Um dos grandes desafios de qualquer empreendimento é a redução de custos. Isso porque não basta ter um produto de qualidade e conseguir atrair clientes — se os gastos não estão sob controle, eles vão corroer toda a venda.
Deseja saber como reduzir os custos na sua cafeteria? Então, acompanhe as dicas que preparamos neste post e veja como é possível aumentar ainda mais suas margens de lucro. Confira!
1. Corte custos desnecessários
Pode não parecer, mas é quase certo que existem custos na sua operação que podem ser reduzidos ou mesmo cortados por completo. Entre os mais comuns estão gastos com telefonia, internet, energia e água.
Felizmente, esses gastos podem ser minimizados com medidas simples, porém, eficazes. Veja:
- institua uma política rígida de consumo de água;
- instale sensores de movimento para acender e apagar as luzes dos banheiros e desligar equipamentos que não estão sendo utilizados;
- reveja os planos de telefone e internet.
Uma outra medida que tem ganhado popularidade entre os empreendedores é o pagamento de bônus atrelado à meta de consumo. Assim, sempre que ela for atingida, a equipe recebe uma pequena bonificação e, dessa forma, a empresa e os colaboradores saem ganhando.
2. Negocie com seus fornecedores
Seus fornecedores devem ser vistos como parceiros do seu negócio — quanto mais você vende, mais você compra — isso é bom para você e para eles também. Assim, pode-se elencar quais produtos têm maior saída na sua cafeteria e negociar compras em grande volume junto aos seus fornecedores, com preços e condições de pagamento melhores.
Entretanto, tenha cuidado para não comprar itens pouco pedidos ou imobilizar uma grande parte do seu capital em forma de estoque e ficar sem giro.
3. Reduza os custos com equipamento
Se você usa uma máquina de café alugada, converse com o fornecedor do seu equipamento sobre a possibilidade de comprar a máquina, pois isso eliminará os custos mensais com aluguel.
Caso o valor cobrado pelo equipamento seja proibitivo, considere a troca por um modelo mais econômico, mas que atenda às suas necessidades sem problemas. Na Villa Café, realizamos essa troca sem cobrar multa sobre o contrato antigo.
4. Cuidado com a rotatividade
A contratação e demissão constante de funcionários, além de desgastante para a equipe, acarreta custos de treinamento, salário e indenizações trabalhistas que podem facilmente se acumular e virar uma bola de neve financeira.
Para reduzir o turnover, estabeleça critérios de seleção bem alinhados com a cultura da empresa e deixe claro, desde o início, quais as habilidades necessárias para que alguém ocupe uma vaga ofertada.
5. Padronize processos
No ramo de alimentos e bebidas, as equipes de produção devem funcionar como uma máquina bem calibrada, com eficiência e sem desperdícios. Para tanto, é fundamental que você padronize todos os seus processos.
Cada colaborador deve saber de cor qual a sua função e exatamente o que fazer em cada situação, desde a chegada dos clientes na casa, a preparação de cada produto, até o momento em que as pessoas deixam o estabelecimento.
Assim, você garante que cada preparação será feita da melhor forma, com o mínimo de desperdício e o máximo de eficiência e qualidade.
Perceba então que pequenas mudanças podem fazer toda a diferença para a redução de custos na cafeteria. Coloque as nossas dicas em prática e tenha grandes resultados!
E aí, gostou deste conteúdo? Aproveite para dar um passo além e encontrar a cafeteira ideal para você!