Veja 5 bebidas que possuem cafeína além do café

Blog Villa Café, Café e Saúde

A cafeína é um estimulante natural, e o seu consumo moderado (até 3 xícaras pequenas de café) é importante para o organismo. Afinal, ela estimula a atividade cerebral, aumenta nossa produtividade, melhora a circulação sanguínea e pode até ser usada como antidepressivo leve.

Certamente, a bebida mais conhecida por conter essa substância é o café, mas você sabia que existem outras bebidas com cafeína? Neste post, veremos algumas delas e todos os seus benefícios para saúde. Ficou curioso? Então, continue lendo!

 

1. Chá-verde

Para começar, que tal experimentar o chá-verde? Apesar de ter menos cafeína que o café, um copo desse chá pela manhã ou após as refeições traz bastante energia. Ele é refrescante, podendo ser servido quente ou frio e misturado com frutas.

Fazendo um breve comparativo, 240 ml da bebida têm, em média, 20 mg de cafeína, sendo que a mesma quantidade de café tem de 60 a 120 mg.

Benefícios

Além da cafeína, o chá-verde contém vitamina K (que fortalece os ossos), ácido fólico (que evita anemia), potássio e magnésio. Ainda, é antioxidante e diurético, ajuda no equilíbrio do organismo e favorecendo o emagrecimento.

2. Chá-preto

Da mesma família que o chá-verde, já que se origina da mesma planta, o chá-preto tem efeitos parecidos, mas um tipo diferente de torra. Preparado com as folhas um pouco mais envelhecidas, ele também é uma excelente alternativa para o consumo da cafeína.

Nesse caso, um copo de 240 ml de chá-preto tem, em média, apenas 45 mg da substância.

Benefícios

Ele auxilia a prevenir as doenças degenerativas e auxilia na digestão — ou seja, também é aliado do emagrecimento, pois assim como o chá-verde, acelera o metabolismo. Ainda, ajuda a proteger o coração e a melhorar o bom humor.

3. Chá-mate

Fechando a família dos chás, vamos falar de um dos mais consumidos no mundo, o chá-mate. Popular no Rio Grande do Sul, a erva mate pode ser servida quente ou gelada, também permitindo outras misturas.

Há quem diga que o chá-mate tem mais ou a mesma quantidade de cafeína do café, mas não é bem verdade — isso dependerá da forma e do tipo de solo que é cultivado. No geral, 240 ml de chá-mate têm cerca de 27 a 35 mg de cafeína.

Benefícios

Conhecido por seu efeito diurético, o chá-mate também ajuda no emagrecimento, controla o inchaço e elimina toxinas do organismo. Além disso, é utilizado no tratamento de diabetes, já que comprovadamente reduz a glicose no sangue. Diminui ainda a gordura no fígado e favorece a circulação sanguínea.

4. Chocolate

Muitos não sabem, mas o cacau também é rico em cafeína. Beber um bom chocolate, além de saboroso e nutritivo, auxilia ainda em outras funções no corpo, já que sua quantidade de calorias é excelente para dar energia.

Um copo com 240 ml de leite com achocolatado tem de 5 a 10 mg de cafeína, mas essa quantidade pode chegar a 15 ou 20 gramas de acordo com o tipo de chocolate utilizado no preparo da bebida. Basicamente, quanto mais amargo, mais cafeína.

Benefícios

Ao liberar serotonina no organismo, o chocolate melhora a sensação de bem-estar. Além disso, protege o coração e diminui a pressão arterial, pois incentiva a produção do gás óxido nítrico, que relaxa as artérias.

Outro benefício pouco conhecido do chocolate é proteger a pele do sol: em sua composição há certos componentes que reduzem os danos causados pela radiação UV.

5. Guaraná

Que o guaraná é um excelente estimulante nós já sabemos, não é mesmo? Ou vai dizer que você nunca ouviu sobre a capacidade do pó de guaraná de melhorar a atenção e espantar o sono? Mas a bebida ainda pode trazer outros benefícios bem interessantes:

Benefícios

Além de espantar o sono, o guaraná previne câimbras, enxaquecas, problemas gastrointestinais, e até a arteriosclerose. Isso porque ele é rico em vitaminas, que renovam as células e mantêm a pele jovem e saudável, além de ferro, fósforo, potássio — e, é claro, a cafeína. No caso do guaraná, a quantidade de cafeína a cada 240 ml é de 35 a 40 miligramas.

Então, viu quantas alternativas existem ao nosso querido cafezinho? Se você tem dúvidas quanto ao consumo de bebidas com cafeína, saiba que o grande problema é o seu excesso, como em todos os outros alimentos. Quando consumida de forma correta, ela não é prejudicial. Aliás, como você pode ver, a sua saúde só tem a ganhar!

Enfim, gostou do texto? Agora, se quiser conhecer ainda mais sobre esse assunto, aproveite para ler também sobre o Chai, a bebida indiana que leva cafeína como ingrediente!