Conhece a corrida Moto Café Racer? Descubra agora onde surgiu

Blog Villa Café, Curiosidades, Máquinas de Café

Que o café é uma bebida apaixonante, isso nós já sabemos. Energizante, quente e rápido de se preparar e de consumir, não é de surpreender que o café tenha se associado também às corridas de motocicleta e a todo um estilo de vida.

Você sabe o que é uma moto café racer? Gosta de velocidade e de contracultura? Acompanhe-nos ao longo deste artigo e entenda essa tendência que está voltando com força total!

O que é uma moto café racer?

Entre as décadas de 1950 e 1960, na Inglaterra, os jovens disputavam corridas nas estradas, usando como marco de início e término do percurso os cafés de beira de estrada (daí o nome café races — corridas dos cafés).

Por causa das corridas, os jovens britânicos preparavam suas motos para ganharem mais velocidade, retirando tudo que fosse considerado desnecessário: para-lamas, bancos grandes e até os retrovisores.

Surgia, assim, uma estética de motocicletas que marcou todo o período e que vem ganhando novos adeptos nos últimos anos, dentro e fora do Brasil: a moto café racer.

Rock’n’Roll e contracultura

Como já mencionamos, as café racers surgem entre as décadas de 50 e 60 na Inglaterra, ou seja, no auge do movimento de contracultura. Rock’n’roll, jaquetas de couro, jukeboxes e penteados ousados marcavam a juventude rebelde do período. Esses eram os elementos que sempre cercavam as corridas ilegais de moto.

Hoje, com o retorno das motos desse gênero, voltam também todos esses elementos, o que faz com que a moto café racer seja, muito mais que um simples modelo de motocicleta, um verdadeiro estilo de vida.

Da garagem para a montadora

Embora tenha surgido como um fenômeno de personalização caseira, a moto café racer não tardou a cair também nas graças de algumas das principais montadoras, que começaram a fabricar modelos pensados para atender às demandas dos jovens da época.

Algumas das marcas mais renomadas a montarem café racers de fábrica foram: Triumph, Norton, BSA e até mesmo a gigante japonesa Honda.

Além delas, algumas marcas surgiram da combinação de elementos de diferentes montadoras. É caso, por exemplo, da Triton, que combinava o potente motor Triumph com quadro da Norton, um dos melhores do mercado. Da mesma forma, a Norvin combinava o motor Vincent à excelente estrutura dos quadros Norton.

Cafeteira ou motocicleta?

Inspirada na estética café racer, a Sanremo (uma das mais tradicionais fabricantes de cafeteiras da Itália) lançou a máquina Café Racer, que, assim como as motocicletas procuradas pelos aficionados, combina um design exclusivo com uma performance sem igual.

Disponível em três modelos diferentes, a Café Racer Sanremo foi a máquina oficial do Campeonato Mundial de Latte Art, em novembro de 2018, sendo também um sucesso de vendas mundo afora.

E você, fazia ideia de que o café e o mundo das motocicletas eram tão próximos? A moto café racer é incrível, não é mesmo? Se você gosta de ver sua bebida favorita ganhando o mundo de formas inusitadas, não deixe de conferir nosso artigo sobre as novas cafeterias em contêineres e até mesmo em bikes.