diferença entre o café gourmet e o café tradicional

Qual a diferença entre o café gourmet e o café tradicional?

Curiosidades, Indústria

Gourmet é um adjetivo que parece ter ficado banal. Afinal, quase tudo tem uma versão gourmetizada e, em boa parte das vezes, trata-se mais de uma bela jogada de marketing do que qualquer outra coisa.

No caso do café, ser gourmet é coisa séria.  O título gourmet comunica uma série de informações sobre a qualidade do produto que o consumidor precisa saber.

Os vários tipos de café

Você abre qualquer embalagem de café e se depara com aquele pó marrom em todas elas.

Isso te dá aquela sensação de que todo café é igual. Mas te aviso de antemão: cada café é diferente.

Desde o local onde foi produzido, até a forma de ser colhido, tudo isso diferencia o produto final.

E são essas características que definem se um café é gourmet ou não

O café gourmet é aquele que não sacrifica a qualidade do produto final. 

Existem várias formas de se produzir café e muitas delas são adotadas porque barateiam o processo.

Por exemplo: os grãos de café, antes de serem moídos e embalados, podem passar por uma criteriosa seleção, onde são escolhidos apenas os grãos maduros.

Essa é uma característica do café gourmet: usa-se os grãos no seu melhor momento e, por isso, há o cuidado em fazer a colheita certeira.

Porém, para baratear o processo, pode-se não ter esse critério. Na moagem caem alguns grãos verdes, outros que passam do ponto. Ou seja, o trabalho é menos minucioso (consequentemente, mais barato). Esse não é um café gourmet.

Não é que o produto vá fazer mal, mas, certamente, não terá todos os benefícios que um café pode produzir.

Gourmet é um selo necessário para falar de qualidade

Ter o selo gourmet não é um capricho. É a forma de uma marca comunicar que a sua qualidade é superior, devido ao uso de uma série de processos que mantém o café com todas as suas qualidades naturais através de boas práticas de colheita.

Agora, imagine para uma marca de café entrar no mercado tendo ela toda essa preocupação de fazer um café de altíssimo nível: é preciso diferenciar de outras que utilizam processos menos rigorosos.

É preciso mostrar que ela não é mais um café no mercado.

Todo consumidor pode identificar se um café é gourmet ou não. 

Essa é a importância do selo. Não basta escrever na embalagem a palavra gourmet. É preciso ter o selo de qualidade gourmet.

É ele que garante que a marca de café passou por um profundo processo de auditoria e verificações.

identificar se um café é gourmet

A diferença entre o café gourmet e o café tradicional

Portanto, a diferença entre o cafezinho tradicional e o café gourmet é exatamente essa: o segundo passa por um processo muito mais criterioso para entregar ao consumidor um café de alta qualidade, puro e sem defeitos.

A qualidade global  do café tradicional é muito inferior em relação ao gourmet.

ABIC passou a colocar em números essas medidas: enquanto a qualidade do café tradicional é em torno de 4,5 (em 10), uma marca para ser gourmet deve ter uma qualidade mínima de 7,3.

Além disso, enquanto no tradicional podem ser moídos grãos ainda verdes e com defeitos, o gourmet só pode trabalhar com grãos totalmente maduros

Para finalizar esse artigo, transcrevo uma fala de Rúbia Duarte, barista do Villa Café:

O ciclo produtivo do café gourmet é tão distinto do tradicional que eu considero que se trata de outra categoria de produto.

Desde o manejo nas lavouras, a separação e classificação dos grãos, a seleção dos cafés finos e o processo de torra, enfim, todo o processo que engloba o plantio e a produção do café gourmet é mais criterioso e artesanal.

Definir o ‘blend’ para o café gourmet é uma arte, assim como avaliar e degustar vinhos.

O Villa Café é especialista em café gourmet. Se você quer experimentar um verdadeiro café gourmet, clique aqui e conheça as opções