O café gourmet é produzido a partir de uma seleção de grãos e preparo especiais. Seu aroma inigualável e seu sabor delicioso fazem com que a bebida tenha uma presença marcante no cardápio diário. Para fazer um bom café não existe fórmula secreta, basta seguir algumas recomendações e cuidados.
No post de hoje, vamos dar algumas dicas para você preparar um autêntico café gourmet na sua casa.
1. Use um bom café
O primeiro passo para que o café gourmet seja uma delícia é a qualidade dos grãos. Dê preferência ao café moído na hora, que é vendido em algumas padarias e casas especializadas. Outra opção é comprar o café em grãos e utilizar uma máquina moedora. Esse utensílio é encontrado com facilidade e com um preço bastante acessível.
O grão moído na hora tem um aroma muito mais intenso e seu sabor é mais fresco — o que é importante para a qualidade da bebida. Procure na embalagem a inscrição “100% arábica”, que indica que a seleção dos grãos foi criteriosa, com o café colhido bem maduro e de forma manual.
2. Escolha o coador adequado
Para os mais tradicionais, o coador de pano deixa o café mais gostoso, pois o tecido de algodão não interfere na cor e nem solta fiapos. Entretanto, o coador de papel, feito por fibras celulósicas, também não compromete a qualidade do café. O filtro de papel é recomendado pela praticidade e higiene.
3. Dê atenção à água usada no preparo
A procedência da água pode afetar a aparência e o sabor do café. Por isso, é indispensável que ela seja filtrada ou mineral. A água da torneira, mesmo quando fervida, pode conter resíduos que comprometem o sabor da bebida. Outra dica importante é a temperatura da água: não deixe ferver.
O ideal é que ela esteja a uma temperatura de 90°C (um pouco antes da fervura), caso contrário, a acidez pode ser alterada, influenciando o sabor do café. Com esse cuidado, seu café ficará muito mais saboroso.
4. Jamais adoce o café gourmet
Muitas pessoas colocam açúcar enquanto a água está sendo fervida. Porém, isso compromete e mascara o sabor da bebida. O café gourmet deve ser preparado sem açúcar ou adoçantes, pois, no decorrer do preparo, o ponto da ebulição pode variar e o café pode até virar um xarope.
Se você prefere um café mais docinho, adoce somente depois que ele estiver pronto, diretamente na xícara.
5. Ressalte o frescor do café
O café tradicional geralmente não recebe o mesmo cuidado no armazenamento que o café gourmet. Os inimigos da bebida são a luz, o oxigênio, o calor e a umidade. Assim que o café é moído, ele fica exposto ao ar, e deve ser imediatamente consumido ou armazenado em uma embalagem opaca, sem ar e na temperatura ambiente. Desse modo, o café gourmet fica muito mais gostoso e fresquinho!
O café gourmet veio para ficar! Foi-se o tempo em que tomar um cafezinho era apenas colocar o pó no coador e adoçar. Muitas cafeterias especializadas oferecem o café gourmet para que o apreciador tenha uma experiência valiosa e saborosa.
Agora que você já sabe como preparar o café gourmet, conte para nós quais são as suas técnicas preferidas! Aproveite também para saber qual a diferença entre o café gourmet e o café tradicional!