Conheça os benefícios do café na prevenção de doenças hepáticas

Blog Villa Café, Café e Saúde
Uma das bebidas mais amadas no mundo, o café é também fonte de muitos estudos científicos que investigam suas propriedades para a saúde humana. A boa notícia da vez é que pesquisas recentes têm demonstrado inúmeros benefícios do consumo do café para a prevenção e tratamento de doenças do fígado.
Confira algumas das descobertas mais recentes sobre como o café pode ser um aliado na prevenção de doenças hepáticas.

O café no tratamento de hepatite C

Especialistas que tratam pacientes com hepatite C recomendam que junto com o tratamento antirretroviral sejam ingeridas de duas a cinco xícaras de café por dia. A recomendação se deve a uma observação de melhor resposta ao tratamento em pacientes que tomavam essa quantidade de café. Isso porque a cafeína se liga a um receptor chamado adenosina que atuaria como um antifibrosante, reduzindo a formação de lesões no fígado e, consequentemente, a evolução da doença para uma cirrose.

O café e a redução da mortalidade por doenças do fígado

Estudos desenvolvidos por diversos institutos de pesquisa, entre eles o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH), observou taxas menores de mortalidade entre as pessoas que bebiam café, especialmente entre aquelas que faziam uso excessivo de álcool, em comparação com aquelas que não tomavam a bebida. Entre os pesquisados que bebiam álcool em excesso, mas também tinha o hábito de tomar café, as taxas nos níveis de GGT — que é uma enzima que pode causar danos no fígado — eram melhores que naqueles que não consumiam café. As pesquisas mostraram ainda outros benefícios para pacientes em tratamento de doenças do fígado, como uma redução significativa no risco de desenvolverem cirrose hepática.

O café e as doenças hepáticas relacionadas à obesidade

O consumo regular e moderado de café também se mostrou benéfico para pacientes que tinham doenças hepáticas relacionadas à obesidade, muitas vezes também com a presença de diabetes. Estudos com pessoas obesas e que passaram por cirurgia bariátrica revelou que aquelas que tomavam o café apresentaram menores taxas de esteatose hepática, que é um acúmulo de gordura no fígado.

O café e a redução dos riscos de câncer do fígado

Outro estudo, realizado no Japão, com 20 mil pacientes com doenças hepáticas crônicas, revelou que aqueles que tomavam regularmente o café apresentaram menores riscos de desenvolverem câncer no fígado. Os resultados foram confirmados em outra análise que apontou esse benefício em 16 outros estudos — que avaliaram a relação entre o consumo do café e a redução do câncer hepático.

Café descafeinado também protege o fígado

Um estudo desenvolvido pelo Instituto Nacional do Câncer em Bethesda, Maryland, investigou os benefícios do café para o fígado também na versão descafeinada. O objetivo do estudo era identificar se os benefícios observados nas pesquisas com a cafeína também se repetiriam na ausência dessa substância. Os estudos preliminares apontaram que mesmo as pessoas que tomaram apenas o café descafeinado também apresentaram melhores taxas das enzimas hepáticas, o que sugere que além da cafeína, outras substâncias presentes no café também protegeriam o fígado contra doenças como hepatites, cirrose e câncer. Compartilhe em suas redes sociais a boa notícia dos benefícios do café na prevenção de doenças hepáticas!