Saiba como reduzir custos na cafeteria com nossas dicas!

Blog Villa Café, Mercado de Cafés

Um dos grandes desafios de qualquer empreendimento é a redução de custos. Isso porque não basta ter um produto de qualidade e conseguir atrair clientes  se os gastos não estão sob controle, eles vão corroer toda a venda.

Deseja saber como reduzir os custos na sua cafeteria? Então, acompanhe as dicas que preparamos neste post e veja como é possível aumentar ainda mais suas margens de lucro. Confira!

1. Corte custos desnecessários

Pode não parecer, mas é quase certo que existem custos na sua operação que podem ser reduzidos ou mesmo cortados por completo. Entre os mais comuns estão gastos com telefonia, internet, energia e água.

Felizmente, esses gastos podem ser minimizados com medidas simples, porém, eficazes. Veja:

  • institua uma política rígida de consumo de água;
  •  instale sensores de movimento para acender e apagar as luzes dos banheiros e desligar equipamentos que não estão sendo utilizados;
  • reveja os planos de telefone e internet.

Uma outra medida que tem ganhado popularidade entre os empreendedores é o pagamento de bônus atrelado à meta de consumo. Assim, sempre que ela for atingida, a equipe recebe uma pequena bonificação e, dessa forma, a empresa e os colaboradores saem ganhando.

2. Negocie com seus fornecedores

Seus fornecedores devem ser vistos como parceiros do seu negócio  quanto mais você vende, mais você compra  — isso é bom para você e para eles também. Assim, pode-se elencar quais produtos têm maior saída na sua cafeteria e negociar compras em grande volume junto aos seus fornecedores, com preços e condições de pagamento melhores.

Entretanto, tenha cuidado para não comprar itens pouco pedidos ou imobilizar uma grande parte do seu capital em forma de estoque e ficar sem giro.

3. Reduza os custos com equipamento

Se você usa uma máquina de café alugada, converse com o fornecedor do seu equipamento sobre a possibilidade de comprar a máquina, pois isso eliminará os custos mensais com aluguel.

Caso o valor cobrado pelo equipamento seja proibitivo, considere a troca por um modelo mais econômico, mas que atenda às suas necessidades sem problemas. Na Villa Café, realizamos essa troca sem cobrar multa sobre o contrato antigo.

4. Cuidado com a rotatividade

A contratação e demissão constante de funcionários, além de desgastante para a equipe, acarreta custos de treinamento, salário e indenizações trabalhistas que podem facilmente se acumular e virar uma bola de neve financeira.

Para reduzir o turnover, estabeleça critérios de seleção bem alinhados com a cultura da empresa e deixe claro, desde o início, quais as habilidades necessárias para que alguém ocupe uma vaga ofertada.

5. Padronize processos

No ramo de alimentos e bebidas, as equipes de produção devem funcionar como uma máquina bem calibrada, com eficiência e sem desperdícios. Para tanto, é fundamental que você padronize todos os seus processos.

Cada colaborador deve saber de cor qual a sua função e exatamente o que fazer em cada situação, desde a chegada dos clientes na casa, a preparação de cada produto, até o momento em que as pessoas deixam o estabelecimento.

Assim, você garante que cada preparação será feita da melhor forma, com o mínimo de desperdício e o máximo de eficiência e qualidade.

Perceba então que pequenas mudanças podem fazer toda a diferença para a redução de custos na cafeteria. Coloque as nossas dicas em prática e tenha grandes resultados! 

E aí, gostou deste conteúdo? Aproveite para dar um passo além e encontrar a cafeteira ideal para você!