Como tirar boas fotos de cafés e pratos servidos em sua cafeteria?

Blog Villa Café, Curiosidades

Hoje em dia, é praticamente impossível encontrar alguém que não esteja frequentemente conectado à internet, seja para trabalhar e se informar, seja para curtir posts e fotos no seu feed. Ou seja, se você quer entrar no radar dos seus clientes, precisa chamar a atenção deles nas redes sociais. E uma das melhores maneiras de fazer isso é usar fotografias incríveis dos seus produtos.

Tirar boas fotos de cafés, porém, vai muito além de simplesmente fazer alguns cliques com a câmera do celular. É preciso achar a luz certa, criar composições, pensar nas cores e enquadramentos. Uma foto bem-feita pode ser a responsável pela atração de diversos novos clientes e aumento de vendas em sua cafeteria.

Quer saber como fazer isso? Confira nossas dicas e aprenda como atrair e reter sua clientela com o uso das fotografias!

O que é necessário para tirar boas fotos?

Por incrível que pareça, não há necessidade de investir em um equipamento profissional para fazer fotos memoráveis. Com um gasto relativamente baixo, é possível montar um kit com tudo que você precisa para fotografar melhor.

Câmera

Hoje em dia, já existem muitos smartphones com câmeras de alta qualidade. Elas têm ótima resolução e são repletas de funcionalidades, com uma interface simples e intuitiva, ideal para iniciantes e fotógrafos amadores.

Se mesmo assim for do seu interesse adquirir uma câmera profissional, o ideal é que elas ofereçam controles manuais e possibilitem a troca das lentes. Sobre elas, inclusive, é interessante optar por aquelas com maior abertura do diafragma (ou seja, maior capacidade de entrada de luz). As mais indicadas para fotografar alimentos são as f/1.8 e f/2.8.

Iluminação

Nem a mais potente das câmeras profissionais é capaz de fazer todo o trabalho sozinha, especialmente se a iluminação do local for inadequada. Por isso, investir em luzes e luminárias de qualidade (especialmente as arredondadas, que espalham a luz com mais naturalidade) é essencial.

No entanto, o mais recomendado ao tirar fotos de cafés é utilizar a luz natural sempre que possível. Fotografar próximo a janelas ou em lugares abertos garante que as fotos fiquem naturalmente bonitas e claras, sem a necessidade do flash ou de lâmpadas artificiais.

Tripé

Esse item é inteiramente opcional, mas pode ser um grande aliado na hora de fazer fotos profissionais.

Os tripés são uma boa alternativa para conseguir variação de ângulos e mais firmeza na hora dos cliques (o que ajuda com o foco). O ideal é adquirir um que possibilite várias configurações e alturas, para que a composição das fotos fique cada vez mais diferente.

Quais são as regras fundamentais da fotografia?

Fotografar é muito mais do que apertar o botão da câmera. Se você quer fotos que deixem seus clientes com água na boca e muita vontade de tomar um café, confira estas dicas:

Cor

Embora fotografias em preto e branco tenham seu charme, investir nas cores é essencial quando registramos alimentos ou bebidas. Isso ajuda a mostrar elementos como a textura de um bolo, a cremosidade de um capuccino ou a cor densa de um espresso, por exemplo.

Na hora de montar o cenário para a foto, pense na harmonização dos tons baseando-se no círculo de cores. As cores análogas se encontram à esquerda e à direita da cor escolhida. Já a cor complementar está diretamente do outro lado do círculo.

Luz

Impossível falar sobre uma fotografia de qualidade sem mencionar a importância da iluminação. Como já dissemos, a luz mais indicada é a natural, pois dá mais possibilidades para a foto e acrescenta alguns tons muito difíceis de replicar com a luz artificial — além de representar melhor a realidade. Experimente tirar fotos de cafés perto de uma janela de manhã bem cedo.

No entanto, a luz artificial também é importante, especialmente para fotografias durante o período noturno. Ela deve ser clara e se espalhar por todo o plano da imagem. Lembre-se de jamais fotografar diretamente na frente do foco de luz, pois isso cria uma sombra dura que atrapalha toda a composição.

Ângulo

Ao tirar uma foto, a maioria das pessoas escolhe o ângulo mais óbvio: a fotografia direta. Embora não exista nada de errado com essa escolha, é possível experimentar muito mais e fazer imagens melhores de outras perspectivas.

Experimente fotografar a mesa de cima para baixo, por exemplo. Dessa maneira, será possível capturar todos os elementos e obter um enquadramento perfeito, o tema de nossa próxima dica.

Enquadramento

Enquadramento é o nome dado ao processo de decisão do foco da imagem. É com ele que você escolhe quais elementos serão as “estrelas” de sua fotografia, deixando-os brilhar da forma merecida.

Para fazer um enquadramento interessante, é preciso investir em uma boa composição (o que veremos a seguir) e encontrar uma forma de destacar o prato ou a xícara. Você pode colocar o elemento central no meio da imagem, por exemplo, e deixar os demais elementos ao redor.

Composição

A composição, como o próprio nome já diz, se refere aos elementos que compõem uma fotografia. No caso das fotografias de alimentos, a composição normalmente envolve a mesa, talheres e outros objetos utilizados na cozinha — até mesmo as mãos que preparam ou servem os pratos.

A dica é escolher elementos neutros, que não tirem o foco do ponto principal da fotografia. Eles não podem ser excessivamente grandes ou chamativos, nem destoar das cores do prato ou da xícara de café.

Como fazer lindas fotos de cafés?

Na hora de criar uma imagem bonita e atrativa, vale tomar alguns cuidados. Veja só:

Menos é mais

O termo “espaço negativo” se refere à área “em branco”, ou vazia, ao redor dos objetos da foto. Ele é um elemento importante para fazer uma composição mais limpa e elegante, dando foco total ao prato ou xícara. Fotos assim, inclusive, geram 29% mais likes no Instagram!

Capriche na apresentação

Algumas pessoas costumam dizer que nós comemos com os olhos. E é verdade! A experiência gastronômica começa assim que avistamos aquela combinação deliciosa de texturas e cores à nossa frente. Por isso, crie visuais lindos para as bebidas, incrementando a apresentação.

Deixe alguns grãos de café expostos, sirva um pequeno docinho junto da xícara, monte uma tábua de queijos… Experimente combinações diferentes!

Ouse nas cores

Você se lembra da roda de cores que citamos? Use e abuse dessa poderosa ferramenta para criar contrastes e combinações únicas, que capturarão a atenção de seus clientes e deixarão suas fotografias muito mais bonitas.

Como utilizar as redes sociais para a divulgação?

Para aproveitar essas lindas fotografias no marketing do seu negócio, é preciso saber como divulgá-las corretamente no Instagram, a rede social perfeita para esse tipo de conteúdo. Veja nossas dicas:

Tome cuidado com os filtros

Use os filtros do Instagram ao seu favor para valorizar ainda mais suas fotos e torná-las únicas, mas tome cuidado para não perder a identidade visual. O ideal é manter uma coerência entre elas.

Use hashtags, especialmente #ApaixonadosPorCafe

As hashtags corretas vão fazer seu post ficar mais divertido, ser  comentado e ainda facilita que outras pessoas que ainda não te seguem, vejam seu post. Sugerimos hashtags com emoticons que são muito legais: #☕#❤  e #ApaixonadosPor☕. Não se esqueça das tradicionais também: #bomdia , #cappuccino , #cafegourmet ,

#coffeelovers , #ApaixonadosPorCafé

#braziliancoffee

Preste atenção no horário de postagem

Com milhares de fotos aparecendo o tempo todo, é muito fácil que uma publicação “se perca” no feed do seu cliente. Por isso, faça suas postagens nos horários em que os usuários estão ativos na rede social.

Duas ótimas opções são o horário de almoço e o fim do expediente.

Saiba o que seu público quer ver

Conhecer seus clientes (atuais e potenciais) é uma das formas mais eficazes de fazer marketing. Entenda que tipo de informação eles buscam e mescle as belas fotografias com dicas úteis, como receitas e outras curiosidades para captar a atenção e criar proximidade entre vocês.

Viu como fazer ótimas fotos de cafés no seu negócio? Produza imagens cada vez mais atraentes e chamativas para conquistar a clientela. E que tal ajudar outros empreendedores também? Compartilhe este artigo nas suas redes!