Não há dúvidas que o brasileiro é apaixonado por café quente, gelado, puro ou até mesmo incrementando por receitas que deixam o sabor ainda mais apreciável pelos adeptos. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 79% dos brasileiros consumem café. Ainda de acordo com a pesquisa, a média de ingestão diária por pessoa é de três a quatro xícaras de 50 ml e de 78,5 litros por ano. As empresas que atuam no mercado estão lançando novos produtos e até clubes de fidelização para atenderem esse público. Todo esse cuidado é essencial para identificar a real necessidade e/ou desejos dos consumidores.
O café foi descoberto há cerca de 300 anos. Entretanto, pouco se sabe sobre como e quando isso aconteceu. Algumas fábulas são repassadas por gerações para explicar sua história, como uma situação em que as cabras estavam pastando nas montanhas e comendo os frutos do cafeeiro e, em seguida, se sentiram animadas devido às propriedades estimulantes do fruto. Existem outras narrativas como a do religioso que foi expulso da cidade de Moca e se refugiou nas montanhas da Arábia. Ele identificou alguns frutos que cresciam no arbusto e, na tentativa de amenizar o gosto amargo, os tostou no fogo. Após esse processo, colocou os grãos na água e bebeu, percebendo o efeito revigorante.
Essa seria uma das justificativas para o café vir exclusivamente da Arábia até o final do século XVII. Com o decorrer dos anos, o café foi se popularizando no mundo e se tornou uma das produções mais rentáveis no comércio mundial. O consumo chega a 2 bilhões de quilos, dos quais cerca de 57% são fornecidos pelo Brasil. Atualmente, o café do tipo gourmet, feito de grão 100% Arábica, está em ascensão no mercado. Além do método exclusivo de plantio, colheita e produção, o sabor é considerado único e o grão tem qualidade superior ao tradicional.
Motivos para explicar o crescimento da produção e dos apaixonados pela bebida não faltam. O brasileiro está acostumado com o sabor de um bom cafezinho e reconhece seus benefícios. A bebida gera melhoras incríveis para o cérebro, a pele e o corpo. Quando se trata de antioxidantes, nada se compara as especificações encontradas no café. Outro efeito é a diminuição dos sintomas de enxaqueca. A mais recente descoberta publicada no “Nature Neuroscience” é que a bebida ajuda a memorizar melhor algo que foi aprendido.
Por outro lado, as empresas que atuam no mercado de café estão desenvolvendo inovações para atender os consumidores. Além de melhorar a qualidade do café em si, as corporações estão de olho nas novidades tecnológicas, que envolvem o preparo e a apresentação da bebida. Um exemplo dessa evolução são as cápsulas de café, consideradas como tendência de consumo do produto. Já a bebida em sachê, apresenta algumas facilidades para o consumidor como o formato compactado e a quantidade exata para fazer um legítimo café expresso. Outra proposta que está conquistando o mercado são os clubes de fidelidade. O cliente usufrui de produtos e/ou serviços exclusivos, como espaço para debates, e produtos com descontos consideráveis ou mesmo gratuitos.
Com as opções versáteis disponíveis no mercado de café, não resta alternativa para os consumidores além de se apaixonarem cada vez mais pela bebida. As facilidades complementam a razão de o café ser uma bebida presente, não apenas no café da manhã, mas ao longo do dia e em todas as ocasiões.