Entenda o que é o café descafeinado e seus benefícios para a saúde!

Blog Villa Café, Café e Saúde

Para que o café se torne a bebida cheia de aroma e sabor que conhecemos, primeiramente, os seus grãos precisam ser colhidos, torrados, moídos e embalados. É na composição desses grãos que estão concentrados nutrientes essenciais, como sais minerais, aminoácidos e a cafeína, substância cujos efeitos vêm sendo estudados ao longo dos anos. E uma variedade de café que desperta curiosidade nos consumidores é o café descafeinado.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, siga conosco, pois este post vai te contar um pouco sobre os benefícios que essa bebida pode trazer para a sua saúde. Confira!

O que é o café descafeinado?

A cafeína é uma substância estimulante encontrada nos chocolates, chás, refrigerantes e no café, e é absorvida rapidamente pelo organismo, causando sensação de bem-estar. Quando consumida em pequenas quantidades, não traz prejuízos à nossa saúde, mas, em alguns casos, a sua alta concentração pode trazer efeitos colaterais, como dores de cabeça, o aumento da ansiedade e a insônia.

Para esses casos, existe o café descafeinado, a mesma bebida, porém isenta dos efeitos colaterais. É comum pensar que ele é totalmente livre da cafeína, mas não é bem assim, pois essa classificação indica que 97% da substância foi retirada da composição.

Mas, afinal, como ele é feito?

Outra dúvida recorrente é se os procedimentos utilizados para retirar a cafeína fazem mal ao nosso organismo. Não se preocupe: os métodos são seguros e, na verdade, o desafio é retirá-la sem alterar características como aroma, coloração e, principalmente, sabor!

Mas sempre se pode contar com o auxílio da tecnologia para melhorar a metodologia. Entre as técnicas mais conhecidas estão:

  • método do gás carbônico: consiste em utilizar moléculas do gás para atrair a cafeína. Dessa forma, ela é retirada sem afetar muito nenhum dos outros componentes;

  • solvente: utiliza-se um solvente não prejudicial, como o acetato de etila, para realizar a remoção. O problema encontrado nessa técnica é que, se não for bem aplicada, ela pode alterar os outros atributos do café;

  • lavagem dos grãos: consiste em mergulhar os grãos em água com extrato do café sem cafeína. A diferente concentração da mistura faz com que a cafeína se separe naturalmente dos grãos. Esse processo também preserva mais os sabores naturais do café.

Quais são os benefícios do café descafeinado?

Os benefícios do café tradicional você já deve conhecer, mas, certamente, deve estar se perguntando quais são os do café descafeinado, não é mesmo? Acredite, são muitos e comprovados: quando a cafeína é retirada, os demais nutrientes presentes no grão prevalecem na bebida, trazendo muitas vantagens para o nosso organismo.

A primeira delas são as vitaminas. A vitamina B3, por exemplo, ajuda a aliviar o estresse ao retirar as toxinas do nosso corpo, enquanto a B2 auxilia na prevenção das dores de cabeça (que podem ser causadas pela cafeína) e ainda previne cataratas, além de melhorar a pele e fortalecer o sistema imunológico.

O café também é rico em potássio, que mantém nossa pressão arterial em dia e previne problemas cardíacos, e magnésio que, na dose certa, mantém nosso equilíbrio corporal. Temos também o ferro, que renova nossas células, o cálcio, que melhora a hipertensão e é primordial na formação de nossos ossos, e o fósforo, que melhora nossa memória, mantendo corretamente as funções de nosso cérebro.

A combinação desses nutrientes é outro fator relevante. Juntos, eles podem ajudar na prevenção e redução de doenças que você nem imagina, como câncer, Alzheimer, Parkinson e outras disfunções causadas por deficiência cognitiva, sem contar que protegem o fígado da cirrose.

Se tomado com moderação, o café também previne diabetes tipo 2, pois regula os níveis de açúcar no sangue, assim como mantém o colesterol em níveis saudáveis e ajuda no tratamento de insônia e ansiedade.

Assim como o tradicional, o café descafeinado é excelente para a saúde, mas vale lembrar que o consumo dos dois deve ser moderado. Especialistas acreditam que uma a duas xícaras de café por dia são suficientes para aproveitar todos esses benefícios.

Gostou deste post? Para ficar sempre bem informado com mais conteúdos sobre o universo do café, nos acompanhe em suas redes sociais favoritas! Estamos no Facebook, no Instagram e também no Twitter.