5 principais erros ao fazer café: saiba aqui!

Blog Villa Café, Indústria, Mercado de Cafés

O café é uma excelente opção de bebida para vários momentos do dia. Porém, para que ele não fique forte demais, muito fraco ou amargo, é importante usar grãos ou pó de qualidade e evitar cometer os principais erros ao fazer café.

Preparar um bom cafezinho não é uma tarefa muito difícil, mas também não é tão simples quanto parece. Isso acontece porque descuidar de alguns detalhes é normal e pode comprometer a qualidade da bebida. Para extrair o melhor sabor e aroma do café, é preciso prestar a atenção em alguns fatores — antes e durante o preparo.

Neste post, apresentaremos alguns erros durante o preparo que influenciam diretamente nas características finais. Boa leitura!

1. Usar qualquer água

O erro mais comum cometido durante o preparo do café é a falta de critério na escolha da água. É comum pensarmos que isso não faz diferença e enchermos o bule com água da torneira — o que tende a ser a opção mais prática e econômica.

Entretanto, essa atitude não é correta, pois a água pode conter impurezas ou excesso de cloro, afetando a qualidade da bebida. Por isso, o ideal é usar água mineral ou filtrada.

2. Deixar a água ferver

Quando entra em estado de ebulição, a água atinge cerca de 100 °C e pode prejudicar o sabor do café, deixando-o mais amargo. O adequado é que ela esteja em uma temperatura de aproximadamente 90 °C.

Existe um bom truque para fazer a medição sem um termômetro. Para chegar à temperatura ideal, deixe a água começar a ferver, desligue o fogo e espere 45 segundos.

3. Escolher a moagem errada

Cada método de preparo da bebida requer uma moagem diferente. Por esse motivo, não adianta querer preparar um expresso, por exemplo, com uma moagem grossa. Nesse caso, o ideal é que ela seja média.

A fina, por outro lado, é adequada para fazer o café passado. O correto, portanto, é investir em um café que tenha a moagem apropriada às suas necessidades.

4. Mexer o café

Outro erro muito comum entre as pessoas é mexer o café enquanto a água quente passa pelo pó. Essa atitude faz com que parte do aroma da bebida se perca, o que afeta a qualidade. Além disso, se o coador for de papel, ele pode rasgar e prejudicar o resultado.

5. Colocar açúcar na água

Colocar açúcar na água muda a temperatura de ebulição da mistura e prejudica a obtenção do valor ideal, além de alterar a oxigenação da água. Além disso, essa atitude altera o sabor da bebida e impossibilita oferecer o café para quem tem o hábito de tomá-lo sem adoçar.

Se você quer tomar uma bebida especial, mas está com medo de cometer algum desses erros ao fazer café, temos a solução pronta. O café individual é uma opção prática, pois vem com a quantidade e moagem corretas. São 10 g de produto e basta colocar na xícara e coar. Mas atenção: não utilize água fervente!

Gostou das informações? Quer conhecer o seu café individual Drip Coffee Villa Café Gourmet e apreciar uma bebida de altíssima qualidade? Então, acesse nossa loja virtual e adquira o seu!