Programa de fidelidade da Starbucks: 3 lições para aplicar na sua cafeteria

Blog Villa Café, Mercado de Cafés

Por muito tempo, os programas de fidelidade foram considerados simples estratégias para atrair e reter clientes em tempos difíceis. Atualmente, sabe-se que fidelizar clientes é essencial para qualquer negócio e ainda mais importante para estabelecimentos que oferecem produtos de consumo diário, como é o caso das cafeterias.

Por isso, um programa de fidelidade não é mais um diferencial, mas sim uma exigência do mercado nos dias atuais. O consumidor sabe do valor de seu dinheiro e busca, além de qualidade e bom atendimento, reconhecimento.

Para criar um bom sistema de recompensas para seus clientes, nada melhor do que se inspirar em um exemplo de sucesso da área: o programa de fidelidade Starbucks se baseia em princípios simples para oferecer a melhor experiência de compras para os apaixonados por café em todo o mundo.

Analisando a estratégia da marca, que funciona em duas frentes (o cartão fidelidade impresso e o aplicativo), podemos tirar 3 lições importantes para você aplicar em sua cafeteria. Acompanhe:

1. Oferecer recompensas para fidelizar a clientela

Não há quem não goste de ganhar presentes e mimos de suas marcas preferidas — e, no caso do programa de fidelidade Starbucks, são várias as recompensas oferecidas aos clientes mais fiéis. O participante deve preencher um cadastro e registrar suas compras para ganhar estrelas, que dão direito a:

  • bebidas grátis no dia do aniversário;
  • doses adicionais de espresso em suas bebidas;
  • descontos e promoções especiais;
  • acesso antecipado a lançamentos da marca;
  • espresso grátis ao comprar um pacote de café;
  • bebidas grátis ao conquistar determinada quantidade de estrelas.

Muito mais do que simplesmente premiar clientes assíduos, o programa contribui para aumentar a frequência de consumo e a satisfação dos consumidores.

2. Disponibilizar cartão de recarga para aumentar o faturamento

Um dos destaques do programa de fidelidade Starbucks é a possibilidade de efetuar recargas no cartão da marca. No Brasil, os valores variam entre 10 e 200 reais e o cliente ganha mais rapidez e facilidade no pagamento.

Para a empresa, porém, a vantagem é ainda maior, uma vez que as somas movimentadas antecipadamente são significativas. De acordo com uma pesquisa do Wall Street Journal, o valor chegou a 1,2 bilhões de dólares em 2016, um número que ultrapassa os volumes que muitos bancos têm em caixa.

3. Usar a tecnologia para se aproximar dos clientes

O primeiro passo para modernizar o acesso ao programa de fidelidade Starbucks foi trocar o cartão preenchido a mão por um cartão digital e pelo aplicativo de celular, facilitando seu uso.

Além disso, a empresa aposta na comunicação direta com seus clientes através de e-mails e mensagens de texto que divulgam promoções, benefícios especiais e novos lançamentos de bebidas das lojas.

Porém, a inovação deve ser constante para cativar e fidelizar o consumidor. É por isso que a Starbucks investe muito para apresentar novidades para seu público. Uma nova função do app, implementada recentemente, permite que os usuários recebam avisos no celular ao passarem perto de lojas da marca e façam o pagamento antes mesmo de entrar no recinto.

Dessa forma, o programa de fidelidade Starbucks conseguiu conquistar o coração dos clientes com vantagens significativas para ambos os lados. Em pouco tempo, a empresa se tornou referência de sucesso no mundo inteiro, graças aos seus investimentos constantes em marketing, inovação e qualidade.

E você, o que conseguiu aprender com o programa de fidelidade Starbucks? Quer oferecer recompensas para seus clientes mais fiéis? Para continuar recebendo nossas dicas e descobrir como aumentar o faturamento de sua cafeteria, curta nossa página no Facebook e não perca nenhum conteúdo!