com a matéria gelada da xícara, ela esfriará rapidamente, sofrendo interferência no sabor. Por isso, o ideal é servir o cafezinho sempre em uma xícara morna. Interessante, não é?

6. Velocidade da preparação

Um fator que altera o sabor do café é a velocidade em que você o prepara. Se você quer garantir seu cafezinho com aquele sabor incrível, deve colocar a água bem devagar sobre o pó do café. Caso contrário, a bebida pode não ficar com o sabor esperado.

Nossa dica de preparo é começar umedecendo toda superfície do pó de café, para depois manter o fio de água quente no centro do coador, derramando lentamente. Assim, você evita que o sabor do café fique amargo.

7. Açúcar na água

Muitas pessoas costumam colocar açúcar na água durante o preparo do café e isso é um grande erro. Não só porque muda o sabor da bebida, mas também porque altera o ponto de ebulição da água.

Como já sabemos, a temperatura da água que será utilizada para passar o café é muito importante. Mexer nessa temperatura vai alterar consideravelmente as propriedades e o sabor da bebida e você não quer isso, não é mesmo? 

Se você estiver fazendo café para receber visitas, é mais importante ainda respeitar esse passo, já que muitas pessoas não gostam de café adoçado. Deixe açúcar e adoçante à parte, para que cada um coloque na sua bebida a quantidade que considerar adequada.

Embora o preparo do café seja aparentemente simples, são muitos os segredos que podem garantir um sabor incrível para a bebida que é preferência nacional. Por isso, todas as nossas dicas são de fatores que você pode controlar em sua casa ou estabelecimento, já que envolvem armazenamento, itens que serão utilizados no preparo da bebida e o próprio processo, que está nas suas mãos.

Gostou dessas dicas para garantir o sabor do café perfeito? Então, siga conosco e veja também a importância da xícara de café na degustação da bebida.