Entenda o que é uma Pressca e como usá-la

Entenda o que é uma Pressca e como usá-la

Blog Villa Café, Máquinas de Café

Quem aprecia um bom café sabe que existem vários fatores que influenciam a qualidade da bebida. Desde os grãos, passando pela torrefação, até a forma de produção, cada um deles tem o poder de acentuar as melhores características da bebida.

Por isso, é natural que queiramos entender um pouco mais do assunto e pesquisar diferentes formas de preparar um delicioso cafezinho. O caminho mais natural é conhecer a cafeteira italiana e a prensa francesa. Mas você sabe o que é uma Pressca?

Para expandir a sua sabedoria e as possibilidades ao degustar um café, preparamos o post de hoje. Continue lendo até o final e entenda quando usá-la.

O que é uma Pressca e como ela funciona?

A Pressca é um utensílio 100% brasileiro desenvolvido para extrair o melhor de cada tipo de pó, sem deixar de lado a praticidade e o conforto de quem a usa. Por isso, o seu funcionamento é bastante simples.

Na Pressca, a mistura do pó com a água quente é o primeiro passo. O segredo é primeiro molhar o pó e mexer essa mistura para só então preencher a prensa com o restante da água.

Depois que eles descansarem por dois a cinco minutos, é só aplicar a pressão com o êmbolo.

O mesmo equipamento que prepara o café é aquele que o servirá. Ou seja, a Pressca faz a função do bule, uma vez que comporta a bebida de forma segura mesmo quando em movimento. Por exemplo, você pode levá-la no carro a caminho do trabalho.

Qual é a diferença entre a Pressca e a prensa francesa?

Para cada perfil de degustador de café existe uma cafeteira preferida. Existem aqueles que são fãs assumidos das italianas ou das francesas, outros preferem o Aeropress e até mesmo o coador de pano da fazenda. A verdade é que cada um deles traz características diferentes à bebida.

À primeira vista, a Pressca e a prensa francesa podem parecer o mesmo equipamento, mas existem algumas diferenças básicas entre elas. Para usar a versão do Velho Mundo também é necessário misturar o pó e a água antes de mais nada. Contudo, quando o êmbolo é forçado para baixo, o café é filtrado.

Ao paladar, a bebida da prensa francesa é bastante encorpada e aromática, mas o filtro impede que os óleos essenciais do pó acompanhem o líquido final.

Outro ponto de atenção para essa cafeteira é o fato de que a moagem tem que ser perfeita para que o método europeu funcione. Caso contrário, o pó pode passar para a xícara.

Por que extrair o café com ela?

A Pressca é uma revolução para os amantes de café. Ela extrai o melhor dos sabores e aromas que cada tipo pode oferecer justamente porque, no lugar do filtro, existe uma tela fina de aço inoxidável.

Ela segura os elementos sólidos, mas permite a passagem dos óleos essenciais para a bebida, o que permite uma experiência mais rica durante a degustação.

Além disso, ela é totalmente portátil, tornando possível carregar o seu cafezinho por aí. E não existem preocupações quanto à temperatura, uma vez que existem paredes duplas com uma camada de ar entre elas. Ou seja, ela mantém a bebida quente por mais tempo que todas as outras cafeteiras.

Agora que você entendeu o que é uma Pressca, ficou com vontade de experimentar as bebidas feitas com ela? Já pensou em expandir o seu conhecimento fazendo um delicioso café gourmet em uma cafeteira como essa? Comente aqui embaixo quais são as suas expectativas!