Dicas de conservação: saiba como preservar o café

Blog Villa Café, Curiosidades

Aqui no blog do Villa Café você já aprendeu a escolher os melhores tipos de grãos, as diferenças entre eles, como harmonizar a bebida, os benefícios para a saúde e muitas outras curiosidades importantes que certamente ajudam bastante a vida de quem é, assim como nós, apaixonado por café.

Hoje, no entanto, vamos falar sobre um assunto que se não for seguido com muito cuidado, pode colocar todo o seu investimento num bom café a perder: o armazenamento.

Seja em grão ou já moído, o acondicionamento correto do café pode garantir uma durabilidade maior, além da preservação dos sabores e aromas originais da iguaria. Fique ligado nas dicas de conservação que apresentamos hoje e garanta um café sempre fresquinho e delicioso!

Dicas importantes de conservação

Não é tarefa difícil garantir que o seu café fique bem conservado. Algumas dicas simples entregues por especialistas da área podem te ajudar a ter sempre uma bebida saborosa e com aquele aroma que somos capazes de reconhecer de longe.

  • A primeira dica valiosa é optar por comprar embalagens pequenas de café, mesmo que isso signifique que você tenha que voltar à loja várias vezes. Depois que você abre a embalagem original, o café começa a ter contato direto com o ar, que pode ser um problema. Por isso, mesmo que você o guarde em um outro recipiente, cada vez que você o abrir para pegar uma porção, pode perder seu frescor.
  • Um outro cuidado importante é guardar o seu café em potes muito bem fechados e, se possível, de cor escura. Recipientes transparentes recebem luminosidade que podem, ao longo do tempo, prejudicar o frescor do ingrediente.
  • Outra dica é o local onde será guardado o recipiente ou embalagem de café. Opte, se possível, um armário escuro e onde não haja exposição forte ao calor. Ao lado do fogão ou de um forno, absorvendo toda a alta temperatura do ambiente, nem pensar! Evite, também, deixá-lo próximo de temperos fortes que podem interferir no aroma e sabor.
  • Sobrou um pouco de café antigo em um pote e você já comprou uma nova remessa? Evite misturar os dois! A conservação do café é como a de uma fruta ou legume. Colocar um grão ou pó fresquinho junto a um antigo pode alterar o sabor!

Geladeira ou não: eis a questão

Muito se discute entre os amantes de café sobre a eficácia de se guardar pó e grãos dentro da geladeira. Isso realmente ajuda a manter o café conservado? A resposta, depois de muita especulação, é uma só: se você acondicionar da maneira correta, sim!

A geladeira vai ajudar, e muito, na conservação da matéria-prima da sua bebida. Para isso, certifique-se de que o pote em que você está guardando o café esteja sempre muito bem fechado. Isso vai evitar que ele absorva a umidade natural da geladeira, além dos aromas dos outros alimentos que estão guardados no eletrodoméstico.

Caso você não tenha seguido a dica que demos nesse texto, de comprar pequenas quantidades café, congelar o excesso também pode ser uma ótima opção para guardar o café que não será utilizado nos próximos dias. Mais uma vez, acondicione o pó ou os grãos dentro de um recipiente bem fechado (embalagens a vácuo são uma ótima opção) e só retire de lá quando tiver certeza que for usar!

Na hora de fazer o café que estava guardado na geladeira, outro cuidado: deixe o pó ou o grão atingir a temperatura ambiente antes de utilizá-lo!

Tudo por um café fresco

Pode até dar um pouquinho a mais de trabalho, mas, ao seguir essas dicas de conservação, você garante o um café fresco, encorpado e com sabor por mais tempo!

Conhece mais alguém que é louco por café e ia adorar saber essas dicas? Compartilhe este post nas suas redes sociais e deixe todo mundo expert em conservação de café!